sexta-feira, dezembro 12, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNoticiárioEconomiaEntenda por que o carro custa tão caro no Brasil. No México...

Entenda por que o carro custa tão caro no Brasil. No México você compra o mesmo veículo com diferença de 60 mil

-

A tentativa do governo de trazer de volta o ‘carro popular’ reacende um velho debate: Por que o carro custa tão caro no Brasil? Afinal, quem é o vilão?

Um levantamento realizado pela consultoria automotiva Jato Dynamics mostra que o preço médio dos carros médios vendidos no Brasil em abril de 2023 foi de R$ 140,3 mil, mais que o dobro de 2017, seis anos atrás, quando o tíquete médio dos automóveis comercializados foi de R$ 70,8 mil.

No mesmo estudo, a Jato Dynamics revela que o brasileiro que ganha um salário mínimo – que hoje é de R$ 1.320 – precisa trabalhar 4 anos e 5 meses (53 meses sem gastar um centavo do salário) para comprar o carro mais barato vendido por aqui, o Renault Kiwd ou o Fiat Mobi – que custam a partir de R$ 68.990.

Em 2017, por exemplo, o carro mais barato no Brasil era o Chery QQ, que custava R$ 26.690 ou 28 salários mínimos da época (R$ 954) contra os 53 necessários de hoje. E aqui temos a primeira razão: a perda do poder de compra.

Impostos e ‘custo Brasil’

Se perguntar para qualquer brasileiro que sonha em comprar um carro zero qual a principal razão de um carro ser tão caro ele deverá responder: a carga tributária!

E não está errado. Os impostos representam de 30% a 50% do valor de um carro novo. Se o veículo for importado, pior. Neste caso, o valor dos tributos pode ultrapassar os 60% do valor final. Tanto que o governo anunciou que pretende fazer uma desoneração (que ainda não é oficial) para baixar o preço dos carros produzidos no país que custam até R$ 120 mil.

Ainda não é oficial pois carece da avaliação do Ministério da Economia – falta calcular quanto o governo vai perder de arrecadação com as medidas e definir o prazo para a renúncia fiscal valer – e da edição de uma Medida Provisória que regulamente estes descontos nos tributos e que deve ser publicada até o começo de junho.

Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da Jato Dynamics do Brasil bota na conta do carro caro por aqui também o chamado “custo Brasil”, que vai além dos impostos. Além dos tributos, a infraestrutura e a logística, por exemplo. “O custo para produzir um carro aqui é maior em relação a outros mercados“.

“O Brasil é um país de dimensões continentais e o transporte de mercadorias é feito majoritariamente por estradas e o custo deste transporte (frete) ajuda a encarecer o produtoCombustíveis caros, estradas ruins… e tem ainda os encargos trabalhistas que não existem em outros países, por exemplo.”

Como base de comparação vamos usar três carros vendidos no México e no Brasil, o Renault Kwid, o Volkswagen Nivus e o Toyota Corola Cross. Nos três casos, a diferença de preços do carro no Brasil e no México é grande. No Brasil, os três modelos custam entre 27% e 59% a mais do que no México.

No México é cobrado um imposto único, o IVA, cuja alíquota é de 16%. No Brasil, os impostos que estão na conta de um carro zero são: IPI, ICMS e PIS/Cofins.

E depois que compra o veículo, o dono ainda precisa arcar com o IPVA, que é anual e pode variar de 2% a 4% do valor do veículo dependendo do Estado.

━ viu isso aqui?

Hospitais particulares do Espírito Santo passam a atender pacientes do SUS para reduzir fila de cirurgias

Dois hospitais particulares do Espírito Santo iniciaram atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa federal “Agora tem Especialistas”,...

Manato aciona Justiça após discurso de vereador de Vitória Leonardo Monjardim

Um discurso duro feito pelo vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) contra o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) desencadeou uma reação judicial. Manato enviou...

Emissão de CNH já tem novas regras no ES; confira o que muda

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nessa terça-feira (09), em edição extra...

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

As vendas no comércio cresceram 0,5% em outubro, na comparação com setembro. O resultado é a maior alta entre meses seguidos desde março de...
plugins premium WordPress