sexta-feira, setembro 5, 2025
InícioÚltimas notíciasPrevisão de temporal faz Rio estrear sistema de alerta da Defesa Civil

Previsão de temporal faz Rio estrear sistema de alerta da Defesa Civil

-

A Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro utilizou, por volta das 18h desta quarta-feira (29), o novo sistema de alerta que envia notificações a celulares da cidade. Os moradores foram avisados da previsão de pancadas de chuva, que se mantém até o fim da noite, e orientados a evitar áreas alagadas e a utilizar o número 199 em caso de emergência.


Brasília (DF), 29/01/2025 - Alerta enviado a celulares do Rio de Janeiro pela primeira vez nesta quarta-feira. Foto: Defesa Civil/Divulgação
Brasília (DF), 29/01/2025 - Alerta enviado a celulares do Rio de Janeiro pela primeira vez nesta quarta-feira. Foto: Defesa Civil/Divulgação

Brasília (DF), 29/01/2025 – Alerta enviado a celulares do Rio de Janeiro pela primeira vez nesta quarta-feira –  Defesa Civil/Divulgação

O sistema enviou uma notificação com o título “Alerta extremo”, que fez os celulares vibrarem e também tocarem um sinal de alerta, mesmo que estivessem no modo silencioso.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também publicou a mensagem nas redes sociais, reforçando o aviso. Em respostas, seguidores parabenizaram a iniciativa e também relataram ter se assustado com o aviso, usado pela primeira vez na cidade. Em seguida, o prefeito respondeu com um vídeo, pedindo que todos se habituem com o novo sistema e se programem de acordo com as orientações.

“Estou recebendo um monte de mensagens de gente falando que quase infartou e morreu do coração, mas é bom a gente ir se habituando. Hoje, pela primeira vez, usamos um sistema que, independentemente de estar cadastrado ou não, se estiver em uma determinada área da cidade, ou em toda a cidade, a gente manda um alerta. É pra dar susto mesmo e chamar atenção. É para as pessoas se planejarem e não irem para uma área alagada”, disse o prefeito, em vídeo.

Sistema nacional

As mensagens fazem parte do novo sistema de alertas de desastres de grande perigo da Defesa Civil Nacional, que entrou em operação em dezembro do ano passado nos estados das regiões Sul e Sudeste e deve chegar a todo o país.

Os alertas são disparados para a população em área com cobertura de rede 4G ou 5G e com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e outras situações. As pessoas não precisam fazer cadastro prévio para receber as informações de autoproteção, ele será automático.

O conteúdo dos alertas é de responsabilidade da Defesas Civis de estados e municípios. Assim em uma determinada situação de previsão crítica de desastre, seja ele hidrológico, meteorológico, geológico, entre outros, esses órgãos poderão enviar o Defesa Civil Alerta para a população que estiver na área de risco potencial.

Pancadas de chuva

O impacto das chuvas, que já são registradas desde a tarde, levou o município a entrar no Estágio 2 de alerta, o segundo em uma escala de 1 a cinco, às 16h desta quarta-feira. O estágio indica que há risco de ocorrências de alto impacto.

O serviço de meteorologia do município Alerta Rio prevê que, nesta noite, o céu estará nublado na cidade do Rio, e há previsão de pancadas isoladas de chuva moderada a muito forte, acompanhadas de raios. Os ventos estarão fracos a moderados.


- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Gêmeas siamesas Abby e Brittany Hensel aparecem com bebê e levantam especulações

As gêmeas siamesas Abby e Brittany Hensel, de 35 anos, voltaram a ser destaque na imprensa internacional após serem vistas com um bebê em...

Projeto Arranjos Produtivos incentiva apicultura e gera renda para agricultores em Mantenópolis

Agricultores familiares de Mantenópolis, no noroeste capixaba, já começam a colher os frutos do projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Assembleia Legislativa (Ales). A iniciativa,...

Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

O Senado Federal oficializou, nesta quinta-feira (4), o afastamento do senador Marcos do Val (Podemos-ES) das atividades legislativas por 115 dias para “tratamento de...
plugins premium WordPress