sexta-feira, dezembro 12, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNoticiárioGeralGoverno federal suspende exigência do comprovante de vacina, após ‘ataque hacker’

Governo federal suspende exigência do comprovante de vacina, após ‘ataque hacker’

-

O governo federal anunciou a suspensão da exigência de comprovante de vacina contra a covid-19 para viajantes que chegarem ao Brasil por via aérea. A decisão, segundo o portal G1, se dá pelo “ataque hacker” sofrido pelo ConecteSUS, na madrugada desta sexta-feira (10).

A medida de controle das fronteiras, do qual o governo Bolsonaro é contrário, começaria a valer amanhã (11). Porém, coincidentemente, o ataque hacker derrubou apenas o sistema que afeta a conferência do comprovante de vacinação de brasileiros e vacinados no Brasil.

Ainda de acordo com a reportagem, os problemas de acesso ao sistema não impediriam que estrangeiros apresentassem comprovante de vacina, pois o ConecteSUS só possui os dados dos brasileiros. Além disso, aqueles que se vacinaram no Brasil possuem o comprovante físico da imunização.

Site e aplicativo hackeados

Durante a madrugada de hoje, o site do Ministério da Saúde e o aplicativo ConecteSUS sofreram um ataque cibernético e, até a publicação desta matéria, estavam fora do ar. No endereço, uma mensagem afirmava que os “dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”. O ataque foi assumido pelo Lapsus$ Group.

Uma análise preliminar da Polícia Federal, publicada na Folha de S.Paulo, constatou que não houve sequestro de dados do Ministério da Saúde no ataque. A hipótese principal das autoridades é a de que a ação criminosa foi motivada por ativismo político na internet, o chamado hacktivismo.

Os “invasores” escreveram ainda que o portal sofreu um ransomware – termo usado quando se restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido.

‘Coincidência’

Mais cedo, o divulgador científico Atila Iamarino chamou a atenção para o ataque de hackers ser direcionado justamente ao sistema que armazena o comprovante da vacina contra covid-19. “Vandalizam os dados do ConecteSUS de pessoas com visibilidade para atacar justamente a certidão de vacinação. Agora, no meio do atrito de Ministério da Saúde, Anvisa e São Paulo sobre a cobrança de passaporte vacinal, o sistema é atacado e sai do ar”, tuitou.

Personalidades políticas e outros pesquisadores também comentaram sobre a “coincidência” do ataque. A biomédica e coordenadora da Rede Análise Covid-19, Mellanie Fontes-Dutra, ironizou o anúncio do governo federal. “Poxa! Olha que loucura: assim que se anunciou essas medidas, e após rolar uma grande discussão sobre o fato de elas serem insuficientes, retomando a necessidade do comprovante de vacinação, isso acontece! Que infeliz coincidência”, escreveu ela.

A deputada federal Natália Bonavides (Psol-RN) diz acreditar que a ação pode ter sido fruto de um ataque interno. “Na semana em que Bolsonaro faz campanha contra o passaporte da vacina, um suposto hacker ataca o site do SUS e tira do ar o app que garante o certificado de vacinação. Aconteceu o mesmo na época do Tratecov. Esses ataques são tão suspeitos como Bolsonaro e seu governo”, afirmou.

━ viu isso aqui?

Hospitais particulares do Espírito Santo passam a atender pacientes do SUS para reduzir fila de cirurgias

Dois hospitais particulares do Espírito Santo iniciaram atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa federal “Agora tem Especialistas”,...

Manato aciona Justiça após discurso de vereador de Vitória Leonardo Monjardim

Um discurso duro feito pelo vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) contra o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) desencadeou uma reação judicial. Manato enviou...

Emissão de CNH já tem novas regras no ES; confira o que muda

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nessa terça-feira (09), em edição extra...

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

As vendas no comércio cresceram 0,5% em outubro, na comparação com setembro. O resultado é a maior alta entre meses seguidos desde março de...

Mimosense é Campeão Capixaba de Downhill

O mimosense Jefferson Andrade Vieira, que atualmente reside em Anchieta vem se destacando no esporte radical capixaba O Downhill é uma modalidade de competição do mountain...
plugins premium WordPress