terça-feira, dezembro 9, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioPolíticaTribunal Superior Eleitoral realizará julgamento da ação apresentada pelo PDT que pode...

Tribunal Superior Eleitoral realizará julgamento da ação apresentada pelo PDT que pode tornar Bolsonaro inelegível

-

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciará na próxima quinta-feira (22) o julgamento da ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Walter Braga Netto, inelegíveis.

O julgamento pode durar mais de um dia e, portanto, o TSE também reservou os dias 27 e 29. Caso o tribunal decida pela inelegibilidade, Bolsonaro poderá ser impedido de participar de eleições até 2030.

Pelo o que Bolsonaro será julgado?

O ex-presidente Jair Bolsonaro será julgado pela conduta realizada em reunião com embaixadores estrangeiros, em julho de 2022. O ex-presidente é acusado de propagar uma série de mentiras sobre as urnas eletrônicas, reforçando argumentos que já vinha levantando anteriormente. Após o episódio, o PDT entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral em agosto do mesmo ano.

O julgamento, que trata de questões eleitorais, não se concentra na possível violação do Estado Democrático de Direito ao atacar o sistema de votação do país, embora esse tema possa ser abordado lateralmente nos votos dos ministros. A ação do PDT alega que Bolsonaro cometeu duas condutas passíveis de inelegibilidade de acordo com a legislação eleitoral: abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação social.

Quais desdobramentos podem ser gerados?

Se a acusação for acolhida, o TSE declara a inelegibilidade do responsável pelas condutas, resultando em uma punição padrão de oito anos a partir da eleição em que ocorreu a infração. Por outro lado, se a acusação for rejeitada, o TSE encerra o processo, arquivando a ação.

O que dizem o Ministério Público e a defesa do ex-presidente

O Ministério Público Eleitoral já defendeu a inelegibilidade, alegando abuso de poder político por parte do ex-presidente.

Já a defesa de Bolsonaro argumenta que a reunião não teve caráter eleitoral e que as declarações visavam debater o aprimoramento do sistema de votação do país.

━ viu isso aqui?

Aposta do ES acerta as quinze dezenas da Lotofácil; veja valor do prêmio

Uma aposta feita em uma casa lotérica de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, acertou as quinze dezenas sorteadas no concurso 3557, da Lotofácil, realizado na noite...

Homem é preso em São Mateus por armazenar pornografia infantil

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (09), um mandado de busca apreensão expedido pela 1ª Vara Federal de Linhares, em uma residência localizada em...

Casagrande lança pacote de obras rodoviárias do DER-ES com mais de R$ 930 milhões em investimentos

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço anunciaram, nesta segunda-feira (08), novos editais do Departamento de Edificações e de Rodovias...
plugins premium WordPress