quinta-feira, janeiro 1, 2026
spot_imgspot_imgspot_img
InícioAcontece no ESProcon-ES notifica entidades representativas de bares sobre cobrança de consumação mínima

Procon-ES notifica entidades representativas de bares sobre cobrança de consumação mínima

-

A cobrança de consumação mínima em bares e quiosques do Estado tem incomodado os capixabas, principalmente os frequentadores da Curva da Jurema, em Vitória. Para combater essa prática, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) oficiou a Secretaria do Patrimônio da União, delegatária dos imóveis situados na faixa de praia, e o Ministério Público Federal (MPF).

O Procon-ES também notificou o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), para uma atuação coletiva visando ao cumprimento da legislação.

A cobrança de consumação mínima foi assunto debatido pelo Procon Estadual, pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pelos Procons municipais, durante reunião realizada no dia 27 de janeiro deste ano. A recorrente violação aos direitos dos consumidores tem sido fiscalizada pelos órgãos de defesa do consumidor, que concordaram em oficiar as entidades representativas de bares e restaurantes.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, explicou que a fiscalização é complexa porque nem sempre são encontrados avisos com a imposição da cobrança no estabelecimento. Na maioria das vezes, o consumidor é surpreendido com a exigência de consumação mínima, por meio do garçom, ao sentar-se à mesa do bar.

“Impor limites quantitativos de consumo aos clientes é prática proibida pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. A lei está difundida há anos, mas todo Verão ocorre a mesma problemática. Os Procons estão fiscalizando e os estabelecimentos poderão ser multados”, ressaltou Athayde.

O Procon-ES está tomando as providências para combater essa prática, mas é importante que o consumidor seja aliado nesse processo, denunciando os estabelecimentos que estejam realizando a cobrança de consumação mínima. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (27) 3323-6237 ou pelo e-mail atendimentoapp@procon.es.gov.br.

━ viu isso aqui?

Primeira ZCAS de 2026 pode provocar chuvas fortes e risco de tempestades no Espírito Santo

O Espírito Santo pode enfrentar um início de ano bastante chuvoso com a formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de...

Moradores de Colatina reclamam de falta d’água em bairros da cidade

Moradores de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, voltaram a relatar problemas no abastecimento de água em diversos bairros do município. Uma moradora do...

Com destaque político no estado, Peter Costa tem tudo para voar em 2026 e pousar na assembleia em 2027

O prefeito de Mimoso do Sul, reeleito em 2024 com 85% dos votos, é nome certo na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa...

Previsão de chuva com alerta de tempestade e ondas fortes no ES

O primeiro dia de 2026 será de chuva intensa, com perigo de tempestade em algumas regiões do Espírito Santo. O alerta foi emitido pelo...
plugins premium WordPress