sexta-feira, dezembro 12, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioPolíticaMinistro interino da Saúde diz que Brasil negocia compra de vacina da...

Ministro interino da Saúde diz que Brasil negocia compra de vacina da Moderna contra Covid-19

-

Em visita ao Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (21), o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o Brasil negocia a compra de vacina da Moderna contra a Covid-19, desenvolvida por um laboratório norte-americano.

“Com relação a Moderna, é um outro tipo de vacina, usando uma tecnologia que nós não dominamos de fabricação, que é o RNA da molécula. Nesse caso, a gente está pactuando a possibilidade de compra, com prioridade. A distribuição vai seguir a forma de logística que a gente faz com a vacina da Influeza e de outras vacinas que a gente tem com o Ministério da Saúde”, disse.

A vacina se mostrou segura e eficaz em um estudo publicado pela revista “New England Journal of Medicine”, na semana passada. Segundo o artigo, a imunização produziu anticorpos em 45 voluntários.

O estudo mostrou ainda que nenhum voluntário apresentou efeito colateral grave, e mais da metade relatou reações leves ou moderadas, como fadiga, dor de cabeça, calafrios, dores musculares ou dor no local da injeção. A maior parte das queixas veio dos pacientes que tomaram duas doses da vacina em sua concentração mais alta.

O ministro interno informou que o Brasil trabalha ainda com a possibilidade de outras duas vacinas, além da norte-americana.

“São três vacinas mais promissoras. A vacina da Universidade de Oxford, com a AstraZeneca, a vacina da empresa Moderna, nos Estados Unidos, e a vacina Sinovac, chinesa”.

Com relação a vacina de Oxford, Pazuello informou que a previsão é de que as primeiras doses sejam fabricadas até o início do ano que vem. De acordo com o ministro interino, a contratação prevê a transferência de tecnologia e recebimento do insumo para a fabricação de lotes em grande quantidade.

“Nós fizemos acordo, uma carta de intenções com a AstraZeneca para que a gente participe da fase três de testes, participe do desenvolvimento final da vacina. Adquiramos a planta necessária para a produção de lotes de insumos para fabricação de lote de grande quantidade, 30, 40 milhões de doses. Isso já está pactuado. Já está feito o acordo e o protocolo de intenções. Tempo disso aí é o final do ano. Dezembro e janeiro estejamos fabricando a vacina”.

A vacina chinesa contra o coronavírus começou a ser aplicada nesta terça-feira (21) no Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo. Os testes fazem parte de uma parceria com o Instituto Butantan. Em todo o Brasil, 9 mil profissionais da saúde devem participar desta fase de testes.

━ viu isso aqui?

Operação Luxúria: Polícia Civil do Espírito Santo prende casal envolvido em extorsão sexual via internet

Um casal foi preso na manhã desta sexta-feira (12), em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, suspeito de integrar uma quadrilha que aplicava extorsões...

Rayan e Vegetti decidem e Vasco sai em vantagem na Copa do Brasil

Os mais de 64 mil torcedores que compareceram ao estádio do Maracanã na noite desta quinta-feira (11) acompanharam um grande jogo de bola que...

Hospitais particulares do Espírito Santo passam a atender pacientes do SUS para reduzir fila de cirurgias

Dois hospitais particulares do Espírito Santo iniciaram atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa federal “Agora tem Especialistas”,...

Manato aciona Justiça após discurso de vereador de Vitória Leonardo Monjardim

Um discurso duro feito pelo vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) contra o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) desencadeou uma reação judicial. Manato enviou...

Emissão de CNH já tem novas regras no ES; confira o que muda

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nessa terça-feira (09), em edição extra...
plugins premium WordPress