segunda-feira, janeiro 12, 2026
spot_imgspot_imgspot_img
InícioDestaqueGoverno federal apresenta proposta para baratear combustível

Governo federal apresenta proposta para baratear combustível

-

Proposta foi entregue ao ministro de Minas e Energia e pretende alterar a forma como ICMS é cobrado

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nessa quarta-feira (15) que pretende alterar a forma de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, dos combustíveis. Segundo ele, a proposta foi apresentada ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. 

Hoje, o imposto é cobrado no momento da venda do combustível no posto de gasolina. Bolsonaro argumenta que a cobrança deveria ser feita no valor do combustível vendido na refinaria. 

Bolsonaro afirmou, ainda, que outra medida para baratear o combustível seria permitir a venda direta de combustíveis, como etanol e gasolina, do fornecedor para o posto, sem passar por distribuidoras. Sobre esse assunto, ele afirmou estar conversando com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). 

O ICMS é um imposto estadual e as tarifas variam de acordo com a mercadoria. Qualquer alteração no modelo depende de aprovação do Congresso Nacional.  

━ viu isso aqui?

Trump diz que Estados Unidos “estão prontos para ajudar o Irã”

O presidente norte-americano, Donald...

Itapemirim recebe pacote de investimentos do Governo do Estado com foco na saúde

O município de Itapemirim recebeu, nesta sexta-feira (09), um conjunto de entregas e anúncios de investimentos do Governo do Estado, com destaque para a...

Prefeito barra aumento de 40% na conta de água; Mimoso do Sul deixará agência reguladora

O prefeito Peter Costa divulgou, nesta sexta-feira, uma nota oficial informando o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal determinando a saída...
plugins premium WordPress