sexta-feira, dezembro 12, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesMarataízesMarataízes: capital capixaba do abacaxi, prevê uma produção recorde de 20 milhões...

Marataízes: capital capixaba do abacaxi, prevê uma produção recorde de 20 milhões de frutos neste ano

-

O abacaxi é uma das principais culturas de Marataízes, no litoral Sul do Espírito Santo, onde mais de 2 mil famílias dependem da fruta para sua renda. Este ano, os produtores estão otimistas com a safra, que deve superar a do ano anterior, que foi prejudicada pela seca. Segundo os agricultores, o clima favorável contribuiu para o crescimento de frutos maiores, mais doces e de melhor qualidade. A estimativa é que sejam colhidos 20 milhões de abacaxis, que serão comercializados em vários estados e países.

A safra anterior foi marcada por uma forte estiagem, que durou seis meses e reduziu a produção em 42%. Mais de 15 milhões de frutos foram perdidos e faltaram mudas para o plantio deste ano. O produtor Sidney Ribeiro Brandão relatou as dificuldades enfrentadas pelos produtores e os reflexos da seca.

“Ano passado a gente sofreu muito e os frutos não deram tão bons e veio a faltar a muda pra gente plantar esse ano. Então, a gente teve muito prejuízo nessa situação”, afirmou o agricultor.

A situação mudou este ano, com um inverno mais quente e chuvoso, que proporcionou as condições ideais para o desenvolvimento do abacaxi. O fruto precisa de água para nutrir o solo e calor para amadurecer.

“A expectativa é colher bons frutos. Estão bons, graúdos, com a massa boa, de qualidade, doce e a gente tem uma boa expectativa”, disse o produtor.

A colheita começou em setembro e deve gerar emprego para cerca de 1,6 mil pessoas. O abacaxi produzido em Marataízes tem características únicas por causa das condições do solo. É o famoso abacaxi da massa amarela.

O secretário de Agricultura de Marataízes, Denis Bergue Ferreira da Silva, explicou que o abacaxi gera emprego desde o início do plantio até o transporte para os mercados consumidores.

“Ele [o abacaxi] começa a empregar desde o começo do plantio, processo do cultivo, transporte até o destino final que são nossos estados vizinhos Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte”, disse o secretário.

Cremildo Marvila, presidente da Associação de Moradores e Agricultores Familiares de Marataízes atribui a boa qualidade dos abacaxis ao preparo e bom manejo do solo.

“O clima aqui ajuda bastante. Nossa região produz um abacaxi muito doce e bem aceito no mundo inteiro”, disse Cremildo.

━ viu isso aqui?

Hospitais particulares do Espírito Santo passam a atender pacientes do SUS para reduzir fila de cirurgias

Dois hospitais particulares do Espírito Santo iniciaram atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa federal “Agora tem Especialistas”,...

Manato aciona Justiça após discurso de vereador de Vitória Leonardo Monjardim

Um discurso duro feito pelo vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) contra o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) desencadeou uma reação judicial. Manato enviou...

Emissão de CNH já tem novas regras no ES; confira o que muda

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nessa terça-feira (09), em edição extra...

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

As vendas no comércio cresceram 0,5% em outubro, na comparação com setembro. O resultado é a maior alta entre meses seguidos desde março de...

Mimosense é Campeão Capixaba de Downhill

O mimosense Jefferson Andrade Vieira, que atualmente reside em Anchieta vem se destacando no esporte radical capixaba O Downhill é uma modalidade de competição do mountain...
plugins premium WordPress