terça-feira, dezembro 16, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAcontece no ESCidadesDefesa Civil e Guarda Municipal formam pilotos de drone em Vila Velha

Defesa Civil e Guarda Municipal formam pilotos de drone em Vila Velha

-

Na manhã desta sexta-feira (4), os 17 servidores concluíram o curso de Piloto de Aeronave remotamente pilotada (RPA). A cerimônia aconteceu na sede da Defesa Civil de Vila Velha e contou com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo.

“Esse curso e o significativo investimento em tecnologia representam ferramentas essenciais para aprimorar a prevenção, inteligência e o êxito de nossas operações. Com este passo adiante, avançamos para nos tornar uma referência não apenas no Espírito Santo, mas em todo o território brasileiro. Continuamos firmes em nosso objetivo supremo que é preservar vidas”, ressaltou o prefeito Arnaldinho Borgo.

Para o secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, o fim do curso fecha um ciclo: “Recebemos os drones e agora temos os pilotos de aeronaves públicas municipais. Os servidores saem dessa qualificação devidamente cadastrados e habilitados para exercerem as atividades nas secretarias em que fazem parte”, afirma.

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, ressalta que o curso é pioneiro na formação de pilotos de aeronaves públicas municipais: “Drone não é brinquedo e segue as regulamentações da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (DECEA). Pilotar drone é algo sério”, frisa. 

A comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, que foi uma das alunas, ressalta a importância dessa qualificação: “Esse curso é fundamental para a GMVV.  Recentemente recebemos quatro drones com sensor térmico, que auxiliarão no atendimento das ocorrências, nas operações de busca, além das eventuais operações noturnas. E agora teremos nossos próprios pilotos de drones”, ressalta. 

Curso

Ao todo, oito agentes de Proteção e Defesa Civil do Município, oito agentes da Guarda Municipal de Vila velha e um servidor da Secretaria de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes se formaram.  O curso foi promovido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha (COMPDEC) e ministrado pelos instrutores do NOTAER e da Polícia Militar.  A instrução teve carga horária de 56 horas/aula. 

Os servidores terão aulas teóricas e práticas, como: Regulamentos de Tráfego Aéreo – Aviação Geral; Segurança Operacional; SISANT/SARPAS NG; Operações Aéreas com RPA; Conhecimentos Técnicos; Especificações DJI; Teoria de Voo – RPAS; Meteorologia Aeronáutica; Prática de Voo em Ambiente Controlado e Prática de Voo em Ambiente de Operação.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Marataízes vai receber show nacional em janeiro: Dead Fish se apresenta no dia 30

A banda Dead Fish, hoje, com sede em São Paulo, vai se apresentar no dia 30 de janeiro, em Marataízes. O evento acontece no...

2025 é marcado por ampliações de serviços e redução no absenteísmo na Região Sul de Saúde

O ano de 2025 marcou uma mudança estrutural na organização da Rede de Saúde da Região Sul, com ampliação de serviços, fortalecimento da Atenção...

EDP entra na reta final da campanha “Luz Verde para Resolver” com facilidades para quitar dívidas de energia

A EDP está nos últimos dias da campanha de negociação de débitos “Luz Verde para Resolver”, que segue até o dia 30 de dezembro....

Prefeitura de Colatina abre processo seletivo com salários de até R$ 4,5 mil e 381 vagas em Educação

A Prefeitura de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, está com inscrições abertas para um processo seletivo simplificado que oferece 381 vagas temporárias em...

STF tem placar de 3 votos a 0 contra marco temporal

O Supremo Tribunal Federal...
plugins premium WordPress