quinta-feira, janeiro 8, 2026
spot_imgspot_imgspot_img
InícioNoticiárioBrasilSUS passa a oferecer terapia gênica inédita para crianças com Atrofia Muscular...

SUS passa a oferecer terapia gênica inédita para crianças com Atrofia Muscular Espinhal

-

O Ministério da Saúde publicou, no último dia 29 de julho, a Portaria SAES/MS nº 3.080/2025, que estabelece critérios para a habilitação de hospitais em todo o país para realizar a infusão da terapia gênica contra a Atrofia Muscular Espinhal (AME) 5q tipos 1 e 2. A medida marca um avanço histórico no Sistema Único de Saúde (SUS), que passa a disponibilizar um dos tratamentos mais modernos do mundo para essa doença rara.

Zolgensma: tratamento de ponta agora no SUS

Com a nova regulamentação, pacientes elegíveis terão acesso ao medicamento Zolgensma, considerado a terapia gênica mais eficaz para modificar o curso da AME. A aplicação precoce pode melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida das crianças, corrigindo a falha genética que causa a doença.

O que é a AME?

A Atrofia Muscular Espinhal é uma enfermidade genética progressiva que compromete os neurônios motores responsáveis por funções como andar, falar e até respirar. Sem tratamento, pode levar à perda rápida de movimentos e até à morte nos primeiros anos de vida.

O avanço científico e a incorporação dessa tecnologia no SUS representam esperança para famílias e pacientes, ao possibilitar maior autonomia funcional e cuidado integral.

Mobilização dos hospitais

Segundo a Coordenação-Geral de Doenças Raras do Ministério da Saúde, é fundamental que gestores estaduais e municipais incentivem a habilitação de hospitais para a infusão da terapia. A meta é garantir acesso equitativo em todas as regiões do país.

“É importante que os estabelecimentos se habilitem, não apenas para realizar a infusão, mas também para garantir o acompanhamento clínico ao longo dos anos. Isso vai permitir que famílias tenham acesso ao tratamento sem precisar se deslocar para longe de suas cidades”, destacou o coordenador-geral Natan Monsores.

Doenças raras no SUS

A iniciativa faz parte do fortalecimento da Política Nacional de Atenção às Pessoas com Doenças Raras, que vem incorporando exames, medicamentos e tecnologias de alta complexidade. A habilitação dos serviços consolida o compromisso com o diagnóstico precoce e o cuidado integral em saúde.

━ viu isso aqui?

Cantor viraliza após show gratuito com plateia vazia em sua cidade natal

O cantor sergipano Jerônimo Vaqueiro viralizou nas redes sociais depois de fazer um show gratuito na sua cidade natal, Lagarto (SE), e ter se...

Mulher acumula quase R$ 900 mil em multas por estacionar com rodas sobre a grama

Uma mulher acumulou quase R$ 900 mil em multas por estacionar veículos na própria garagem de modo que parte das rodas ficasse sobre a...

Procon-ES reforça direitos do consumidor durante o Verão

Com o aumento da circulação de pessoas em praias, bares, quiosques, restaurantes e casas noturnas durante o Verão, o Instituto Estadual de Proteção e...

Defesa Civil Estadual realiza avaliação técnica em área com risco de deslizamento em Cachoeiro

Uma equipe técnica especializada da Defesa Civil do Espírito Santo esteve em Cachoeiro de Itapemirim nesta terça-feira (6) para colaborar na avaliação do cenário...
plugins premium WordPress