sexta-feira, setembro 5, 2025
InícioPolíticaCâmara tem comissões contra gestão municipal de Jerônimo Monteiro

Câmara tem comissões contra gestão municipal de Jerônimo Monteiro

-

Possível distribuição irregular de materiais e condenação recaem sobre o prefeito Sergio Fonseca

Em Jerônimo Monteiro, no sul do Estado, estão em andamento na Câmara de Vereadores dois procedimentos contra o Poder Executivo. Um deles é uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possível distribuição irregular de material de construção pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras Públicas e Transportes. O segundo é uma Comissão Processante (CP) pedindo a cassação do prefeito Sérgio Fonseca (PSD), por quebra de decoro.

A CPI teve como ponto de partida o vídeo de uma denúncia de possível distribuição irregular de materiais de construção, que teria sido postado por um morador nas redes sociais. O vereador José Valber Cabral (Republicanos), mais conhecido como “Dog”, afirma que pediu o vídeo ao responsável pela gravação e solicitou a abertura da CPI, junto dos seus colegas Adezilda da Siva Santos (PSB), Thiago Bernardo (PP) e Eduardo Gomes (MDB), o Duda.

“A Comissão Parlamentar de Inquérito está na fase de ouvir testemunhas através das oitivas e de juntar documentações, bem como apurar informações sobre o que realmente ocorreu, para buscar respostas e possíveis responsáveis pela possível irregularidade de distribuição de materiais de construção. Estamos ouvindo as pessoas envolvidas, que apareceram nas filmagens”, afirma Dog, que é o relator.

A abertura da CPI implica diretamente o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras Públicas e Transportes, José Valério Binoti Netto (PSD), que foi confirmado como o pré-candidato a prefeito de Jerônimo Monteiro para representar o bloco do atual chefe do Poder Executivo. Especula-se que o vice-prefeito, Genaldo Resende Ribeiro (PSB), entre também como vice na chapa de José Valério.

Já a Comissão Processante se refere a uma possível quebra de decoro do prefeito, devido à sua condenação por furto de energia. O Ministério Público do Espírito (MPES) denunciou Fonseca após a EDP verificar que ele utilizava um “by pass” – um “gato” – em sua propriedade rural para obter eletricidade fora do medidor oficial.

Sérgio Fonseca foi condenado, em primeira instância, a um ano de prisão em regime aberto e dez dias de multa, mas a pena foi convertida no pagamento de um salário-mínimo. A sentença proferida pelo juiz Fernando Antônio Lira Rangel é do dia 8 de agosto de 2023, mas ganhou os holofotes no último mês de fevereiro.

No caso da CP, após aceita pelo plenário da Câmara, a denúncia seguiu para a Procuradoria da Casa de Leis. O autor da denúncia de quebra de decoro foi o ex-vereador Mytter Mayer (PP), opositor de Sérgio Fonseca e pré-candidato a prefeito.

Despejo

Além dos processos contra a gestão municipal, outra polêmica recente em Jerônimo Monteiro foi o pedido da prefeitura para que a Câmara de Vereadores desocupe o espaço onde está instalada há vários anos. A Câmara funciona no segundo andar do prédio da administração municipal

A prefeitura alegou, na ocasião, que necessita do espaço, tendo em vista que paga aluguel de outros lugares onde funcionam unidades administrativas. Mas, segundo o presidente da Câmara, Wagner Ribeiro Masioli (PSB) o pedido, na verdade, foi motivado por uma “pequena discussão” que ele teve com o prefeito. “Ele quis mostrar poder e pediu o espaço da Câmara”, conta.

De acordo com Wagner, o prefeito não retirou a solicitação, mas também não deu encaminhamento judicial à questão. Existe o desejo, por parte de alguns vereadores, de sair do local de qualquer forma, mas o presidente da Câmara argumenta que o tempo ficou curto para fazer uma mudança, ainda mais considerando o período eleitoral que está chegando.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Bruno Henrique é condenado a 12 jogos por manipulação de apostas esportivas

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi condenado nesta quinta-feira (4) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a 12 jogos de suspensão após...

Doação de Órgãos é tema de Fórum que será realizado em Cachoeiro

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Superintendência Regional de Saúde Sul e a Subsecretaria de Estado de Regulação do Acesso em Saúde...

Casagrande inaugura primeiro Totem de Segurança de Vila Velha

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço, inauguraram, na manhã desta quinta-feira (04), o primeiro Totem de Segurança de Vila...

Cuidadoras são investigadas por acordar crianças com gritos e perfume em Linhares

A Polícia Civil do Espírito Santo abriu investigação contra duas funcionárias de um hotelzinho no bairro Palmital, em Linhares, após um vídeo viralizar mostrando...

Parque Terra dos Dinos será inaugurado em Guarapari em 2026 com investimento de R$ 45 milhões

O parque temático Terra dos Dinos, em Buenos Aires, Guarapari, tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2026 e funcionamento pleno a partir...
plugins premium WordPress