domingo, janeiro 25, 2026
spot_imgspot_imgspot_img
InícioPolíticaSenador Fabiano Contarato retira pré-candidatura ao governo para apoiar o governador Renato...

Senador Fabiano Contarato retira pré-candidatura ao governo para apoiar o governador Renato Casagrande (PSB) à reeleição.

-

Numa reunião que durou três horas na noite de ontem (13), o diretório estadual do PT decidiu seguir a orientação nacional do partido e retirar a pré-candidatura própria do senador Fabiano Contarato ao governo, que já tinha sido lançada, para apoiar o governador Renato Casagrande (PSB) à reeleição.

A decisão foi acordada entre os militantes e não foi necessário fazer uma votação. Apenas a corrente interna do PT “Democracia Socialista (DS)” se colocou contrária à retirada da candidatura própria e emitiu nota afirmando que na chapa de Casagrande não haveria espaço para a sigla. “Não há lugar para o PT nesta chapa ao lado de conservadores e bolsonaristas”, diz trecho da carta aberta enviada aos petistas durante a reunião.

Contarato, porém, que participou da reunião, fez uma fala emocionada, afirmando ser soldado do partido e que aceitava retirar sua candidatura. Segundo alguns petistas presentes na reunião, o senador disse que aprendeu na polícia sobre hierarquia e disciplina e que entendia a decisão da cúpula nacional do partido.

Em outro momento de seu discurso, ele disse que era um soldado do PT e que estava disposto a fazer o melhor. E que se nesse momento o entendimento é de que ele não deveria disputar, que ele iria acatar, apesar de sonhar em apresentar “um projeto progressista com P maiúsculo para o Estado”. Ele também teria dito que vai rodar o Espírito Santo em campanha para o ex-presidente Lula.

Contarato esteve com Lula duas vezes nessa semana – inclusive uma foi ontem (13), junto com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A fala do senador durante a reunião foi considerada “revigorante” pela militância, que entendeu ser preciso priorizar o projeto nacional.

Não foi debatido, porém, como será a participação na campanha de Casagrande e nem sobre questões envolvendo programa e composição de governo e indicações de nomes para a chapa majoritária. Uma outra reunião será marcada para definir esses pontos, por etapas.

Ainda na carta que apresentou aos correligionários, a corrente Democracia Socialista propôs que o diretório não autorize “a participação de filiados e filiadas do PT do ES em qualquer chapa que dispute o governo do Estado ou Senado que não da própria federação Brasil da Esperança”. O grupo ainda propôs que seja lançada uma candidatura avulsa ao Senado, o que também não teria sido discutido.

O PT deve fazer hoje o anúncio público da decisão, já que a reunião ontem terminou por volta das 23h30. Um vídeo teria sido gravado para falar à militância e ao mercado político. O Espírito Santo era um dos únicos estados onde ainda havia o impasse sobre a dobradinha PT-PSB no país.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Justiça procura morador de Vitória suspeito de aplicar golpes milionários com investimentos e apostas esportivas

A Justiça do Espírito Santo procura Tarlan Moura Lyra, de 40 anos, morador de Vitória, suspeito de aplicar golpes financeiros envolvendo promessas de investimento...

Prefeitura de Cachoeiro divulga programação do Cachoeiraço 2026

O Cachoeiraço 2026 já tem programação oficial definida e promete transformar a Avenida Beira Rio em um grande corredor da alegria entre os dias 6...
plugins premium WordPress