A Prefeitura de Guarapari iniciou, na última quinta-feira (4), a retirada das estruturas externas dos quiosques da Praia do Morro. A medida atende a um relatório da Defesa Civil que apontou risco de queda de materiais devido à corrosão e desgaste provocados pela maresia.
A ação começou pelo quiosque 14 e será estendida aos outros 25 quiosques da orla. As coberturas metálicas haviam sido instaladas em 2020, no projeto de revitalização da praia que custou cerca de R$ 8 milhões, mas apresentaram problemas já no ano seguinte.
Acordo com permissionários
A retirada foi definida em comum acordo com os quiosqueiros. Para o presidente da Associação dos Quiosqueiros, Hamer Mourad, que também é permissionário do quiosque 14, a decisão foi positiva:
“Os quiosques estão condenados e toda essa ação é para que coisas melhores cheguem. Agradeço à gestão por ouvir e dar espaço aos quiosqueiros na busca por uma solução positiva e segura para todos”, afirmou.
Solução provisória
Para garantir a continuidade das atividades comerciais, a prefeitura instalará toldos padronizados de 82 m² em cada quiosque. Eles terão partes retráteis, resistentes a chuva e vento, além de paisagismo para preservar a estética da orla. As áreas de cozinha e depósito em alvenaria serão mantidas.
O prefeito Rodrigo Borges ressaltou que a ação foi necessária:
“Nosso compromisso é zelar pela segurança da população e dos comerciantes. Enquanto trabalhamos no projeto definitivo, garantimos que ninguém deixará de exercer suas atividades.”
Novo projeto em andamento
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Captação de Recursos elabora agora um novo modelo de quiosques. O objetivo é captar recursos junto aos Ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Regional.
Segundo o secretário Otávio Postay, o projeto busca oferecer estruturas mais modernas, sustentáveis e duradouras.