sexta-feira, setembro 19, 2025
spot_img
InícioAcontece no ESCachoeiro: Projeto de tratamento contra catarata realizou mais 600 cirurgias em 2023

Cachoeiro: Projeto de tratamento contra catarata realizou mais 600 cirurgias em 2023

-

Um programa que conta com o apoio do Conselho Municipal do Idoso, da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) o HECI-VER, que visa eliminar casos de cegueira evitáveis em Cachoeiro, realizou, em 2023, 666 cirurgias de cataratas.

Voltado para pessoas com idade a partir de 60 anos, com diagnóstico ou sintomas de cataratas, objetivando possibilitar uma nova realidade para aqueles que sofrem com a doença, proporcionando qualidade de vida e promovendo a saúde da visão dos idosos.

Ainda em 2023, 407 pessoas foram atendidas e foram realizadas 12 cirurgias de pterígios, 2.070 consultas, 1.987 exames e 39 outros procedimentos.

A aposentada Miria Marcela Jorge, de 67 anos, fez cirurgia pelo projeto e, agora, consegue enxergar a vida mais bonita.

“Fiz todo o pré-operatório e posso assegurar que o procedimento é rápido e indolor. Destaco o carinho, o acolhimento e a atenção que todos os profissionais envolvidos dispensam no atendimento. Estou muito satisfeita”, comemora.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar o Instituto dos Olhos Dona Dalila, que fica em frente ao Hospital Evangélico, onde será iniciado o processo. Além disso, para esclarecimento de dúvidas, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (28) 3526-6135.

O valor previsto de investimento no HECI-VER é de mais de R$2 milhões, recursos captados de renúncia fiscal de 1% do Imposto de Renda de empresas de Lucro Real. Os setores envolvidos são o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Fundo Municipal da Pessoa Idosa, Instituto dos Olhos – Hospital Evangélico de Cachoeiro e Prefeitura Municipal, por meio da Semdes.

“Dignidade e esperança é o que esse projeto oferece. Estamos felizes pelas pessoas que já conseguiram, de alguma forma, serem beneficiadas por ele. Desejamos, porém, que esse número seja maior e que mais pessoas tenham a vida transformada através do HECI-VER”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

- PUBLICIDADE -
spot_img

━ viu isso aqui?

Exportações de alimentos caem em agosto por causa de tarifaço dos EUA

Balanço da Associação Brasileira...

Baixo Guandu seguirá incluída na “Ação Inglesa”, confirma prefeito em sessão na Câmara Federal

O prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso, confirmou em uma sessão especial da Câmara dos Deputados na última terça-feira (16) que o município continuará...

Muqui abre Festival da Primavera com atrações culturais e Feira Capixaba de Negócios

Muqui se prepara para um fim de semana de muita música, cultura e empreendedorismo. A partir desta sexta-feira (19), a cidade recebe o Festival...

Marinha emite alerta de ventos fortes no ES; previsão indica chuva em parte do Estado

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ventos de até 75 km/h que deve atingir o litoral do Espírito Santo até a manhã...

Mulher é presa em Mimoso do Sul por aplicar golpes contra idosos se passando por funcionária do INSS

Uma mulher de 28 anos foi presa pela Polícia Civil na manhã de quarta-feira (17), em Mimoso do Sul, acusada de aplicar golpes contra...
plugins premium WordPress