sábado, outubro 25, 2025
InícioPolíticaAles terá três sessões extras para votar projetos do Executivo e eleição...

Ales terá três sessões extras para votar projetos do Executivo e eleição da mesa

-

Os deputados estaduais aprovaram a realização de três sessões ordinárias nesta quarta-feira (20) e mais duas na próxima terça (26). Nesta quarta os horários serão às 9 horas, 12h05 e 15h10; já na semana que vem às 15 horas e às 18h05. O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Erick Musso (PRB) justificou a necessidade de mais sessões em virtude da relevância das matérias que estavam tramitando na Casa e do tempo exíguo para analisá-las até o dia do recesso parlamentar (22 de dezembro).

O deputado Sergio Majeski (PSB), entretanto, questionou a decisão. “Teria necessidade se a pauta estivesse permanentemente lotada. Lamento esse atropelo. São projetos que interessam à sociedade e serão votados de forma atropelada sem a população entender direito”, criticou. dentre as votação está a PEC que antecipa a eleição da Mesa Diretora. 

Outro projeto a ser votado nas próximas sessões está o Projeto de Lei Complementar (PLC) 58/2019, do Executivo, que estabelece diretrizes para a oferta de Educação em Tempo Integral nas Escolas Públicas Estaduais – publicas – que altera o projeto que criou a Escola Viva.

Vetos e aprovações
Os deputados estaduais aprovaram durante a sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (19) duas propostas do governo do Estado e mantiveram um veto governamental a projeto de iniciativa parlamentar. As propostas seguem agora para sanção do governador Renato Casagrande (PSB). Entre eles, o que altera a legislação sobre emissão de atestados médicos em meio digital no Estado (Lei 10.920/2018) para excluir do cumprimento da lei os profissionais da saúde dos serviços filantrópicos e privados.

Na reunião conjunta das comissões de Justiça, Cidadania, Saúde e Finanças o deputado Doutor Hércules (MDB) apresentou emenda que mantem a obrigatoriedade de emissão do atestado para hospitais filantrópicos e privados que possuam convênio com o Estado. “Todos que têm convênio têm que trabalhar sob a legislação pertinente ao assunto. (…) Nossa emenda é para incluir filantrópicas e hospitais com convênio com o Estado. Estamos querendo moralizar a questão dos atestados médicos. São tantos falsos e adulterados, que temos pelo menos que diminuir”, argumentou.

Também foi aprovado por 25 votos a favor e nenhum contrário o Projeto de Lei Complementar (PLC) 48/2019, que institui instrumentos e procedimentos para o fomento às parcerias entre o Estado e as entidades privadas de inovação tecnológica regional. A matéria foi recebeu parecer oral em Plenário das comissões de Justiça, Ciência e Tecnologia e Finanças e depois aprovada sem maiores discussões.

Segundo a iniciativa o objetivo é firmar parcerias com startups para desenvolver inovações que contribuam para a erradicação da pobreza e da fome, promovam desenvolvimento econômico e oportunidades para todos os cidadãos, busquem a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, reduzam as desigualdades entre os municípios e o uso responsável dos recursos ambientais.

Por 18 votos a favor e 5 contrários foi mantido o veto do Executivo ao Projeto de Lei (PL) 360/2019, do Dr. Emílio Mameri (PSDB). A proposta tinha como finalidade obrigar bares, restaurantes e casas noturnas a especificarem em seus cardápios o teor alcoólico das bebidas comercializadas pelos respectivos estabelecimentos.

- PUBLICIDADE -spot_img

━ viu isso aqui?

Prefeitura de Cachoeiro antecipa pagamento dos servidores em homenagem ao Dia do Servidor Público

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado na próxima terça-feira (28), o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, anunciou a antecipação do pagamento...

PSDB negocia filiação de Temer para lançá-lo à Presidência em 2026

Na tentativa de se reerguer nacionalmente, o PSDB busca a filiação do ex-presidente Michel Temer, considerado pela sigla um nome de peso na política...

Ales vai realizar corrida beneficente para celebrar seus 190 anos

Como parte da celebração pelos seus 190 anos de história, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) vai realizar a Corrida da Cidadania no...

Samarco e Vale são multadas em mais de R$ 1,8 bilhão

A Procuradoria-Geral da Fazenda...
plugins premium WordPress