sábado, outubro 25, 2025
InícioÚltimas notíciasAles promove debate sobre inclusão de pessoas com transtornos neurobiológicos em Atílio...

Ales promove debate sobre inclusão de pessoas com transtornos neurobiológicos em Atílio Vivácqua

-

As particularidades das pessoas com transtornos neurobiológicos foram tema de um encontro promovido pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), nesta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de Atílio Vivácqua, no Sul do Estado.

O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil que defenderam mais inclusão, respeito e políticas públicas para pessoas com TEA, TDAH, TOD, dislexia e outros transtornos.

A neuropsicopedagoga Rhaíssa Paris, palestrante do encontro, destacou a importância do diagnóstico precoce e de profissionais capacitados:

“Apenas 7% da população apresenta realmente transtornos que necessitam de cuidados específicos. Por isso, precisamos de pessoas aptas a diagnosticar e encaminhar corretamente”, explicou.

Vozes da inclusão

O assessor parlamentar Gabriel Cipriano, de 23 anos, autista nível 1, relatou sua trajetória após diagnóstico tardio:

“Na escola me chamavam de esquisito e preguiçoso. Hoje, sou prova de que a gente é capaz de aprender, se desenvolver e fazer parte da sociedade”, afirmou.

A assistente social Rosilene Mendonça, da Pestalozzi de Atílio Vivácqua, reforçou a necessidade de quebrar tabus:

“Precisamos esclarecer a sociedade sobre os transtornos, pois ser diferente é normal.”

O prefeito Helinho Lima (PSB) destacou o atendimento realizado em parceria com a Pestalozzi e garantiu apoio a novas políticas públicas para inclusão.

Já o presidente da Frente Parlamentar, deputado Allan Ferreira (Pode), lembrou que sua atuação resultou em leis como a que criou o Selo Empresa Amiga do Autista:

“Incluir é falar de um futuro mais justo. Municípios sozinhos não dão conta, precisamos de políticas integradas dos governos federal, estadual e municipal.”

Frente Parlamentar

Criada em 2023, a Frente Parlamentar dos Direitos das Pessoas com Transtornos Neurológicos busca debater e fortalecer ações que garantam direitos e inclusão de pessoas com transtornos como TEA, TDAH e dislexia.

- PUBLICIDADE -spot_img

━ viu isso aqui?

Samarco e Vale são multadas em mais de R$ 1,8 bilhão

A Procuradoria-Geral da Fazenda...

Grávida, prima de Ana Castela morre aos 36 anos. Saiba detalhes

Paula Proença Castela Ribeiro, de 36 anos, prima da cantora Ana Castela, morreu nesta quinta-feira (23), em Cuiabá. A informação foi confirmada nas redes...

Prefeito Júnior anuncia o aumento do ticket alimentação dos servidores de Presidente Kennedy para R$ 1.500

A medida reforça o compromisso da administração com a valorização do funcionalismo público e o fortalecimento da economia local. “Com muito planejamento e responsabilidade, conseguimos...

Justiça nega pedido de família para circulação de cadela de apoio emocional em condomínio da Serra

A Justiça do Espírito Santo negou o pedido da família da influenciadora Márcia Merlo para que a cadela Maya, utilizada como apoio emocional pelo...
plugins premium WordPress