terça-feira, dezembro 30, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioPolíticaGoverno brasileiro divulga nota e manifesta apoio aos EUA em ação no...

Governo brasileiro divulga nota e manifesta apoio aos EUA em ação no Iraque

-

“O governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo”, afirma o texto

O governo brasileiro publicou na noite desta sexta-feira (3) uma nota apoiando as ações dos EUA no Iraque, que culminaram na morte do general iraniano Qasem Soleimani. O comunicado foi assinado pelo Ministério das Relações Exteriores.

“Ao tomar conhecimento das ações conduzidas pelos EUA nos últimos dias no Iraque, o governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo e reitera que essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional”, diz a nota.

O texto afirma também que “está igualmente pronto a participar de esforços internacionais que contribuam para evitar uma escalada de conflitos neste momento” e que “o terrorismo não pode ser considerado um problema restrito ao Oriente Médio e aos países desenvolvidos, e o Brasil não pode permanecer indiferente a essa ameaça, que afeta inclusive a América do Sul”.

A nota também afirma que o Brasil está atento a situação e os desdobramentos da ação no Oriente Médio e condenou “os ataques à Embaixada dos EUA em Bagdá, ocorridos nos últimos dias” e que resultaram no contra-ataque americano.

Veja a nota da íntegra

Ao tomar conhecimento das ações conduzidas pelos EUA nos últimos dias no Iraque, o governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo e reitera que essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional sem que se busque qualquer justificativa ou relativização para o terrorismo.
O Brasil está igualmente pronto a participar de esforços internacionais que contribuam para evitar uma escalada de conflitos neste momento.
O terrorismo não pode ser considerado um problema restrito ao Oriente Médio e aos países desenvolvidos, e o Brasil não pode permanecer indiferente a essa ameaça, que afeta inclusive a América do Sul.
Diante dessa realidade, em 2019 o Brasil passou a participar em capacidade plena, e não mais apenas como observador, da Conferência Ministerial Hemisférica de Luta contra o Terrorismo, que terá nova sessão em 20 de janeiro em Bogotá.
O Brasil acompanha com atenção os desdobramentos da ação no Iraque, inclusive seu impacto sobre os preços do petróleo, e apela uma vez mais para a unidade de todas as nações contra o terrorismo em todas as suas formas.
O Brasil condena igualmente os ataques à Embaixada dos EUA em Bagdá, ocorridos nos últimos dias, e apela ao respeito da Convenção de Viena e à integridade dos agentes diplomáticos norte-americanos reconhecidos pelo governo do Iraque presentes naquele país.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Inmet emite alerta de perigo máximo por onda de calor no ES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois novos alertas para temperaturas extremas no Estado até terça-feira (30). Com isso, a onda de calor que elevou as...

2026 começa com grande estilo em Presidente Kennedy

O verão ganha outro ritmo em Presidente Kennedy com a chegada do Réveillon 2026. Serão cinco dias de festa, música e encontros especiais que...

Suspeito de agredir PM em Vila Velha se entrega à polícia

O homem suspeito de agredir o cabo da Polícia Militar Mariusom Marianelli Jacintho, com uma base de concreto, se apresentou à Delegacia de Homicídios e...
plugins premium WordPress