quarta-feira, outubro 22, 2025
InícioCidadesCachoeiroCachoeiro é segundo lugar em ranking de atividades econômicas dispensadas de alvarás...

Cachoeiro é segundo lugar em ranking de atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças

-

No terceiro trimestre de 2024, Cachoeiro de Itapemirim conquistou o segundo lugar no ranking estadual de atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças. O levantamento, publicado pelo Governo Federal no portal oficial gov.br, destaca o expressivo salto do município, que ocupava a 35ª posição em 2023. Esse avanço é fruto das ações da Comissão de Desburocratização, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), e reflete o empenho da cidade em simplificar processos e fomentar um ambiente mais favorável aos negócios.

Em âmbito nacional, o desempenho de Cachoeiro também foi notável. O município avançou mais de 50 posições, alcançando o 25º lugar no ranking de cidades com maior eficiência na redução de exigências burocráticas. Esse crescimento coloca Cachoeiro como uma das principais cidades do Brasil na simplificação de licenças e alvarás, promovendo maior agilidade para novos empreendimentos.

Segundo a presidente da Comissão de Desburocratização, Libiana Muniz, o processo envolveu uma análise detalhada das atividades dispensadas de alvarás e licenças em áreas como Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros. “Os indicadores mostram um aumento significativo no número de atividades econômicas isentas dessas exigências, reforçando o impacto positivo dos esforços da Comissão em tornar o ambiente de negócios de Cachoeiro cada vez mais ágil e favorável para o desenvolvimento econômico”, afirma Muniz.

A política de desburocratização tem sido uma prioridade para a gestão municipal. O secretário de Fazenda, Márcio Guedes, destaca que a iniciativa visa transformar Cachoeiro em uma cidade referência para investidores. “Nosso objetivo é tornar Cachoeiro uma cidade satélite, em que empresas e empreendedores se sintam à vontade para gerar empregos e rendas. Para isso, é preciso trabalhar políticas de desburocratização que auxiliem na facilitação de aberturas de empreendimentos que elevarão a capacidade econômica da nossa cidade”, ressalta.

O prefeito Victor Coelho também celebrou o avanço de Cachoeiro no cenário estadual e nacional. “O crescimento de Cachoeiro como uma cidade empreendedora é fruto do esforço de pessoas comprometidas em tornar nosso município um exemplo a ser seguido. Nossa esperança é que esse progresso também se reflita no aumento de empregos e geração de renda para a população”, declarou.

Com um ambiente administrativo que prioriza a eficiência e reduz as barreiras para novos negócios, Cachoeiro se consolida como um modelo a ser seguido em desburocratização, desenvolvimento econômico e apoio ao empreendedorismo.

━ viu isso aqui?

Casagrande e Ricardo anunciam novidades da Chamada Escolar 2026

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta terça-feira (21), o início da Chamada Escolar 2026 da Rede Estadual de Ensino. Neste ano, o...

Mãe é novamente multada por deixar filho autista andar com cão na Serra

A influenciadora Márcia Merlo, moradora da Serra, voltou a ser multada pelo condomínio onde vive por permitir que o filho, João Victor, de 15 anos, autista...

Ciciliotti é eleito presidente do Tribunal de Contas do ES

Decisão foi unânime; conselheiros também elegeram vice-presidente, corregedor, ouvidor e diretor da Escola de Contas A nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES)...

Baixo Guandu participa do III Encontro da Rede de Educadores Ambientais em Aracruz

A Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, marcou presença no Projeto Rio Doce Escolar: III Encontro da Rede de...
plugins premium WordPress