Mais uma vez a equipe da rede municipal de ensino se destacou nas etapas regional e estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A equipe do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), ganhou o prêmio Superação nível 2 na etapa regional. Já a equipe Sanandroid (Colégio Municipal Sana) foi uma das classificadas na fase estadual da OBR, promovida no último dia 30 de agosto, em Maricá. Outra conquista foi da equipe CAp Girls, que ganhou o troféu “Cooperação”.
A fase regional no município foi organizada pelo Programa #InovareAprender, vinculado à Secretaria Municipal de Educação. A programação regional realizada no campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFF) reuniu equipes de escolas públicas e privadas, competindo nos níveis 1 e 2, que abrangem estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico.
“Estamos comemorando as conquistas, parabéns a todos os envolvidos, alunos e técnicos, como o professor Carlos Jorge do ‘Sana’. Macaé promove a competição desde 2015, e se destaca na área de tecnologia e inovação na OBR e outros torneios”, pontuou a designer educacional Luemy Avila, da Coordenação de Educação Digital, Computação e Inovação Pedagógica da Secretaria de Educação.
Os alunos com maior desempenho de cada categoria no seu nível avançam à etapa estadual e nacional, podendo concorrer, no caso do Nível 2, a uma vaga na etapa mundial. Nos desafios destacados na modalidade prática é incentivado o trabalho em equipe, necessitando ao menos dois alunos e um professor orientador para participar. Assim se destaca a troca de conhecimentos e a aprendizagem colaborativa. A etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é a fase final da modalidade prática, onde equipes classificadas nas etapas regionais e estaduais competem entre si. Este ano, a etapa nacional está prevista para acontecer entre os dias 13 e 19 de outubro. A etapa Internacional ainda não tem data definida.
A OBR é formada por professores, pesquisadores e entusiastas da área de robótica e tecnologia das maiores e melhores instituições do Brasil. Os estudantes destacam apresentações por meio de pilares de educação; inclusão e protagonismo; robótica e inteligência artificial (IA); cultura e arte; inovação e sustentabilidade. A participação na olimpíada é gratuita e direcionada a estudantes da educação básica. Na sequência acontecerão as etapas Nacional e Internacional. A
Rede municipal
Em Macaé, a tecnologia educacional e inovação abrange 17 unidades escolares, em regime regular, como disciplina regular no ensino integral, e no contraturno, com oficinas de desenvolvimento de jogos e treinamento de equipes para a OBR. Além disso, a rede trabalha com linguagem de programação e projetos específicos.