O senador Ciro Nogueira avalizou, nesta terça-feira (30), a pré-candidatura de Arnaldinho Borgo a governador do Espírito Santo pelo Progressistas (PP). Ciro é o presidente nacional do partido. A informação é dos deputados federais Josias Da Vitória, presidente estadual do PP, e Victor Linhalis (Podemos), fiel escudeiro político do prefeito de Vila Velha. Ciro deu seu aval pessoalmente a Arnaldinho, em reunião realizada em Brasília, na presença de Da Vitória e Victor. Com isso, segundo Victor, Arnaldinho tomou sua decisão: vai mesmo se filiar ao PP.
O próximo passo é o agendamento do ato de filiação e de lançamento oficial da pré-candidatura de Arnaldinho ao Palácio Anchieta, com a presença do próprio Ciro Nogueira.
“Sim, sim. Com o aval do Ciro e do Da Vitória, o presidente nacional e o estadual, Arnaldinho vai se filiar ao PP. A reunião de hoje foi conclusiva no sentido de o Arnaldinho se apresentar como candidato a governador do Espírito Santo. Ele explicou o projeto que quer construir no Espírito Santo, de ser um candidato do diálogo e da união com todas as siglas que têm capacidade de diálogo. O Ciro foi muito receptivo e avalizou o projeto. Era só o que faltava para o Arnaldinho: a chancela do presidente nacional. O Ciro pediu para que se faça a data do evento de filiação e, consequentemente, de chancela ao projeto de governo”, relatou Victor Linhalis.
Vice-prefeito de Arnaldinho de 2021 a 2022 e eleito como “o deputado federal do Arnaldinho”, Victor afirmou que o prefeito está “com os pés no chão”. “Ele está conversando com todos, fazendo uma construção a várias mãos e tendo o Ciro Nogueira como avalista desse projeto, junto com o Da Vitória.”
O próprio Da Vitória confirmou que, durante a conversa, Ciro deu a Arnaldinho todas as garantias que ele precisava ouvir da boca do presidente nacional a fim de ter a segurança necessária para dar o passo final de ingresso no PP. A maior delas: garantia de legenda; a certeza de que, entrando no PP, ele poderá construir pelo partido a sua pré-candidatura a governador do Espírito Santo.
“Essa é a intenção clara do Arnaldinho, e ele terá a legenda. O Ciro deu a ele essa segurança de que, estando alinhado com o nosso Diretório Estadual, como ele está fazendo, ele terá garantia de disputa aqui”, disse Da Vitória. “A conversa foi conclusiva para o Arnaldinho na medida em que ele precisava de uma segurança para vir para cá. E ele ouviu que aqui ele terá essa segurança.”