segunda-feira, janeiro 19, 2026
InícioEstilo de VidaSaúdeSaúde capixaba ultrapassa meta e realiza mais de 160 mil cirurgias eletivas...

Saúde capixaba ultrapassa meta e realiza mais de 160 mil cirurgias eletivas em 2025

-

O Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES), da Secretaria da Saúde (Sesa), ultrapassou a marca de 160 mil cirurgias eletivas realizadas neste ano. A meta estipulada para o período, que era de 130 mil cirurgias, foi ultrapassada em 24%.

“É um dia histórico para a saúde do Espírito Santo. É o maior número de cirurgias já registrado no nosso estado e vale destacar que somos um dos estados com menor tempo de espera por um procedimento eletivo. Um avanço que representa cuidado, eficiência e a transformação real da vida de milhares de capixabas. A saúde é uma prioridade absoluta do governo”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

O secretário prosseguiu: “Cada investimento, cada profissional envolvido e cada ação integrada reforça o compromisso de garantir atendimento digno e acessível para todos. Estou muito honrado e muito feliz por participar de entregas tão relevantes para a sociedade capixaba. Seguimos trabalhando com dedicação para que a saúde do Espírito Santo continue avançando todos os dias.”

São vidas renovadas, que podem retomar atividades e ter melhor qualidade de vida. É o caso do paciente Valteir Cassimiro Pereira, 63 anos, que passou por uma cirurgia de quadril, no Hospital Estadual Central, em Vitória.  “Estou muito satisfeito com o procedimento, ocorreu tudo bem e quero ter alta logo, retomar minhas atividades”, disse.

O OperaES registra 160.200 procedimentos realizados de janeiro até essa quarta-feira (03). Em 2024, foram mais de 153 mil procedimentos, sendo 23% acima da meta estipulada. São 474 procedimentos por dia, com um investimento de R$ 130 milhões em 2025.

Para executar o OperaES, a Sesa conta com serviços em 35 hospitais, entre rede própria, contratada e contratualizada. As especialidades com maiores procedimentos são cirurgia oftalmológica, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, ginecológica e urológica, além de procedimentos clínicos.

“Para melhorar nosso desempenho, ampliamos os horários para realização de procedimentos nos dias úteis e também estamos realizando cirurgias em um sábado por mês”, destacou a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches.

Os procedimentos ocorrem em todas as quatro regionais de saúde do Estado: Norte, Central, Metropolitana e Sul. Cada unidade hospitalar que integra o OperaES, seja ela da rede própria da Sesa ou contratada, tem metas de produção a serem cumpridas ao longo do ano.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Teleconsultas do SUS completam um ano e transformam o acesso à saúde em todo o Espírito Santo

Implantadas há um ano, as teleconsultas do Sistema Único de Saúde (SUS) inauguraram um novo capítulo na saúde pública capixaba. Pioneiro na Região Sul,...

Alerta de risco alto para chuvas intensas no ES até quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o Espírito Santo sob alerta vermelho de grande perigo para acumulado de chuva em 44 municípios, com...

Avião de pequeno porte cai 20 minutos após decolar do Aeroporto de Guarapari

O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta segunda-feira (19) em Guarapari havia decolado do aeroporto do município cerca de 20 minutos antes do acidente. A...

Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado

O ar-condicionado pode representar...
plugins premium WordPress