terça-feira, setembro 9, 2025
spot_img
InícioÚltimas notíciasAles promove debate sobre inclusão de pessoas com transtornos neurobiológicos em Atílio...

Ales promove debate sobre inclusão de pessoas com transtornos neurobiológicos em Atílio Vivácqua

-

As particularidades das pessoas com transtornos neurobiológicos foram tema de um encontro promovido pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), nesta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de Atílio Vivácqua, no Sul do Estado.

O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil que defenderam mais inclusão, respeito e políticas públicas para pessoas com TEA, TDAH, TOD, dislexia e outros transtornos.

A neuropsicopedagoga Rhaíssa Paris, palestrante do encontro, destacou a importância do diagnóstico precoce e de profissionais capacitados:

“Apenas 7% da população apresenta realmente transtornos que necessitam de cuidados específicos. Por isso, precisamos de pessoas aptas a diagnosticar e encaminhar corretamente”, explicou.

Vozes da inclusão

O assessor parlamentar Gabriel Cipriano, de 23 anos, autista nível 1, relatou sua trajetória após diagnóstico tardio:

“Na escola me chamavam de esquisito e preguiçoso. Hoje, sou prova de que a gente é capaz de aprender, se desenvolver e fazer parte da sociedade”, afirmou.

A assistente social Rosilene Mendonça, da Pestalozzi de Atílio Vivácqua, reforçou a necessidade de quebrar tabus:

“Precisamos esclarecer a sociedade sobre os transtornos, pois ser diferente é normal.”

O prefeito Helinho Lima (PSB) destacou o atendimento realizado em parceria com a Pestalozzi e garantiu apoio a novas políticas públicas para inclusão.

Já o presidente da Frente Parlamentar, deputado Allan Ferreira (Pode), lembrou que sua atuação resultou em leis como a que criou o Selo Empresa Amiga do Autista:

“Incluir é falar de um futuro mais justo. Municípios sozinhos não dão conta, precisamos de políticas integradas dos governos federal, estadual e municipal.”

Frente Parlamentar

Criada em 2023, a Frente Parlamentar dos Direitos das Pessoas com Transtornos Neurológicos busca debater e fortalecer ações que garantam direitos e inclusão de pessoas com transtornos como TEA, TDAH e dislexia.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Prefeitura de Guarapari inicia retirada das estruturas externas dos quiosques da Praia do Morro

A Prefeitura de Guarapari iniciou, na última quinta-feira (4), a retirada das estruturas externas dos quiosques da Praia do Morro. A medida atende a...

Dentista é presa em flagrante por injúria racial em boate de Vitória

Uma dentista foi presa em flagrante na madrugada deste domingo (7) em Vitória, após ofender um funcionário de 42 anos em uma boate no...

Defesa pede a Moraes autorização para Bolsonaro realizar procedimento médico em Brasília

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu nesta segunda-feira (8) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorização para que...

Prefeitura de Campos inicia triagem do mutirão de cirurgia bariátrica com 330 vagas disponíveis

A Prefeitura de Campos iniciou nesta segunda-feira (8) a triagem dos pacientes que participarão do mutirão de cirurgia bariátrica. Só no primeiro dia, 60...

Procon de Cachoeiro realiza Dia D de Negociação de Dívidas nesta quinta-feira (11)

Para celebrar os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor, o Procon de Cachoeiro promove nesta quinta-feira (11) o Dia D de Negociação...
plugins premium WordPress