quinta-feira, setembro 4, 2025
InícioPolíticaMarcelo Santos destaca diálogo como diferencial no Cosud

Marcelo Santos destaca diálogo como diferencial no Cosud

-

Na mais recente edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), o Espírito Santo voltou a se posicionar como um exemplo de diálogo e parceria, fatores frequentemente destacados como diferenciais do Estado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (União). O encontro, que acontece na região de Pedra Azul até sábado (10), reúne governadores e líderes dos estados do Sul e Sudeste do país e tem como temas principais desta 11ª edição adaptação às mudanças climáticas, reforma tributária e segurança pública.

“A troca de experiências, o diálogo e o compartilhamento de informações são fundamentais para que possamos avançar ainda mais em políticas públicas eficazes, reforçando o papel do Espírito Santo como um protagonista no cenário nacional. Sempre que posso, gosto de destacar a importância desse diálogo entre os Poderes e instituições para o progresso que buscamos, principalmente para a garantia da eficiência e justiça de nossas ações”, ressaltou Marcelo Santos na abertura do evento, que  contou com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além de seis dos sete governadores das duas regiões. Ratinho Junior (PSD), do Paraná, não estava presente. 

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anfitrião do Cosud pela segunda vez, destacou que o consórcio tem se firmado nas relações institucionais que se baseiam no diálogo, buscando o fortalecimento das instituições públicas e, como isso, contribui para a solidificação da democracia. 

“Os estados ganharam um protagonismo que no passado não tinham. Os governadores tiveram que gerenciar crises históricas que nunca antes enfrentamos como a pandemia (…). O Cosud se organiza com o intuito de consolidar no país um projeto que seja inclusivo e que todas as regiões possam ser organizadas e equilibradas”, destacou Casagrande. Antes da saudação do governador do Espírito Santo, chefes dos demais poderes do estado e do Ministério Público também foram convidados a falar.

Além de Casagrande, participaram da abertura os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina.

União dos Poderes

Em seu discurso, o deputado Marcelo Santos ressaltou que o Espírito Santo, há pouco tempo atrás, não tinha a organização que tem hoje. “O Espírito Santo não tinha dinheiro para pagar servidores, as viaturas de polícia eram empurradas pelos policiais, tinha greve na educação em mais de seis meses e tivemos até pedido de intervenção federal”, explicou. 

O presidente da Ales contou que a reconstrução do Espírito Santo contou com a união dos Poderes, ao mesmo tempo em que manteve a independência e autonomia das instituições. “Assim, o Estado acabou se reinventando, escrevendo uma nova história, Hoje nós temos um Estado pequeno, pouco mais de 4 milhões de habitantes, mas que produz muita coisa bacana que serve de exemplo para o Brasil”, afirmou.

A fala de Marcelo foi citada e elogiada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema. “Queria comentar aqui demonstrou o presidente da Assembleia, o Espírito Santo saiu de uma situação de penúria e desorganização há 20 ou 30 anos, para ser hoje o Estado que tem a melhor nota de crédito, situação oposta a Minas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Isso demonstra que, quando se tem boas gestões, é possível sim resgatar um estado ou um país mesmo que haja uma grande crise”, pontuou o governador mineiro.

Ao demonstrar a força do colegiado de governadores, Zema disse que, se o Cosud fosse um pais, na América Latina, só perderia em arrecadação para o próprio Brasil e para o México, já que saem desses sete estados mais de 70% do PIB brasileiro. Além do gestor mineiro, os governadores dos demais estados do consórcio, com exceção de Ratinho Júnior, que não chegou a tempo para a abertura, falaram do que esperam do encontro e apresentaram vídeos com as potencialidades dos seus territórios. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, agradeceu pelo apoio recebido dos brasileiros durante a tragédia climática que devastou mais de 400 municípios.

Segurança pública

Ao final da solenidade o ministro Ricardo Lewandowski comentou sobre a PEC da Segurança, proposta do governo federal para incluir a segurança pública, de forma hierarquizada, na Constituição. Ele adiantou que o texto deverá ser amplamente discutido antes de ser levado à votação. O ministro defendeu que a União tenha um papel maior na coordenação do Sistema Único de Segurança Pública, que, por ter sido criado por uma lei ordinária, não tem o condão de promover a integração dos entes federados.

Lewandowski citou a necessidade de padronização de documentos e procedimentos policiais e judiciais adotados pelos estados e citou, como exemplo, que cada unidade tem um modelo diferente de boletins de ocorrências, assim como ocorriam com as carteiras de identidade. 

Cultura

A abertura do encontro foi uma oportunidade de o Espírito Santo mostrar um pouco de suas tradições. Além da Orquestra Jovem Capixaba, a solenidade foi embalada ao som de congo com o cantor Renato Casanova (Banda Casaca). As autoridades receberam de lembrança uma miniatura de uma casaca, instrumento típico do estado.  

Próximos passos

Nesta sexta-feira (9), a programação do Cosud conta com a realização de 14 grupos de trabalho (GTs) com a participação de secretários estaduais das duas regiões. Os GTs acontecem em quatro pontos diferentes de Pedra Azul, como forma de apresentar aos convidados as belezas da região de montanhas capixaba e para divulgar o turismo. Enquanto isso, os governadores se reúnem para discutir os temas centrais dessa edição e preparar a Carta de Pedra Azul, que será divulgada no sábado (10).

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Bruno Henrique é condenado a 12 jogos por manipulação de apostas esportivas

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi condenado nesta quinta-feira (4) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a 12 jogos de suspensão após...

Doação de Órgãos é tema de Fórum que será realizado em Cachoeiro

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Superintendência Regional de Saúde Sul e a Subsecretaria de Estado de Regulação do Acesso em Saúde...

Casagrande inaugura primeiro Totem de Segurança de Vila Velha

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço, inauguraram, na manhã desta quinta-feira (04), o primeiro Totem de Segurança de Vila...

Cuidadoras são investigadas por acordar crianças com gritos e perfume em Linhares

A Polícia Civil do Espírito Santo abriu investigação contra duas funcionárias de um hotelzinho no bairro Palmital, em Linhares, após um vídeo viralizar mostrando...

Parque Terra dos Dinos será inaugurado em Guarapari em 2026 com investimento de R$ 45 milhões

O parque temático Terra dos Dinos, em Buenos Aires, Guarapari, tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2026 e funcionamento pleno a partir...
plugins premium WordPress