terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioAcontece no ESCidadesAgricultura também é destaque na Região Metropolitana

Agricultura também é destaque na Região Metropolitana

-

Você sabia que a Região Metropolitana da Grande Vitória, conhecida pelos centros urbanos, tem produção agrícola de qualidade? Ao longo de 2019, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) desenvolveu diversas ações a fim de fortalecer a agricultura familiar capixaba nas zonas rurais dos municípios que integram a região.

Dos seis municípios pertencentes ao Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Metropolitano, se destacaram em áreas distintas Guarapari, Serra e Cariacica. “O que mais marcou o ano e correspondeu ao que foi programado no início de 2019 foi o começo do processo de integração da equipe a partir da realização de reuniões itinerantes nas cidades que compõem o Regional”, afirmou o coordenador do CRDR Metropolitano, Luiz Carlos Leonardi Bricalli. 

Além de celebrar os resultados do ano que passou, o CRDR Metropolitano planeja 2020: “o foco será a elaboração e o início da execução de um projeto regional com ênfase na agroecologia e na agricultura orgânica”, acrescentou Bricalli.

Veja os municípios que se destacaram na Região Metropolitana e as respectivas ações desenvolvidas pelo Incaper e parceiros:

Guarapari

Bastante conhecido pelas praias que atraem visitantes o ano inteiro, o município de Guarapari, quem diria, destacou-se pelo cultivo de uva. O engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper, Cássio Vinícius de Souza, ressaltou a importância do início do cultivo da uva em Guarapari.
“É muito interessante para a diversificação da produção agrícola no município. Além de ser uma cultura nova na região também é uma cultura nobre, que vai fortalecer o agroturismo e favorecer o surgimento de novas indústrias”, disse. O extensionista destacou ainda a participação das mulheres rurais em ações desenvolvidas em parceria com diversas instituições, como a Prefeitura de Guarapari.

Cariacica

O município de Cariacica, que tem na cultura da banana sua principal atividade agrícola, chama atenção pelo crescimento da agroecologia e da agricultura orgânica. Em 2019, o Incaper observou um aumento no número de propriedades rurais que se tornaram aptas a comercializar seus produtos orgânicos a partir da certificação.

Serra

A bovinocultura e as agroindústrias destacaram-se positivamente no município da Serra. O leite produzido nas propriedades rurais de base familiar foi a matéria-prima para muitos empreendimentos agroindustriais na produção de queijo, iogurte e outras iguarias.
“Hoje nós temos propriedades em que os filhos estão assumindo o comando e modernizando o processo. Em uma das propriedade, inclusive, está sendo feita a implantação de um mini laticínio, que vai dar mais qualidade na produção”, afirmou o coordenador do escritório local do Incaper na Serra, Joelson Sutil Jesus Ferreira.

Texto: Hércules Nascimento e Juliana Esteves

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Samarco começa a abrir este ano 4 mil vagas para retomar produção

A Samarco vai contratar 4 mil novos empregados a partir deste ano até 2027, para a reativação das usinas de pelotização 1 e 2...

Número de passageiros em aeroportos teve aumento de 9,4% em 2025

Os aeroportos brasileiros transportaram...

Teleconsultas do SUS completam um ano e transformam o acesso à saúde em todo o Espírito Santo

Implantadas há um ano, as teleconsultas do Sistema Único de Saúde (SUS) inauguraram um novo capítulo na saúde pública capixaba. Pioneiro na Região Sul,...

Alerta de risco alto para chuvas intensas no ES até quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o Espírito Santo sob alerta vermelho de grande perigo para acumulado de chuva em 44 municípios, com...
plugins premium WordPress