segunda-feira, novembro 17, 2025
InícioAcontece no ESInadimplência cai no Espírito Santo e mais de 70 mil capixabas quitam...

Inadimplência cai no Espírito Santo e mais de 70 mil capixabas quitam dívidas em um ano

-

Mais de 70 mil consumidores capixabas conseguiram sair da inadimplência no último ano, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e analisada pelo Connect Fecomércio-ES. O percentual de famílias com contas em atraso caiu para 33,3% em agosto, representando uma redução de 0,1 ponto percentual em relação a julho e de 1,7 ponto na comparação com o mesmo período de 2022. A dívida média do consumidor no Estado é de R$ 5.904,37.

Impacto na economia capixaba

De acordo com o coordenador do eixo Observa do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, a queda na inadimplência traz reflexos diretos para o comércio.

“A redução do número de inadimplentes amplia a intenção de compra das famílias e impulsiona as vendas”, avaliou.

A retomada do crédito representa um ganho não apenas para os consumidores, que voltam a ter acesso a financiamentos e negociações, mas também para o setor produtivo, que se fortalece com o aumento no consumo.

Desafios persistem

Apesar do cenário mais positivo, a pesquisa revela que as dívidas em atraso acima de 90 dias continuam sendo o maior obstáculo. Entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos, 55,3% estão nessa condição — cerca de 15 mil lares capixabas. Já entre os consumidores de maior renda, o índice é de 52,4%.

Outro ponto destacado é a capacidade de pagamento: 45,3% das famílias de menor renda afirmam que conseguirão quitar total ou parcialmente as dívidas no próximo mês, um leve avanço em relação aos 45% de julho.

Nível de endividamento em queda

O levantamento também mostra uma redução no nível geral de endividamento, que inclui todas as dívidas — vencidas ou não. Em agosto, 87,4% das famílias relataram possuir algum tipo de compromisso financeiro, abaixo dos 90,7% registrados em agosto de 2022.

Nas famílias de menor renda, 52% das dívidas são de curto prazo (até seis meses), enquanto entre as de maior renda esse percentual é de 54,2%.

Comprometimento da renda

Quase metade das famílias capixabas de menor renda (48,7%) destina entre 11% e 50% de seus ganhos mensais para quitar dívidas. Já entre os lares de maior renda, predomina o comprometimento de até 10% (44,5%), evidenciando maior folga no orçamento.

A pesquisa completa pode ser consultada no site do Connect Fecomércio-ES.

- PUBLICIDADE -spot_img

━ viu isso aqui?

Tempestade com risco de granizo coloca cidades do ES em alerta

A semana começa com temporais, possibilidade de granizo e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em diferentes regiões do Espírito Santo....

Quer conferir a decoração de Natal em Cariacica? Veja os horários de visitação da Vila de Natal

Já tem programa para este fim de semana? Que tal aproveitar para ir com a família conferir a decoração de Natal no município? A...

Arnaldinho pode ser vice na chapa com Ricardo Ferraço: “Quero ser governador, mas não a qualquer custo’

O prefeito de Vila Velha já deixou claro, em diversas oportunidades, que seu objetivo é disputadar o comando do Palácio Anchieta em 2026. Acontece...

Corpo encontrado em Cachoeiro é da empresária Cláudia Cristina da Silva Fernandes

Uma empresária de 53 anos foi encontrada morta com sinais de violência na manhã deste domingo (16) no bairro IBC, em Cachoeiro de Itapemirim,...
plugins premium WordPress