segunda-feira, novembro 17, 2025
InícioAcontece no ESPIB do Espírito Santo cresce acima da média nacional e pode fechar...

PIB do Espírito Santo cresce acima da média nacional e pode fechar 2025 com alta de 3,1%

-

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo cresceu 1,9% no primeiro semestre de 2025, segundo estimativas do Observatório da Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo). O resultado é superior à média nacional, que registrou expansão de 1,4% no período, conforme dados do IBGE.

A expectativa da Findes é de que a economia capixaba encerre o ano com avanço de 3,1%, mantendo-se à frente do desempenho nacional, cuja projeção varia entre 2,1% e 2,5%.

Estrutura da economia capixaba

Apesar da boa performance, o crescimento do Estado está fortemente vinculado ao mercado externo, já que o consumo interno segue desaquecido. A economia capixaba depende de setores ligados à exportação de commodities como minério de ferro, petróleo, café, celulose e aço.

Em 2022, por exemplo, o PIB estadual caiu 1,7%, puxado pela queda de 24% na produção mineral e de petróleo, mesmo com alta de 2,6% no chamado PIB cíclico — aquele que segue o ritmo da economia nacional.

Atualmente, o setor extrativo mineral representa cerca de 15% do PIB estadual, bem abaixo dos 24% registrados em 2012.

Desafios externos

Especialistas apontam que três variáveis devem determinar o ritmo da economia capixaba em 2025:

  • Preço em dólar das commodities: tendência de queda para minério de ferro, petróleo e celulose; café é exceção, com expectativa de alta.
  • Câmbio: o dólar acumula queda de 14,2% no ano, reduzindo a competitividade das exportações brasileiras.
  • Volume produzido (quantum): não há sinais de forte expansão da produção que compense perdas em preço e câmbio.

Na média dos oito primeiros meses de 2025, o minério de ferro foi cotado a US$ 110, abaixo dos US$ 127 registrados em 2024.

Perspectivas para o ano

Embora a economia mundial viva um momento de instabilidade, influenciada pelas políticas comerciais do governo Trump nos EUA, a Findes avalia que o Espírito Santo está no caminho certo para avançar com diversificação e inovação.

Segundo estimativas do PIB trimestral do IJSN/IBGE, a economia capixaba já teria acumulado crescimento de 3,8% no primeiro semestre, sendo 2,3% apenas no segundo trimestre.

“Mesmo que o crescimento não chegue aos 3,1% previstos, o Espírito Santo mantém desempenho superior à média nacional e segue preparado para saltos mais consistentes no futuro”, avalia a Findes.

- PUBLICIDADE -spot_img

━ viu isso aqui?

Quer conferir a decoração de Natal em Cariacica? Veja os horários de visitação da Vila de Natal

Já tem programa para este fim de semana? Que tal aproveitar para ir com a família conferir a decoração de Natal no município? A...

Arnaldinho pode ser vice na chapa com Ricardo Ferraço: “Quero ser governador, mas não a qualquer custo’

O prefeito de Vila Velha já deixou claro, em diversas oportunidades, que seu objetivo é disputadar o comando do Palácio Anchieta em 2026. Acontece...

Corpo encontrado em Cachoeiro é da empresária Cláudia Cristina da Silva Fernandes

Uma empresária de 53 anos foi encontrada morta com sinais de violência na manhã deste domingo (16) no bairro IBC, em Cachoeiro de Itapemirim,...

Diogo Moreira conquista Campeonato Mundial de Moto2

O brasileiro Diogo Moreira...
plugins premium WordPress