sexta-feira, setembro 5, 2025
InícioPolíticaArticulação para eleger Mesa Diretora da Assembleia já inicia e agita movimentações

Articulação para eleger Mesa Diretora da Assembleia já inicia e agita movimentações

-

João Coser (PT) e Marcelo Santos (Podemos) largam na frente

Há pouco mais de um mês das eleições em primeiro turno e a quatro meses da posse, deputados estaduais eleitos e reeleitos já iniciaram as articulações para compor a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a ser eleita no dia 1º de fevereiro de 2023, quando assumem os cargos. Alguns nomes circulam nos bastidores, sob os olhares do governador Renato Casagrande (PSB), que não tem a pretensão de se intrometer em questões de outros poderes, como afirma, apesar de a escolha entrar no contexto de toda gestão de governo.

Os deputados mais cotados, segundo o mercado político, são Marcelo Santos (Podemos), reeleito para o sexto mandato, com 41,6 mil votos, e João Coser (PT), que retorna à Assembleia com 58,2 mil votos, no embalo da campanha vitoriosa do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, o líder do seu partido, e da campanha eleitoral colada na de Casagrande. Essa aproximação, no entanto, não significa nenhum favoritismo, que recairia, comentam os bastidores, sobre Marcelo Santos.

João Coser, o terceiro mais bem votado, busca a formação de um grupo, mantendo entendimento com ex-deputados e os eleitos nas eleições de outubro, entre eles Denninho Silva (União) e o atual prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, do mesmo partido, ex-deputado estadual com bom trânsito na Assembleia.

Contado com a deputada reeleita Iriny Lopes, também do PT, João Coser busca garantir o apoio da deputada eleita Camila Valadão (Psol) e de outros parlamentares de centro, como Tyago Hoffmann (PSB), dono de 32,1 mil votos, da legenda coligada com o PT. Articulação necessária para fazer frente ao grupo da direita bolsonarista, liderado por Capitão Assumção (PL), segundo mais votado, com 98,6 mil votos. A bancada da oposição, do PL, é a maior da Assembleia, integrada também por Danilo Bahiense, reeleito, e os estreantes Lucas Polese, Callegari e Zé Preto.

Marcelo Santos, atual primeiro vice-presidente da Mesa Diretora, é aliado do governador Renato Casagrande e do mesmo partido do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, apontado como uma das mais fortes entre as novas lideranças políticas do Estado. No mercado, Marcelo é visto como favorito, não somente pelo seu prestígio com os deputados, mas também pelas ligações que mantém com o Palácio Anchieta.

Além do presidente, os deputados elegem o primeiro e segundo secretários, a cada dois anos. A escolha se dá em sessão preparatória, no início do primeiro e terceiro anos da legislatura, sendo permitido ao presidente se reeleger. Para substituir o presidente, são eleitos o primeiro e segundo vice-presidente.

Nova composição

A Assembleia Legislativa terá 16 novos deputados estaduais na próxima legislatura, de um total de 30, sendo cinco estreantes em mandatos políticos.

Os eleitos são os seguintes: Sergio Meneguelli (Republicanos) – 138,5 mil votos; Capitão Assumção (PL) – 98,6 mil; João Coser (PT) – 58,2 mil; Camila Valadao (Psol) – 52,2 mil; Marcelo Santos (Podemos), 41,6 mil; Iriny Lopes (PT) – 36,7 mil; Tyago Hoffmann (PSB) – 32,1 mil; Dr Bruno Resende (União) – 31,8 mil; Lucas Polese (PL) – 29,4 mil; Vandinho Leite (PSDB) – 29,1 mil; Lucas Scaramussa (Podemos) – 26,7 mil; Raquel Lessa (PP) – 26,4 mil; Denninho Silva (União) – 25,9 mil; e Janete de Sá (PSB) – 25,.8 mil. 

E ainda Danilo Bahiense (PL) – 24,9 mil; Pablo Muribeca (Patriota) – 24,5 mil; Adilson Espindula (PDT) – 22,2 mil; Theodorico Ferraço (PP) – 20,8 mil; Hudson Leal (Republicanos) – 20,8 mil; Mazinho dos Anjos (PSDB) – 20,7 mil; Alexandre Xambinho (PSC) – 20,7 mil; Jose Esmeraldo (PDT) – 20,2 mil; Dary Pagung (PSB) – 18,7 mil; Fabrício Gandini (Cidadania) – 16,9 mil; Callegari (PL) – 16,8 mil; Zé Preto (PL) – 15,9 mil; Alcântaro (Republicanos) – 15,7 mil; Allan Ferreira (Podemos) – 15,1 mil; Bispo Alves (Republicanos) – 14,4 mil; e Coronel Weliton (PTB) – 12,.1 mil votos.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Mulher atropelada pelo ex em calçada em Barra de São Francisco diz estar aliviada com prisão

A mulher atropelada pelo ex-marido em cima de uma calçada, no dia 21 de agosto, em Barra de São Francisco, Noroeste do Espírito Santo,...

Presidente Kennedy se consolida como novo polo econômico com chegada de grandes investimentos

O município de Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo, passa por um momento histórico de transformação econômica. A chegada de grandes indústrias...

Rio das Ostras e Búzios iniciam cooperação para fortalecer o artesanato e a identidade cultural

A Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) recebeu, na quarta-feira (3), uma comitiva da Prefeitura de Búzios para dar início a uma agenda...

Programa Empoderadas promove aulão contra violência em Campos/RJ

Um aulão especial do Programa Empoderadas reuniu alunas em Campos, com a participação da lutadora Érica Paes, precursora da iniciativa. Durante o encontro, foram...

Médica denuncia agressão verbal de vereador durante plantão em Guarapari

A médica Maria Júlia Roseira Bessa Ferraz, de 24 anos, denunciou ter sido alvo de agressões verbais do vereador Oldair Rossi, dentro da UPA...
plugins premium WordPress