segunda-feira, dezembro 15, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioÚltimas notíciasAles promove debate sobre inclusão de pessoas com transtornos neurobiológicos em Atílio...

Ales promove debate sobre inclusão de pessoas com transtornos neurobiológicos em Atílio Vivácqua

-

As particularidades das pessoas com transtornos neurobiológicos foram tema de um encontro promovido pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), nesta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de Atílio Vivácqua, no Sul do Estado.

O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil que defenderam mais inclusão, respeito e políticas públicas para pessoas com TEA, TDAH, TOD, dislexia e outros transtornos.

A neuropsicopedagoga Rhaíssa Paris, palestrante do encontro, destacou a importância do diagnóstico precoce e de profissionais capacitados:

“Apenas 7% da população apresenta realmente transtornos que necessitam de cuidados específicos. Por isso, precisamos de pessoas aptas a diagnosticar e encaminhar corretamente”, explicou.

Vozes da inclusão

O assessor parlamentar Gabriel Cipriano, de 23 anos, autista nível 1, relatou sua trajetória após diagnóstico tardio:

“Na escola me chamavam de esquisito e preguiçoso. Hoje, sou prova de que a gente é capaz de aprender, se desenvolver e fazer parte da sociedade”, afirmou.

A assistente social Rosilene Mendonça, da Pestalozzi de Atílio Vivácqua, reforçou a necessidade de quebrar tabus:

“Precisamos esclarecer a sociedade sobre os transtornos, pois ser diferente é normal.”

O prefeito Helinho Lima (PSB) destacou o atendimento realizado em parceria com a Pestalozzi e garantiu apoio a novas políticas públicas para inclusão.

Já o presidente da Frente Parlamentar, deputado Allan Ferreira (Pode), lembrou que sua atuação resultou em leis como a que criou o Selo Empresa Amiga do Autista:

“Incluir é falar de um futuro mais justo. Municípios sozinhos não dão conta, precisamos de políticas integradas dos governos federal, estadual e municipal.”

Frente Parlamentar

Criada em 2023, a Frente Parlamentar dos Direitos das Pessoas com Transtornos Neurológicos busca debater e fortalecer ações que garantam direitos e inclusão de pessoas com transtornos como TEA, TDAH e dislexia.

━ viu isso aqui?

Governo brasileiro repudia atentado na Austrália

O Governo federal divulgou...

Atletas usam OnlyFans e Privacy como alternativa de renda e desafiam tabus no esporte

Nem todos os atletas conseguem se tornar grandes estrelas do esporte ou viver exclusivamente de premiações e salários esportivos. Diante desse cenário, cresce no...

Itapemirim acumula reconhecimentos e recebe um novo Selo Ouro de Qualidade

O selo é destinado aos municípios que demonstram excelência na divulgação de informações públicas, nas práticas de governança e no atendimento aos critérios definidos...

Concurso da Ales: informações para o primeiro dia de provas

Um total de 5.153 candidatos irão participar neste domingo (14) das primeiras provas do concurso público da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). As...
plugins premium WordPress