sexta-feira, dezembro 5, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioÚltimas notíciasTecnologiaWhatsApp também não apaga imagens enviadas a contatos no iPhone

WhatsApp também não apaga imagens enviadas a contatos no iPhone

-

Opção ‘Salvar imagens no Rolo da Câmara’ burla recurso de ‘apagar para todos’.

Após uma atualização do Telegram corrigir a exclusão remota de imagens, outro pesquisador de segurança averiguou que o WhatsApp sofre do mesmo problema quando a opção “Salvar no Rolo da Câmara” está ativa.

Shitesh Sachan informou o problema ao site “The Hacker News”, que entrou em contato com o WhatsApp e foi informado que o problema não é considerado uma falha de segurança.

O “Apagar para todos” do WhatsApp permite que uma mensagem seja apagada não só no aparelho do remetente, mas também no telefone do destinatário. A ideia é proteger a privacidade de recados sensíveis e, principalmente, excluir mensagens enviadas por engano.

A opção não aparece para mensagens mais antigas que algumas horas e, portanto, não pode ser usada efetivamente para modificar conversas passadas.

Porém, se o destinatário da mensagem tiver ativado o rolo da câmera no iPhone e o conteúdo envolver uma imagem, a mídia não será apagada do telefone.

Na prática, um usuário de iPhone pode recuperar as imagens supostamente apagadas que ele recebe pelo WhatsApp usando essa função do próprio app.

O problema não acontece quando um usuário de iPhone tenta apagar uma imagem enviada a um destinatário no Android. O “apagar para todos” é uma opção disponível para o remetente, mas a remoção da imagem em todos os aparelhos dependerá das configurações dos destinatários. Ou seja, um usuário de iPhone não sofre qualquer penalidade por ativar a opção.

No Android, o WhatsApp apaga a mídia recebida e não é possível optar por salvar as imagens em outro local diretamente no WhatsApp, embora outros aplicativos possam ser configurados para monitorar as pastas do WhatsApp e salvar as imagens.

O pesquisador de segurança Dhiraj Mishra, que descobriu um comportamento idêntico no Telegram, alertou que só havia realizado sua pesquisa no Android. Os dispositivos da Apple ficaram de fora da investigação e o problema no WhatsApp só foi detectado agora.

De acordo com o site “The Hacker News”, o WhatsApp não considera esse comportamento uma vulnerabilidade. De acordo com o WhatsApp, o principal objetivo do “apagar para todos” é remover o texto das mensagens. Não há garantia de que arquivos de mídia, como fotos, também sejam removidos.

Segundo o WhatsApp, o recurso está funcionando corretamente. “O uso do recurso ‘apagar para todos’, quando usado a tempo, resultará na remoção da mídia da conversa do WhatsApp”, explicou a empresa.

“Fornecemos opções simples para ajudar os usuários do iPhone a gerenciar a mídia que recebem de amigos e familiares, de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelos sistemas operacionais. Se um usuário optar por salvar as imagens no rolo da câmera, elas serão armazenadas fora do alcance do recurso ‘apagar para todos’ do WhatsApp”.

━ viu isso aqui?

ES entra no fim de semana sob risco de temporais; ZCAS mantém alerta para Norte e Noroeste

O Espírito Santo deve enfrentar um fim de semana de forte instabilidade, com risco de temporais, descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de...

Polícia recupera terceira arma furtada em agência do Banco do Brasil em Mimoso do Sul

A Polícia Civil recuperou, nesta quinta-feira (4), a terceira e última arma furtada durante a invasão à agência do Banco do Brasil em Mimoso...

Saúde capixaba ultrapassa meta e realiza mais de 160 mil cirurgias eletivas em 2025

O Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES), da Secretaria da Saúde (Sesa), ultrapassou a marca de 160 mil cirurgias eletivas...

ES recebe novo alerta vermelho para grandes acumulados de chuva

O Espírito Santo recebeu um novo alerta vermelho de perigo para grandes acumulados de chuva. O aviso, publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),...
plugins premium WordPress