quarta-feira, dezembro 10, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioEstilo de VidaSaúdeES libera vacina da gripe para população após avanço da doença

ES libera vacina da gripe para população após avanço da doença

-

A partir desta quinta-feira (15), todas as pessoas com mais de 6 meses de idade podem se vacinar contra a gripe no Espírito Santo. A ampliação do público-alvo foi determinada pelo Governo do estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), e aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite, conforme a Resolução Nº 054/2025, publicada no Diário Oficial. A medida busca reforçar a prevenção contra a influenza em um período de maior circulação de vírus respiratórios e também otimizar a utilização das doses enviadas semanalmente ao estado.

Entre os grupos contemplados na estratégia especial estão: trabalhadores da saúde; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança, salvamento e armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; profissionais dos correios; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Já os grupos com meta de 90% de cobertura vacinal — idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes — seguem sendo atendidos na rotina de imunização. Desde 2025, a vacinação contra a Influenza passou a integrar oficialmente o calendário nacional para esses públicos.

A vacinação está disponível em mais de 700 salas espalhadas por todo o Espírito Santo. A Sesa orienta os municípios quanto à divulgação de informações sobre horários e locais de vacinação para facilitar o acesso da população às doses. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, mesmo com a ampliação da campanha, permanece a orientação para que os grupos com meta de cobertura vacinal mantenham a adesão à imunização.

“Estamos ampliando a vacinação a toda população com mais de 6 meses de idade no Espírito Santo, como estratégia visando à prevenção de casos graves de gripe, mas reforçamos a importância daqueles grupos que têm meta de cobertura vacinal de 90%, que são os idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes, não deixarem de se imunizar”, afirmou Hoffmann.

Desde o início da campanha, em 7 de abril, até a manhã desta quinta-feira (15), foram aplicadas 449.169 doses da vacina contra a gripe, das quais 308.973 foram destinadas aos grupos com meta de cobertura vacinal. Esses números representam uma cobertura de 28,92%, de acordo com o Sistema Vacina e Confia. Inicialmente, a vacinação estava restrita aos grupos prioritários, tanto na estratégia de rotina quanto na especial.

━ viu isso aqui?

Aposta do ES acerta as quinze dezenas da Lotofácil; veja valor do prêmio

Uma aposta feita em uma casa lotérica de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, acertou as quinze dezenas sorteadas no concurso 3557, da Lotofácil, realizado na noite...

Homem é preso em São Mateus por armazenar pornografia infantil

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (09), um mandado de busca apreensão expedido pela 1ª Vara Federal de Linhares, em uma residência localizada em...

Casagrande lança pacote de obras rodoviárias do DER-ES com mais de R$ 930 milhões em investimentos

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço anunciaram, nesta segunda-feira (08), novos editais do Departamento de Edificações e de Rodovias...
plugins premium WordPress