sábado, dezembro 13, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioPolíticaPré-candidatos na disputa pela Prefeitura de Vitória articulam grupo para fortalecer a...

Pré-candidatos na disputa pela Prefeitura de Vitória articulam grupo para fortalecer a caminhada eleitoral

-

Deputados Tyago Hoffmann, Gandini e Mazinho e o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo formam o bloco

Em busca de espaço para as eleições de 2024, um bloco político de centro-direita integrado por potenciais nomes à Prefeitura de Vitória é articulado pelos deputados estaduais Fabrício Gandini (Cidadania, prestes a entrar no PSD), Tyago Hoffmann (PSB) e o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), todos pré-candidatos.

Eles realizaram a primeira conversa nessa quinta-feira (21), em almoço com a participação do também deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), o único que não deve concorrer no pleito do ano que vem, na tentativa de fechar uma parceria. Visam ampliar o cacife eleitoral, para fazer frente aos movimentos do atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que envolve alas da extrema-direita e, também, como forma de barrar ações do campo progressista.

Gandini afirmou que a conversa foi respeitosa e que a ideia é formar um grupo que caminhe junto na eleição municipal. “Não estamos discutindo nomes, mas ideias que possam convergir lá na frente, para chegarmos a um projeto que contemple a cidade de Vitória. Ela precisa avançar”, disse.

Para ele, “o projeto atual [de Pazolini] não representa o que queremos para o futuro da cidade. Por isso, buscamos essa convergência de pessoas que têm projetos para Vitória”.

O encontro dessas lideranças ocorre depois do anúncio da pré-candidatura da deputada Camila Valadão (Psol) e da divulgação de uma pesquisa eleitoral na qual Luiz Paulo e Tyago Hoffmann aparecem com baixos percentuais, respectivamente, 9%, empatado com Camila, e 1,4%, e Gandini sequer foi lembrado.

Apesar de a pesquisa ter sido realizada a um ano das eleições e ter mostrado cenário completamente indefinido, com 74% do eleitorado sem saber ou responder em quem votaria, os dados divulgados indicam polarização entre Pazolini e o deputado estadual e ex-prefeito João Coser (PT), como no pleito de 2020.

Coser poderá ser afetado com a formação do bloco, já que atua também no campo de centro-direita, na mesma faixa do eleitorado de Luiz Paulo, Gandini e Hoffmann. Em contrapartida, a deputada Camila Valadão se fortalece como nome da esquerda, com probabilidade de crescimento.

Texto: ROBERTO JUNQUILHO

━ viu isso aqui?

Itapemirim acumula reconhecimentos e recebe um novo Selo Ouro de Qualidade

O selo é destinado aos municípios que demonstram excelência na divulgação de informações públicas, nas práticas de governança e no atendimento aos critérios definidos...

Concurso da Ales: informações para o primeiro dia de provas

Um total de 5.153 candidatos irão participar neste domingo (14) das primeiras provas do concurso público da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). As...

Casagrande e Ricardo entregam obras de infraestrutura urbana, educação e lazer em Vila Valério

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço estiveram, nesta sexta-feira (12), no município de Vila Valério, na microrregião Centro-Oeste, para...

Governo Trump retira sanções contra Alexandre de Moraes e esposa pela lei Magnitsky

O governo dos Estados Unidos retirou nesta sexta-feira (12/12) o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, da lista...

Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil

As desigualdades socioeconômicas repercutem...
plugins premium WordPress