quarta-feira, janeiro 21, 2026
InícioDestaqueTarifaço dos EUA entra em vigor nesta quarta; confira os produtos afetados

Tarifaço dos EUA entra em vigor nesta quarta; confira os produtos afetados

-

A lista de produtos taxados pela Casa Branca traz algumas exceções, mas ainda causa impactos significativos a setores estratégicos de exportações brasileiras.

Os Estados Unidos são um dos principais parceiros comerciais brasileiros, importando produtos como petróleo, carne e café — os líderes em receita.

A taxação deve alcançar 35,9% dos produtos brasileiros que são exportados, segundo projeção divulgada pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Veja os produtos taxados

Café

O Brasil, maior exportador mundial de café, tem nos EUA um de seus principais clientes. Em 2024, o país embarcou quase US$ 2 bilhões em café para o mercado norte-americano, o equivalente a 16,7% do total exportado.

Os Estados Unidos são o segundo maior comprador do café produzido no Espírito Santo, importando 186.452 sacas no primeiro semestre de 2025. O número é equivalente a 11,4% das exportações do Estado.

Carne bovina

Segundo a Abrafrigo, os EUA responderam por 16,7% das exportações brasileiras de carne bovina em 2024, com 532 mil toneladas e US$ 1,6 bilhão em receita. A Minerva estima uma redução de até 5% na receita líquida.

Frutas

O setor frutícola brasileiro também será impactado. Em 2023, o país exportou mais de 1 milhão de toneladas de frutas.

Máquinas agrícolas e industriais

O decreto prevê exceções pontuais, como peças voltadas para a indústria de papel e celulose e artigos relacionados a aeronaves civis. No entanto, máquinas e componentes fora dessas categorias serão tarifados.

Móveis

Alguns tipos de móveis foram poupados, mas apenas aqueles classificados como artigos de aeronaves civis, como assentos específicos e móveis de metal ou plástico voltados a esse uso. O restante do setor será atingido pela nova tarifa.

Têxteis

Não houve isenção ampla. Apenas itens muito específicos, como fio de sisal para enfardamento e produtos voltados à aviação civil, foram excluídos.

Calçados

Sem exceções, os calçados brasileiros estão integralmente sujeitos à nova tarifa de 50%, o que pode impactar um setor já pressionado pela concorrência internacional.

O anúncio da taxação de 50% foi feito pelo presidente Donald Trump em 9 de julho. Dentre os motivos mencionados, estavam o que Trump definiu como “perseguição” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com ele, Bolsonaro teve direitos humanos violados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Além disso, também criticou medidas do governo brasileiro voltadas a big techs norte-americanas, o que classificou como censura.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Resultado preliminar do concurso da Assembleia Legislativa é divulgado

O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), banca realizadora do concurso público para o Legislativo estadual, divulgou na última sexta-feira (16) e sábado (17)...

Projeto Verão leva atividades, saúde e bem-estar para idosos em Presidente Kennedy

A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolve...

Samarco começa a abrir este ano 4 mil vagas para retomar produção

A Samarco vai contratar 4 mil novos empregados a partir deste ano até 2027, para a reativação das usinas de pelotização 1 e 2...

Número de passageiros em aeroportos teve aumento de 9,4% em 2025

Os aeroportos brasileiros transportaram...
plugins premium WordPress