sexta-feira, dezembro 12, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioDestaqueCapixabas escolhem neste domingo os novos prefeitos(as) e vereadores(as)

Capixabas escolhem neste domingo os novos prefeitos(as) e vereadores(as)

-

Neste domingo (15) serão realizadas as eleições municipais. No Espírito Santo são 2.810.132 eleitores aptos a ir às urnas escolher mandatários para os 78 municípios capixabas. Inicialmente previsto para o dia 4 de outubro, o primeiro turno foi transferido para 15 de novembro em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Para esse pleito o eleitor vai se deparar com algumas novidades. Uma delas é a proibição de coligação para cargos legislativos (para o Executivo continua possível). A medida, determinada pela Lei Federal 13.488/2017, acabou contribuindo para uma ampliação do número de candidatos. No estado serão 12.101 concorrentes que vão postular aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Em 2016, por exemplo, foram 9.747 candidaturas confirmadas.

Vitória e Cariacica serão os municípios com a maior quantidade de candidatos a prefeito (14 cada um), seguidos por Cachoeiro de Itapemirim (13) e Vila Velha (11). Enquanto isso cidades como Mantenópolis, Jerônimo Monteiro, Itaguaçu e Iconha terão apenas dois candidatos ao Executivo municipal.

Cenário semelhante pode ser verificado na eleição para as Câmaras Municipais. As cidades que registraram o maior número de candidatos a vereador foram Serra (748), Cariacica (553) e Vila Velha (509). Já os municípios com menos concorrentes são justamente os três menores colégios eleitorais do estado: Divino de São Lourenço (4.169 eleitores e 48 candidatos). Mucurici (4.965 e 44) e Dores do Rio Preto (6.003 e 47).

Os municípios com mais eleitores são Serra (327.670), Vila Velha (315.224), Cariacica (262.414) e Vitória (251.464). Por terem mais de 200 mil eleitores registrados são as únicas cidades em que é possível ter dois turnos nesta eleição. No Sul destaque para Cachoeiro (140.438) e no Norte para Linhares (114.152).

Horário de votação

A eleição também ganhou mais uma hora e vai ocorrer das 7 às 17 horas. O objetivo é ampliar o tempo para tentar evitar aglomerações nos locais de votação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que, das 7 às 10 horas, o exercício do voto será prioritário para os idosos. Além disso, cada eleitor deve levar sua própria caneta (de tinta azul) e usar máscara.

Onde consultar a seção eleitoral

Outra determinação da Justiça Eleitoral é que não vai haver a biometria, sistema pelo qual o eleitor também é identificado de forma digital. Dessa forma, o cidadão terá apenas que apresentar documento com foto (confira abaixo quais serão aceitos) e assinar a lista de presença antes de se encaminhar para a cabine de votação.

Justificativa

uem não estiver no domicílio eleitoral no dia 15, ou por algum motivo não puder votar, tem a opção de fazer a justificativa de voto. Uma das formas é baixar o aplicativo para celular da Justiça Eleitoral e-Título, disponível gratuitamente nas plataformas “Google Play” e “App Store”, e seguir as orientações de envio.

Também pode ser encontrado no site do TSE o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Basta fazer o download, imprimir a página, preencher os dados e levar nos locais de votação junto com um documento oficial com foto. No dia da eleição esse formulário ainda vai estar nos locais previamente autorizados para o cidadão realizar a justificativa.

Caso o eleitor não tenha conseguido se justificar no dia da eleição, poderá fazê-la pelo aplicativo, pelo Sistema Justifica ou entregando o RJE na zona eleitoral em que for inscrito até 60 dias após a data de cada turno do pleito. É necessário também anexar a documentação que comprova o motivo da ausência na votação. Eleitores que estiverem no exterior podem utilizar os mesmos artifícios dentro do prazo apresentado ou 30 dias após a chegada ao Brasil.

Requerimento de Justificativa Eleitoral Pós-Eleição

Eleições no ES

Número de eleitores: 2.810.132, sendo 1.470.614 mulheres, 1.338.621 homens e 897 não informados.
Número de candidatos aptos: prefeito (366 – 334 homens e 44 mulheres) e vereador (11.368 – 7.691 homens e 4.115 mulheres).
Eleitores com nome social: 161.
Candidatos com nome social: 6.
Número de mesários: 27.806.
Eleitores com algum tipo de deficiência: 21.879.

Documentos para votar (inclusive os digitais)

E-Título com fotografia;
Carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
Certificado de reservista;
Carteira nacional de habilitação;
Carteira de trabalho.
Os documentos relacionados serão aceitos ainda que expirada a data de validade, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor. Não se admitem certidões de nascimento ou de casamento.

━ viu isso aqui?

Hospitais particulares do Espírito Santo passam a atender pacientes do SUS para reduzir fila de cirurgias

Dois hospitais particulares do Espírito Santo iniciaram atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa federal “Agora tem Especialistas”,...

Manato aciona Justiça após discurso de vereador de Vitória Leonardo Monjardim

Um discurso duro feito pelo vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) contra o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) desencadeou uma reação judicial. Manato enviou...

Emissão de CNH já tem novas regras no ES; confira o que muda

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nessa terça-feira (09), em edição extra...

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

As vendas no comércio cresceram 0,5% em outubro, na comparação com setembro. O resultado é a maior alta entre meses seguidos desde março de...
plugins premium WordPress