quarta-feira, dezembro 10, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNoticiárioBrasilEleição para o Conselho Tutelar acontece neste domingo em todo o país

Eleição para o Conselho Tutelar acontece neste domingo em todo o país

-

Com o desafio de fazer os eleitores irem as urnas, as cidades brasileiras se preparam para a escolha dos seus conselheiros tutelares.

Segundo consta no art. 5º, inciso I, da Resolução nº 170 do CONANDA, o processo de escolha ocorrerá mediante sufrágio universal e direto, pelo voto facultativo e secreto dos eleitores do município.

Pode-se dizer que o Conselho Tutelar é um órgão do município que tem como principal função zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Foi criado de forma conjunta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), determinados na Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. É um órgão permanente, ou seja, ele não pode ser extinto depois de ter sido criado. Além disso, conta com autonomia funcional. Isso quer dizer que ele não é subordinado a nenhum outro tipo de órgão governamental.

Conselho Tutelar é formado quando os membros são eleitos pela própria comunidade para um período de três anos. Nesse tempo, eles devem atender crianças e adolescentes, além de prestar aconselhamento aos pais e responsáveis. Desse modo, o trabalho acontece, principalmente, a partir de denúncias. Então, é importante que o Conselho seja avisado sempre que existir algum sinal de que menores estão em condições de risco ou abuso. Isso acontece, principalmente, em casos de violência emocional ou física.

Além disso, o Conselho Tutelar deve aplicar as medidas que zelem pela proteção e direitos dos menores. Ainda assim, vale ressaltar que o Conselho não é competente para aplicar alguma medida judicial ou fazer julgamento de casos. Isso acontece porque o órgão não é correcional. Assim, quando uma criança ou adolescente pratica algum delito, deve ser enviado diretamente à Polícia Militar.

Conselho Tutelar atua apenas no aconselhamento, nessas situações. Mais do que isso, não é permitido que algum conselheiro faça buscas ou apreensão de menores, autorize viagens ou determine a quem pertence a guarda legal. O órgão apenas zela, não julga.

Por isso, o conselheiro necessita manter diálogo com os pais e responsáveis legais dos menores, além de manter contato com a comunidade, bem como com os poderes (Judiciário, Executivo e Legislativo). Para tanto, os eleitos devem ser comunicativos e competentes para que consigam ajudar na resolução de conflitos e conversar com toda comunidade.

Para finalizar, é importante entender que o conselheiro, de forma parecida com o juiz, atua apenas na aplicação das medidas para proteção dos menores. Ou seja, eles não as executam. Quando necessário, os poderes correspondentes devem ser procurados para executá-las.

━ viu isso aqui?

Aposta do ES acerta as quinze dezenas da Lotofácil; veja valor do prêmio

Uma aposta feita em uma casa lotérica de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, acertou as quinze dezenas sorteadas no concurso 3557, da Lotofácil, realizado na noite...

Homem é preso em São Mateus por armazenar pornografia infantil

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (09), um mandado de busca apreensão expedido pela 1ª Vara Federal de Linhares, em uma residência localizada em...

Casagrande lança pacote de obras rodoviárias do DER-ES com mais de R$ 930 milhões em investimentos

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço anunciaram, nesta segunda-feira (08), novos editais do Departamento de Edificações e de Rodovias...
plugins premium WordPress