domingo, dezembro 14, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNoticiárioGeralLosartana: veja os lotes interditados e saiba o que fazer para trocar...

Losartana: veja os lotes interditados e saiba o que fazer para trocar o remédio

-

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, usado para tratar a pressão alta, muitos pacientes têm se perguntado como saber se o remédio que têm em casa faz parte do lote em questão.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a medida é preventiva. A recomendação da Anvisa para pessoas que usam o remédio é a de não interromper o tratamento. Qualquer alteração na condução do tratamento deve ser realizada apenas pelo médico que acompanha o paciente.

Para ver se o medicamento que toma está entre os com ordem de recolhimento, você pode checar o lote neste link. Já os com ordem de interdição estão disponíveis aqui.

Após consultar a lista dos lotes, caso você esteja usando medicamento que consta na relação da Anvisa, a agência orienta continuar o tratamento ainda assim e também conversar com o médico em caso de dúvida.

Os pacientes podem, também, entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para buscar informações sobre a troca do remédio por um lote que não tenha sido afetado pelo recolhimento ou interdição.

Os meios para contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e bula dos produtos.

As empresas precisam obedecer o prazo máximo regulamentar para conclusão do recolhimento desses produtos que é de 120 dias, contados da data da publicação da resolução que determinou o recolhimento (23/06/2022).

A agência informou que a decisão foi tomada em razão da presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável. 

Conforme a Anvisa, desde que foi descoberta, em setembro do ano passado, a possibilidade da presença do azido na losartana, a agência tem atuado junto às farmacêuticas. Autoridades reguladoras de outros países também adotaram ações de recolhimento, como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, Portugal, República Tcheca e Cingapura.

Para tomar a decisão, a Anvisa disse ter ouvido também a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Em março, a farmacêutica Sanofi Medley anunciou que faria recolhimento de todos os lotes de remédios com princípio ativo losartana devido às impurezas. A medida foi também preventiva.

Reforçando: Qualquer alteração na condução do tratamento deve ser realizada apenas pelo médico que acompanha o paciente. Não é recomendado suspender o tratamento sem orientação médica.

━ viu isso aqui?

Governo brasileiro repudia atentado na Austrália

O Governo federal divulgou...

Atletas usam OnlyFans e Privacy como alternativa de renda e desafiam tabus no esporte

Nem todos os atletas conseguem se tornar grandes estrelas do esporte ou viver exclusivamente de premiações e salários esportivos. Diante desse cenário, cresce no...

Itapemirim acumula reconhecimentos e recebe um novo Selo Ouro de Qualidade

O selo é destinado aos municípios que demonstram excelência na divulgação de informações públicas, nas práticas de governança e no atendimento aos critérios definidos...

Concurso da Ales: informações para o primeiro dia de provas

Um total de 5.153 candidatos irão participar neste domingo (14) das primeiras provas do concurso público da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). As...
plugins premium WordPress