A entrada de uma frente fria no Sudeste nesta segunda-feira (22) provocou temporais acompanhados de rajadas de vento que chegaram a 116 km/h em Caarapó (MS) e 98 km/h no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo.
Segundo a Climatempo, a ventania foi causada pelo encontro do ar frio com o calor acumulado após o fim de semana quente. Esse contraste formou linhas de instabilidade — nuvens de tempestade que avançam em blocos — potencializando os ventos e as chuvas fortes.
“Foi um choque muito abrupto de massas de ar, o que favoreceu tempestades intensas e rajadas próximas de 100 km/h”, explica o meteorologista César Soares.
Velocidade do vento
Entre os principais registros:
- 116 km/h – Caarapó (MS)
- 107 km/h – Urupema (SC)
- 106 km/h – Água Doce (SC) e Santo Antônio da Platina (PR)
- 104 km/h – Laguna Carapã (MS)
- 101 km/h – Marechal Cândido Rondon (PR)
- 99 km/h – Bragança Paulista (SP)
- 98 km/h – São Paulo (Campo de Marte)
- 95 km/h – Piracicaba (SP)
- 92 km/h – Ourinhos (SP)
- 82 km/h – Curitiba (PR), Amambai (MS), Iguatemi (MS) e Valparaíso (SP)
Em várias cidades, houve alagamentos, quedas de galhos e falta de energia elétrica.
O papel do ciclone extratropical
O sistema foi impulsionado por um ciclone extratropical no Atlântico, que empurrou a frente fria e uma massa de ar polar para o continente. Esses ciclones são áreas de baixa pressão que surgem em latitudes médias e intensificam ventos, chuvas e queda de temperatura.
Previsão
- Sul: frio intenso, mínimas abaixo de 4 °C em SC e PR. Porto Alegre terá queda gradual nas temperaturas (13 °C–19 °C hoje; 10 °C–22 °C terça; 12 °C–16 °C quarta). Ainda há risco de rajadas acima de 70 km/h.
- Sudeste: chuva forte, raios e ventania em SP, RJ, MG e ES. Em São Paulo, máximas devem cair para 17 °C até quarta (24).
- Centro-Oeste: pancadas intensas em GO, MT e DF; tempo seco volta no MS.
- Nordeste: chuva entre Maceió (AL) e Recife (PE); interior segue seco e quente.
- Norte: temporais isolados no AM e AC; pancadas em PA e TO.
Segundo Soares, “a tendência é de queda acentuada de temperatura já nesse início de primavera, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste”.