Mais da metade dos brasileiros não consumiu bebida alcoólica em 2025. É o que apontam os dados de uma pesquisa realizada a pedido do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA). Neste ano, 64% dos brasileiros se mantiveram em abstinência do álcool.
Considerado recorde, o dado confirma os apontamentos feitos por especialistas, que destacaram uma mudança de comportamento em relação à bebida.
De acordo com a pesquisa, a abstenção é mais evidente entre os jovens. Em 2023, 46% dos jovens de 18 a 24 anos disseram não ter consumido álcool. Em 2025 foram 64%. Entre a faixa etária de 25 a 34 anos, a porcentagem saltou de 47% para 61%.
Mariana Thibes, doutora em sociologia e coordenadora do CISA, destaca que, além dessa faixa etária estar bebendo menos, quando bebe, consome quantidades menores.
“Esses números podem ser reflexo de mudanças de hábitos importantes, principalmente entre os mais jovens, tais como preferência por programas diurnos, não ter o bem-estar e o desempenho prejudicados pelo consumo de álcool e maior preocupação com a saúde física e mental”.
A abstinência aumentou de 46% para 64% entre as pessoas de 18 a 24 anos e de 47% para 61% entre os de 25 a 34 anos.

