terça-feira, setembro 9, 2025
spot_img
InícioPolíticaMinistro diz que adolescente teve púrpura trombótica e não relaciona morte à...

Ministro diz que adolescente teve púrpura trombótica e não relaciona morte à vacina

-

O Ministério da Saúde concluiu a investigação sobre a morte de uma adolescente de 16 anos sete dias depois de se vacinar contra a covid-19 com imunizante da Pfizer. A informação é da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.

De acordo com o ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, o relatório mostra que a jovem teve púrpura trombocitopênica trombótica, um distúrbio autoimune de consequências graves, que leva à formação de coágulos pelo corpo. Estes coágulos acabam bloqueando o fluxo de sangue para órgãos vitais do corpo.

A adolescente, que morava em São Bernardo do Campo (SP), morreu no dia 2 de setembro. 

O relatório, que por enquanto não será divulgado, não permite ligar a morte à vacina. “Não dá para estabelecer uma vinculação”, afirma o ministro. “Mas também não dá para descartar”.

Queiroga ressalta que “mesmo que o caso estivesse vinculado ao imunizante, isso não invalidaria a vacinação (de adolescentes)”. “Os benefícios dela são infinitamente maiores do que os riscos”, avalia.

Apesar disso, o Ministério da Saúde recomendou suspensão da vacinação de adolescentes no país. O Brasil vacinou até agora 3,5 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos. 

Queiroga diz que mesmo com a conclusão do caso, a recomendação de suspensão não será revista agora, por uma questão de “priorização e logística”. Ele entende que os adolescentes que não têm comorbidades não deveriam ser vacinados antes de se completar a seguda dose na população adulta e a dose de reforço em idosos e outras populações vulneráveis. 

“Esse grupo deveria ser vacinado lá para a frente. Os gestores não podem desobedecer o planejamento do Plano Nacional de Imunização (PNI), pois com isso estão retirando o direito dos que vêm antes deles”, alerta.

Na Bahia, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) recomendou que se continue com a vacinação de adolescentes. Após a decisão, Salvador, que chegou a suspender a imunização para esse grupo, retomou a vacinação.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Anvisa proíbe 32 suplementos da Ervas Brasillis por fabricação irregular

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de 32 suplementos alimentares produzidos...

Prefeitura de Guarapari inicia retirada das estruturas externas dos quiosques da Praia do Morro

A Prefeitura de Guarapari iniciou, na última quinta-feira (4), a retirada das estruturas externas dos quiosques da Praia do Morro. A medida atende a...

Dentista é presa em flagrante por injúria racial em boate de Vitória

Uma dentista foi presa em flagrante na madrugada deste domingo (7) em Vitória, após ofender um funcionário de 42 anos em uma boate no...

Defesa pede a Moraes autorização para Bolsonaro realizar procedimento médico em Brasília

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu nesta segunda-feira (8) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorização para que...
plugins premium WordPress