terça-feira, novembro 4, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
InícioPolíticaVereador cassado é substituído por cantora em Barra de São Francisco

Vereador cassado é substituído por cantora em Barra de São Francisco

-

Ação foi apresentada pelo PSD e por Israelle Cândido, depois que Teco Ferreira migrou para o PSB sem justa causa

A secretária de Cultura e Turismo de Barra de São Francisco (noroeste do Estado), Israelle Cândido, que também é cantora e compositora, toma posse nesta sexta-feira (17) na Câmara Municipal, como substituta do vereador Teco Ferreira (PSB), que teve o mandato cassado por infidelidade partidária. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), adotada no último dia 10, foi oficializada nesta quinta-feira (16).

A nova vereadora assumiu a secretaria do município no início da gestão do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), afastando-se do cargo em 2022 e retornando no final do mesmo ano. A partir da posse, ela terá que deixar mais uma vez suas funções na pasta.

A ação foi apresentada pelo PSD e por Israelle Cândido, depois que Teco Ferreira migrou para o PSB em 2022, desfiliando-se do PSD, sigla pela qual foi eleito em 2020, sem apresentar justa causa, como exige a Justiça Eleitoral. O então vereador também concorreu a deputado estadual nas eleições passadas, sem conseguir eleger-se. Ele obteve 1,6 mil votos.

Em sua defesa, Ferreira chegou a apresentar uma carta de anuência para a desfiliação, com data de 30 de março de 2022, assinada por membros do diretório municipal do PSD de Barra de São Francisco.

No entanto, o desembargador e corregedor do TRE-ES, Namyr Carlos de Souza Filho, relator do processo, esclareceu em seu voto que o diretório do PSD está inativo desde 30 de janeiro de 2021 e, com isso, a carta “fora confeccionada por pessoas que não possuíam poderes para representar a agremiação”.

Segundo o desembargador, a “titularidade do mandato eletivo obtido pelas eleições proporcionais pertence ao partido político, motivo pelo qual a migração de agremiação, levada a efeito pelo parlamentar, sem justa causa, caracteriza infidelidade partidária e, por consequência, acarreta a perda do mandato, conforme preconiza o artigo 22-A, da Lei Federal 9.096/95”.

- PUBLICIDADE -spot_img

━ viu isso aqui?

Setor audiovisual protesta contra PL da regulação do streaming

Cineastas, roteiristas, produtores e...

Bolsonaro será enviado à Papuda já na semana que vem, apostam aliados

Aliados de Bolsonaro acreditam que o STF enviará o ex-presidente para o presídio da Papuda na semana que vem, após rejeitar os embargos de declaração protocolados pela defesa. Atualmente, o...

Surto no Santa Rita pode ter sido causado por fungo, aponta análise

O surto de infecção registrado no hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, pode ter sido provocado por um fungo chamado Histoplasma, presente nas...

Itapemirim se destaca no encerramento do Programa Agrinho 2025

Nesta edição, Itapemirim se destacou com a presença de 32 alunos, três professores e uma pedagoga, concorrendo nas categorias Desenho, Produção de Texto e...

Cachoeiro de Itapemirim estuda criação de parque temático para impulsionar o turismo

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, tem intensificado esforços para alavancar o turismo na cidade, e uma das principais iniciativas em estudo...
plugins premium WordPress