sexta-feira, dezembro 12, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioPolíticaProjeções indicam que Assembleia terá renovação de pelo menos nove deputados

Projeções indicam que Assembleia terá renovação de pelo menos nove deputados

-

Projeções indicam que Assembleia terá renovação de pelo menos nove d

A Assembleia Legislativa terá pelos menos nove deputados novos a partir de 2023, com ampliação do número de representantes de partidos de esquerda. Esse é o quadro traçado por projeções de partidos políticos, ocupados na matemática eleitoral que serve de base para as articulações  e estratégias de campanha. Os responsáveis pelos cálculos ressaltam, porém, que o cenário poderá sofrer alterações no decorrer da campanha deste ano.

Os fatores que podem provocar alterações vão desde a desistência de concorrer à quebra de alianças, que repercute negativamente junto ao eleitorado, como ocorreu recentemente com o deputado Alexandre Xambinho (PSC). Aliado à pré-candidatura do deputado Erick Musso ao governo do Estado, mudou para o palanque do governador Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição.

Neste ano, as projeções colocam com amplas probabilidades de êxito na disputa a vereadora de Vitória Camila Valadão (Psol), o ex-prefeito de Baixo Guandu Neto Barros (PCdoB – em federação com o PT e PV) e o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT). O PT poderá ampliar a bancada, se confirmada a eleição do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Julio Mendel.

Do grupo de prováveis vitoriosos na votação de 2 de outubro, fazem parte, também, o vereador de Vitória Denninho Silva (União Brasil), Tyago Hoffman (PSB), Lucas Scaramussa (Podemos), Claudete do Mateusão (PTB), Reginaldo Almeida (PSC) e Fábio Duarte (Rede – federação com o Psol).

No cenário geral, incluindo a atual legislatura, as projeções apontam que o PSB, partido do governador Renato Casagrande, poderá eleger mais um parlamentar, além de Tyago Hoffman, que, apesar de estar bem avaliado, poderá ter o cenário alterado, em decorrência de questões em andamento relacionadas à área administrativa. Os deputados Bruno Lamas, Dary Pagung e Janete de Sá estão nessa disputa.

No PSDB, em federação como o Cidadania, os cálculos apontam de dois a três deputados, com Vandinho Leite, presidente do partido no Estado, e Fabrício Gandini (Cidadania). Na terceira vaga estariam Lenise Loureiro e os deputados Marcos Mansur e Emílio Mameri.

O Republicanos teria de dois a três deputados, sendo a disputa entre a ex-senadora Luzia Toledo, deputado Hudson Leal, Carlinhos Lyrio (do norte do Estado), o bispo Alves e ainda o ex-presidente da Câmara de Aracruz Alcântaro Filho.

Já o PL elegeria Capitão Assumção e o delegado Danilo Bahiense, e o PDT, José Esmeraldo, com possibilidade de subir para dois, com o deputado Alexandre Quintino. O Patriota, MDB, DC, Avante, Novo e PMN não apresentam nomes competitivos, segundo as análises atuais.

━ viu isso aqui?

Hospitais particulares do Espírito Santo passam a atender pacientes do SUS para reduzir fila de cirurgias

Dois hospitais particulares do Espírito Santo iniciaram atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa federal “Agora tem Especialistas”,...

Manato aciona Justiça após discurso de vereador de Vitória Leonardo Monjardim

Um discurso duro feito pelo vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) contra o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) desencadeou uma reação judicial. Manato enviou...

Emissão de CNH já tem novas regras no ES; confira o que muda

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nessa terça-feira (09), em edição extra...

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

As vendas no comércio cresceram 0,5% em outubro, na comparação com setembro. O resultado é a maior alta entre meses seguidos desde março de...
plugins premium WordPress