segunda-feira, novembro 17, 2025
InícioCidadesCachoeiroJovem de 11 anos de Cachoeiro tem projeto aprovado no "Câmara Mirim...

Jovem de 11 anos de Cachoeiro tem projeto aprovado no “Câmara Mirim 2025”

-

Um estudante de 11 anos da rede pública de Cachoeiro de Itapemirim está entre os jovens selecionados para a 19ª edição do Câmara Mirim 2025, programa nacional promovido pela Câmara dos Deputados.
Pedro Henrique Vilela Souza, aluno da Escola Estadual Francisco Coelho Ávila Júnior, teve aprovado o projeto de lei “Lei da Biblioteca Espacial do Conhecimento – Conectando o Brasil às Estrelas da Ciência”, que propõe democratizar o acesso à ciência e à tecnologia em todas as regiões do país.

O Câmara Mirim tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes do processo legislativo e da cidadania. Durante o evento, que acontece nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, em Brasília, estudantes de todo o Brasil terão a oportunidade de apresentar, debater e votar seus próprios projetos de lei, em uma simulação real de sessão parlamentar.

🚀 Ciência e inclusão: o que é a “Biblioteca Espacial do Conhecimento”

Com orientação da professora de Ciências Maria Juliana Araújo de Oliveira, Pedro Henrique desenvolveu uma proposta que cria uma rede nacional de espaços interativos e plataformas digitais dedicadas à popularização da ciência.

Essas bibliotecas seriam equipadas com internet via satélite, óculos de realidade virtual, impressoras 3D, kits de robótica e experimentos científicos, além de uma biblioteca digital gratuita e oficinas de inovação e tecnologia.

Cada unidade contaria com:

  • 🧠 Espaço maker com impressoras 3D e kits de robótica;
  • 🌌 Sala de realidade virtual, com simulações científicas e viagens espaciais;
  • 💻 Biblioteca digital científica com acesso gratuito;
  • 🔬 Oficinas de IA, programação e engenharia, presenciais e online.

A proposta também prevê a criação dos Desafios Nacionais de Inovação, premiando estudantes, professores e inventores que desenvolverem soluções para problemas reais das comunidades.

💡 Financiamento e parcerias

Os recursos para o projeto seriam provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), além de parcerias com empresas do setor tecnológico e espacial, acordos internacionais e doações incentivadas por benefícios fiscais.

🧒 Um jovem cientista capixaba

Inspirado pela vontade de reduzir a desigualdade no acesso ao conhecimento científico e tecnológico, Pedro Henrique acredita que a proposta pode transformar a forma como jovens de todo o país aprendem e criam.

“O Brasil tem grandes talentos, mas muitas vezes essas pessoas não têm acesso aos recursos necessários para transformar ideias em inovações. A Biblioteca Espacial do Conhecimento é uma oportunidade para qualquer pessoa aprender, criar e sonhar com o futuro”, afirma o estudante.

Pedro apresentou o projeto também na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, onde discursou para vereadores e a comunidade local, destacando o papel da ciência e da escola pública na construção de um futuro melhor.

🌍 Um exemplo que inspira

A iniciativa do jovem capixaba tem ganhado destaque por aliar educação, tecnologia e cidadania e reforçar o potencial das escolas públicas como espaços de inovação e formação de novos pensadores e cientistas.

“É uma proposta que conecta o sonho à realidade, mostrando como a curiosidade e o conhecimento podem transformar o país”, destacou a professora orientadora, Maria Juliana.

- PUBLICIDADE -spot_img

━ viu isso aqui?

Tempestade com risco de granizo coloca cidades do ES em alerta

A semana começa com temporais, possibilidade de granizo e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em diferentes regiões do Espírito Santo....

Quer conferir a decoração de Natal em Cariacica? Veja os horários de visitação da Vila de Natal

Já tem programa para este fim de semana? Que tal aproveitar para ir com a família conferir a decoração de Natal no município? A...

Arnaldinho pode ser vice na chapa com Ricardo Ferraço: “Quero ser governador, mas não a qualquer custo’

O prefeito de Vila Velha já deixou claro, em diversas oportunidades, que seu objetivo é disputadar o comando do Palácio Anchieta em 2026. Acontece...

Corpo encontrado em Cachoeiro é da empresária Cláudia Cristina da Silva Fernandes

Uma empresária de 53 anos foi encontrada morta com sinais de violência na manhã deste domingo (16) no bairro IBC, em Cachoeiro de Itapemirim,...
plugins premium WordPress