sábado, outubro 25, 2025
InícioNoticiárioEconomiaGuedes admite que governo pode emitir moeda para conter crise

Guedes admite que governo pode emitir moeda para conter crise

-

Ministro afirmou que BC também pode comprar títulos internos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu, nesta quinta-feira, pela primeira vez, que o Banco Central (BC) pode emitir moeda para conter a crise. O BC pode também comprar dívida interna para financiar a dívida pública, afirmou. Ao comentar o assunto, em audiência pública do Congresso Nacional, o ministro disse que um bom economista não tem dogmas.

— É possível emitir moeda? Sim — disse Guedes.

Emitir moeda significa colocar mais dinheiro na economia, o que pode ser feito inclusive por meio de aumento na impressão de cédulas.

A emissão precisa ser autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), hoje composto por Guedes, pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, e pelo secretário de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior.

O ministro desenhou um cenário de inflação zerada e juro baixo para justificar a eventual emissão. A consequência mais clássica da emissão de moeda é o descontrole da inflação ou mesmo uma crise hiperinflacionária.

Defesa da medida

“Imprimir dinheiro” para financiar o governo é defendido, por exemplo, pelo ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do BC Henrique Meirelles.

— Se cair numa situação que a inflação vai praticamente para zero, os juros colapsam, e existe o que a gente chama da armadilha da liquidez, o Banco Central pode sim emitir moeda e pode sim comprar dívida interna — disse Guedes.

Tecnicamente, a chamada armadilha de liquidez ocorre quando a taxa de juros nominal chega a zero ou próximo a isso, e a política monetária perde força. Com isso, os métodos tradicionais para incentivar a conomia tornam-sem ineficazes.

Nessas situações, os agentes do mercado deixam de esperar grandes retornos dos investimentos, concentrando essas aplicações no curto prazo. Com isso, a economia entraria num estado de recessão maior, além de deflação.

Por conta do coronavírus e das medidas tomadas para combater o vírus, a dívida pública deve disparar nos próximos meses, o que levantou questionamentos dos senadores sobre a capacidade do país em financiar as ações.

Guedes disse que o BC pode até mesmo comprar a dívida interna.

— Ele (o BC) pode recomprar dívida interna. Se a taxa de juros for muito baixa ninguém quer comprar título muito longo e aí pode monetizar a dívida sem que haja impacto inflacionário — disse o ministro.

BC é contra

O presidente do Banco Central já se manifestou contrário à emissão de moeda para financiar os gastos do governo no combate à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

- PUBLICIDADE -spot_img

━ viu isso aqui?

Cabo Daciolo anuncia pré-candidatura à presidência em 2026

O ex-deputado federal Cabo Daciolo anunciou nesta quarta-feira (22), sua pré candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. O comunicado foi feito em...

Ação ambiental em Anchieta é destaque na imprensa nacional; Programa Reflorestar recuperou 12 mil hectares em 12 anos no ES

Nesses dias que antecedem o início da COP30, em Belém, a agenda ambiental brasileira também tem conquistas para apresentar - além dos problemas e...

Trump confirma reunião com Lula neste domingo e diz que pode reduzir tarifaço ao Brasil

A caminho da Malásia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste sábado (25), que vai se reunir na viagem com o presidente Luiz Inácio Lula da...

Governo do ES inicia desapropriações para construção do Aeroporto das Montanhas Capixabas

O governo do Espírito Santo confirmou o apoio total à construção do Aeroporto das Montanhas Capixabas e anunciou o início do processo de desapropriações...
plugins premium WordPress