terça-feira, outubro 21, 2025
InícioDestaqueTrês hospitais do ES já estão com 100% dos leitos ocupados para...

Três hospitais do ES já estão com 100% dos leitos ocupados para pacientes com covid-19

-

Em todo o Estado, os atuais 384 leitos UTI exclusivos para o tratamento da covid-19, 77,86% estão ocupados, ou seja, 299

Com a alta dos casos de covid-19, causada pela variante Ômicron, três hospitais da rede pública do Espírito Santo já estão com lotação máxima nos leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para a doença.

Segundo o Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares do Espírito Santo, a Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí, o Hospital Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, e o Hospital e Maternidade São José, em Colatina, já estão com 100% dos leitos ocupados.

Na manhã desta quinta-feira (20), o Painel de Ocupação apontava que dos atuais 384 leitos UTI exclusivos para o tratamento da covid-19, 77,86% estão ocupados, ou seja, 299. No momento mais crítico da pandemia, a quantidade de leitos disponibilizados chegou a 1.098, número máximo para ampliação.

Já os leitos de enfermaria para o tratamento da doença no Estado têm, atualmente, 75,31% de ocupação de um total de 239 disponíveis. Isso significa que 180 estão ocupados. Segundo o painel, se necessário, o número de enfermarias pode ser estendido até 1.099 leitos.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) disse que, agora, há um plano de contingência em andamento que prevê o aumento de até 300 leitos de enfermaria adulto e infantil, já mapeados para garantir o acesso da população à internação hospitalar. Segundo a secretaria, este quantitativo pode ser alcançado até o início de fevereiro.

Durante coletiva de imprensa na última segunda-feira (18), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, explicou que o Governo está buscando preservar as condições assistenciais alcançadas no último ano e que avalia, caso seja necessária uma mobilização rápida, somente uma suspensão parcial das cirurgias eletivas.

“Nós avaliamos a suspensão parcial de algumas cirurgias eletivas, em algumas unidades de saúde, caso necessário uma mobilização rápida e abrupta de leitos para garantir acesso dos pacientes atingidos pela covid-19 ou ‘influenza’, no entanto, não haverá no Espírito Santo a suspensão geral das cirurgias eletivas. Estamos tratando de preservar as condições assistenciais que o Estado conseguiu alcançar no final do último ano”, disse.

Segundo a Sesa, há um plano de contingência em andamento que prevê aumento de até 300 leitos de enfermaria adulto e infantil, já mapeados, para garantir o acesso da população à internação hospitalar — este quantitativo pode ser alcançado até o início de fevereiro.

━ viu isso aqui?

Baixo Guandu participa do III Encontro da Rede de Educadores Ambientais em Aracruz

A Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, marcou presença no Projeto Rio Doce Escolar: III Encontro da Rede de...

Imposto sobre herança só muda em 2027 no Espírito Santo

A reforma do imposto sobre doações e transmissões causa-mórtem (ITCMD) no Espírito Santo só deverá entrar em vigor em 2027, apesar de o projeto...

Acidente entre caminhonetes deixa um morto e três feridos na BR-262, entre Irupi e Ibatiba

Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas em um acidente envolvendo duas caminhonetes, registrado na noite de segunda-feira (20), na BR-262, entre os...

I ‘Passeio Motociclístico nas Montanhas’ acontecerá em São Pedro do Itabapoana no próximo sábado(25)

O charmoso distrito de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, terá, no próximo sábado(25), além do som das sanfonas e violas, o...
plugins premium WordPress