O evento de posse do novo Diretório Estadual do PT, no último sábado (13), se transformou em um ensaio para o lançamento de Helder Salomão a governador do Espírito Santo (algo como um pré-pré-lançamento de sua eventual candidatura). O deputado federal e ex-prefeito de Cariacica saiu do evento mais pré-candidato a governador do que entrou, ou mais perto de assumir essa tarefa em nome do partido.
Empossado como novo presidente estadual do PT, o deputado João Coser garantiu para a militância partidária que lotou o auditório do Ifes de Cariacica: “Vamos trabalhar para que o PT tenha uma candidatura ao Governo do Estado”.
“Eu estou pronto para qualquer tarefa. Nós podemos, sim, ter um projeto majoritário”. Em outro ponto do discurso, o deputado reforçou sua prontidão, mas com uma advertência: “Se nós tivermos uma candidatura pra valer, vocês podem ter certeza que eu posso, sim, representar o Partido dos Trabalhadores na eleição para governador do Espírito Santo. Agora, não brinquemos com isso”. disse Helder.
Sob gritos de “Helder governador”, ele se colocou à disposição para se candidatar ao Palácio Anchieta, desde que esse projeto conte com aval e apoio integral da direção nacional do PT e do próprio presidente Lula, tenha sustentação política e financeira e permita a construção de um palanque forte no Espírito Santo.
“Tem que ser combinado com a direção nacional, porque senão não tem nem dinheiro nem apoio político. E aí sabe o que vai acontecer? Vai ser ruim para o Lula. Porque um palanque esvaziado aqui, cada um cuidando das suas eleições, não vai ajudar o Lula. Não vai ajudar o Contarato. Vai atrapalhá-lo. Se não tem candidatura forte, se não tem apoio político, se não tem estrutura, vai atrapalhar”, ponderou o deputado petista, enfatizando que ser governador nunca foi seu desejo pessoal, mas que topa a tarefa se for um “projeto coletivo e partidário”.