sexta-feira, novembro 7, 2025
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Incêndio atinge hospital no RJ; pacientes são retirados do prédio

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Um incêndio de grandes proporções atingiu o Hospital Badim, na zona norte do Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira (12). Por enquanto, há a confirmação de uma morte. Os bombeiros dos quartéis do Maracanã e da Tijuca prestaram socorro às vítimas e trabalharam no combate ao fogo. Por volta das 20h14, as chamas estavam controladas.

Os pacientes foram retirados às pressas do local. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que médicos e outros funcionários improvisaram leitos no meio da rua com colchonetes e lençóis que foram jogados pelas escadas.

A principal suspeita é que houve um curto circuito no gerador do prédio antigo onde funcionava o laboratório. Os pacientes do CTI 1 e do CTI 2 foram retirados por volta das 19h30.

“Toda a direção do Hospital Badim está empenhada em prestar os devidos socorros necessários aos pacientes, que estão sendo transferidos para o Hospital Israelita Albert Sabin e para os hospitais da Rede D’Or, do qual o Badim é associado”, disse a instituição em nota enviada à imprensa.

Os bombeiros dos quartéis do Maracanã e da Tijuca prestaram socorro às vítimas e trabalharam no combate ao fogo. Por volta das 20h14, as chamas estavam controladas.

De acordo com o Centro de Operação, a Rua São Francisco Xavier ficou interditada entre a Avenida Professor Manuel de Abreu e a Rua Isidro de Figueiredo. O trânsito foi desviado pela pista sentido Radial Oeste da Avenida Professor Manuel de Abreu.

Recentemente, a Rede d’Or inaugurou um prédio mais sofisticado do Hospital Badim, que fica ao lado do antigo, com modernas instalações e equipamentos de última geração. Várias ambulâncias de outros hospitais da Rede d’Or se deslocaram para a Tijuca para auxiliar na transferência dos pacientes mais graves internados no Badim.

*Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo
Fonte: JovemPan

MacBook usado: dez coisas que você precisa saber antes de comprar

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Dicas ajudam a saber se o notebook da maçã está conservado e livre de defeitos

Os MacBooks têm características que os tornam uma boa opção para quem busca um notebook usado. Embora tenham preço mais elevado em relação a modelos rivais com ficha técnica similar, os laptops da Apple são conhecidos pela durabilidade. Além disso, os computadores da marca trazem sistema operacional que continua recebendo atualizações por bastante tempo.

Um MacBook Pro de 2015, por exemplo, pode ser encontrado por preços entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, enquanto o modelo mais recente está à venda por preços a partir de R$ 11 mil no site oficial da loja. Apesar da diferença no valor, é preciso tomar algumas precauções antes de se aventurar nos mercados de usados em busca de algo mais barato. Veja a seguir dez coisas que você precisa saber na hora de comprar um MacBook usado.

1 – Ano de fabricação
Descubra o ano de fabricação imediatamente ao ver um anúncio de MacBook usado. A informação é importante porque não apenas indica o possível tempo de uso da máquina, mas também aponta o prazo restante para que o produto seja considerado obsoleto.

Além disso, o dado permite saber se o notebook está em listas de recall, como é o caso do MacBook Pro recentemente proibido em voos no Brasil e no mundo, fabricado entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017. A data pode ser conferida no sistema, por meio do menu “Sobre este Mac”, ou na Internet, por meio do número de série.

2 – Ano em que foi comprado
O ano em que o MacBook foi comprado indica o tempo de uso do produto. A informação não mostra, necessariamente, se um computador está ou não em bom estado de conservação, mas ajuda a saber se a garantia ainda vale. A data de compra pode ser consultada no documento fiscal emitido pela loja, seja na Apple ou em uma revendedora terceirizada. A Nota Fiscal pode estar impressa ou disponível eletronicamente no e-mail do dono original.

3 – Garantia ainda vale?
A data de compra não é a única forma de descobrir se um MacBook ainda está na garantia. Mesmo que o primeiro dono não informe o dado – seja por ter perdido a NF ou por não se lembrar –, a Apple tem uma ferramenta de consulta online que pode ajudar. Peça o número de série do Mac e consulte na página de suporte (https://checkcoverage.apple.com/br/pt) se o computador ainda tem alguma cobertura.

4 – Pedir fotos reais do produto
Peça sempre fotos reais – de preferência, feitas na hora – para comprovar a autenticidade do produto. A estratégia é eficaz para driblar vendedores que tentam enganar consumidores usando imagens roubadas de outros anúncios. Peça uma garantia de que a foto é recente e verifique por amassados na carcaça, rachaduras na tela ou outras marcas físicas que indicam possíveis quedas (laptops que já caíram podem esconder danos internos irreversíveis, dependendo do acidente).

5 – Ciclos da bateria
Um dos dados que melhor indicam o estado de conservação de um MacBook é a contagem de ciclos de bateria. A informação mostra exatamente a expectativa de vida útil do componente e aponta se um MacBook comprado recentemente já foi usado demais, ou se um produto comprado há mais tempo foi pouco usado.
MacBooks fabricados a partir de 2010 têm bateria que dura 1.000 ciclos antes de precisar ser substituída. No caso do MacBook Pro, a medida também vale para modelos de 15 polegadas a partir de de meados de 2009 e de 17 polegadas produzidos do início de 2009 para cá.

6 – Versão do macOS
Opte por MacBooks com macOS mais recente. Quanto mais atualizado estiver o sistema, mais chances o computador tem de ser novo e de não ter apresentado bugs durante o processo de atualização. O software mais atual é o macOS Mojave, compatível com qualquer MacBook de 12” do início de 2015 ou mais recente e MacBook Air e MacBook Pro de meados de 2012 ou mais novos. A versão do macOS pode ser consultada no menu “Sobre este Mac”.

7 – Inicialize o sistema
MacBooks com defeito podem ter o macOS instalado, porém corrompido. Na hora de comprar um produto usado, um dos primeiros testes deve ser ligar o computador e inicializar o sistema por completo, até que seja exibida a mesa (desktop). Se o software não iniciar corretamente, é possível tentar reinstalar pela Internet ou por meio de um HD externo.

8 – Testar a tela
Em negociações presenciais, aproveite para testar alguns aspectos de hardware do MacBook. Comece buscando pixels mortos na tela: abra uma imagem totalmente branca em tela cheia e verifique se há pontos apagados. É normal que um pixel ou outro não acenda depois de alguns anos de uso, mas é importante ficar atendo caso haja grupos de pontos cegos, pois eles podem indicar algum problema em marcha no display.

9 – Verificar teclado e trackpad
Um simples Shift travado pode provocar um problema e tanto no dia a dia. Por conta disso, é importante checar as teclas uma por uma. Abra um documento para saber se não há nada emperrado e use o teclado virtual do sistema para ver se teclas modificadoras estão funcionando.
Aproveite também para ver se o trackpad está em bom estado e se não há rachaduras. O trackpad de alta qualidade é uma das assinaturas do MacBook, portanto, suspeite se o cursor não mover com a suavidade esperada.

10 – Carregador é original?
Um carregador pirata pode trazer grandes problemas para um equipamento da Apple. Verifique se o cabo traz as inscrições da empresa no acabamento e certifique-se de que não haja emendas e outras gambiarras que podem colocar a bateria e o aparelho todo em risco. Se o acessório não estiver em bom estado, pode ser mais vantajoso procurar outro computador para comprar, já que um carregador novo na Apple custa entre R$ 349 e R$ 549, dependendo do modelo.

Idaf participa de entrega de títulos de posse de terras em Pancas

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Cinquenta e três famílias que residem nos municípios de Pancas, Mantenópolis, Baixo Guandú, Alto Rio Novo e Água Doce do Norte receberam, nessa quarta-feira (11), o título de legitimação de terras devolutas, documento que assegura a propriedade definitiva do imóvel. Os documentos foram entregues em cerimônia no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Pancas.

Além do diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada, participaram do evento: de Pancas, o prefeito Sidiclei Giles , o vereador Anderson Couto, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leonardo Inácio e a subsecretária de Meio Ambiente, Ester Mirian Gonçalves; de Mantenópolis, o vereador Edimirson Luiz de Oliveira Marques, o secretário de Agricultura, José Maria Tonane e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Varly Lima.

Segundo o gerente de Terras e Cartografia do Instituto, Robson Britto, os títulos emitidos pelo Idaf são importantes aos posseiros, pois proporcionam a segurança jurídica dos imóveis, além de facilitar o acesso a créditos bancários, políticas públicas de aposentadoria e fornecimento de energia elétrica.

“O título é o documento hábil para abertura de matrícula do imóvel junto ao cartório de registro de imóveis e sua emissão é fundamental para que essas famílias possam acessar diversos benefícios junto aos governos Estadual e Federal”, frisou Britto.

Parte dos títulos de legitimação que foram entregues é resultado da longa parceria entre o Idaf e o Governo Federal, mantida desde o ano de 2007, quando iniciou a primeira experiência no município de Água Doce do Norte.

No Estado

Nos últimos 7 anos, o Idaf emitiu 2.264 títulos de legitimação de terras devolutas em todo o Espírito Santo, sendo que somente no ano de 2018 foram confeccionados 577 títulos, cerca de 40% a mais do que a meta estabelecida para o exercício.

No Estado, Água Doce do Norte e São Mateus foram as cidades mais beneficiadas, com 709 e 183 títulos emitidos, respectivamente, nos últimos 7 anos. Vale ressaltar que 83,7% dos imóveis legitimados pelo Idaf possuem áreas de até 25 hectares, o que demostra claramente que o público majoritário são os pequenos produtores rurais.

O Estado do Espírito Santo tem atualmente cerca de 95% de suas terras já tituladas. Os outros 5% ainda devolutos encontram-se em sua maior parte concentrados no norte e noroeste capixaba.

Terras devolutas

Terras devolutas são terras públicas ainda não destinadas pelo Poder Público e que em nenhum momento integraram o patrimônio de um particular, mesmo que estejam irregularmente sob sua posse.

O termo “devoluta” relaciona-se ao conceito de terras não colonizadas, devolvidas à Coroa Portuguesa durante o período colonial. No caso do Espírito Santo, não há terra devoluta desocupada, sendo o Idaf o responsável pela identificação e regularização daquelas remanescentes. A titulação de terras é um dos projetos estratégicos promovidos pelo Governo para agricultura do Estado.

Texto: David A. Monteiro

Fonte: www.idaf.es.gov.br

Mais uma frente fria deve chegar ao ES neste final de semana

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Se já estava planejando pegar uma praia neste fim de semana é melhor programar o GPS para as montanhas. De acordo com o Climatempo uma nova frente fria deve passar pelo Estado no sábado (14), no entanto, não alterará drasticamente as condições climáticas. Para sexta-feira (13) a previsão ainda é de sol forte e temperaturas altas por quase todo o ES.

Restaurantes e a importância das novas mídias para uma estratégia de vendas vencedora

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No mundo inteiro e principalmente no Brasil, as pessoas têm ficado a cada dia mais conectadas em seus smartphones.
Uma infinidade de soluções, apps de interação social e a possibilidade de comprar quase tudo pelo celular, faz com que os brasileiros fiquem cerca de 8 horas por dia em média com os olhos fixos na telinha. Este número apesar de assustar e acender um sinal amarelo para a forma como temos nos comportado com essas novas ofertas tecnológicas, deixa evidente também o mundo de oportunidades para as novas (e infinitamente mais baratas) estratégias de comunicação.
Atingir seu público-alvo há pouquíssimo tempo era tarefa desafiadora, e quase sempre, demandava grandes investimentos. A TV, considerada um suporte midiático de massa, era o sonho de todo anunciante, que muitas das vezes tinham que dar “tiros de canhão para matar algumas formigas”. O poder de se comunicar com eficiência ficava nas mãos de poucos. Sem dúvidas, isto mudou.
Com o mínimo de planejamento e o suporte correto, pequenos e médios empresários do ramo gastronômico conseguem hoje a mesma presença midiática que grandes redes ostentam.
Cadastro e participação em aplicativos de entrega de comida pela internet, ou até mesmo o desenvolvimento do seu próprio app (estratégia que pode valer a pena) são partes importantes (mas não suficientes) para um caminho de sucesso nesta era extremamente digital.
A presença digital de um restaurante passa principalmente por uma boa estratégia de marketing digital. Perfis sociais bem organizados, com publicações relevantes, conteúdos interessantes, peças publicitárias modernas e conectadas com o que acontece no momento, além de estudos técnicos para a promoção de anúncios patrocinados.
Humanizar suas publicações também trás um resultado comercial interessante, além de melhorar a forma como os clientes te enxergam. Clientes e/ou influenciadores, dizendo que gostam da sua comida, certamente trará mais resultado que um anúncio estático (que também tem sua importância em algumas situações).
Não há receita pronta para alcançar o sucesso através do marketing digital. É preciso identificar seu público, saber o conteúdo que lhe interessa e estar sempre atento as novas formas de se conectar com ele.
Uma coisa é certa. O processo de divulgação de um restaurante ou de qualquer um dos seus serviços hoje é muito mais acessível, mas fique atento, esta “facilidade” pode te conduzir ao erro. E da mesma forma que a boa estratégia ganha as telas facilmente, as ruins também, e podem destruir o seu negócio.
Capacite-se, conheça sobre o assunto, busque um profissional ou alguma empresa para prestar consultoria especializada e elimine o risco de utilizar estas excelentes ferramentas da forma errada.

Roberto Velasco
Consultor de Marketing – Sócio da MV Comunicação

Ministro da Ciência e Tecnologia internado em Brasília

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O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, foi internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, na manhã desta quinta-feira, 12. A informação sobre o motivo da internação não foi passada pela assessoria do ministro ou pelo hospital. Pontes, de 56 anos, foi o primeiro (e único) astronauta brasileiro a viajar ao espaço. Foi em 2006, a bordo de um foguete russo.

O ministro tem sofrido com cortes no orçamento. Recentemente, anunciou que o Ministério não terá dinheiro para pagar bolsas de pesquisas do CNPq até o fim do ano. Na semana passada, fez remanejamento interno no orçamento para pagar o valor referente ao mês de setembro.

Foto: G1

Festival Capixaba de Frutos do Mar em Iriri

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Em breve, Iriri se tornará a capital capixaba da gastronomia. Entre os dias 11 e 13 de outubro, o charmoso balneário de Anchieta sediará o tradicional Festival Capixaba de Frutos do Mar, que chega a sua 16ª edição com muitas novidades. 

A primeira delas é que este ano o evento deixará as dependências do Iriri Praia Club para tomar as ruas da cidade. Uma área de 2.500 metros, localizada próxima ao calçadão da praia da Costa Azul, foi reservada para receber os moradores e turistas em grande estilo no espaço gastronômico, que este contará com a participação de 11 restaurantes, um deles exclusivamente dedicado a sobremesas.

16º Festival Capixaba de Frutos do Mar
De 11 a 13 de outubro
Em Iriri, Anchieta
Programação:

Sexta-feira, 11/10

19h – Abertura oficial do evento, no Centro de Iriri
20h30 – Duda Felippe Acústico
23h – Mary Di Acústico
00h – Luau na Praia da Costa Azul

Sábado, 12/10

11h – Abertura do Espaço Gastronômico
11h – Marchinha de Carnaval com Banda Atrito Musical, na Praia da Costa Azul
12h – Márcio e Mateus Acústico
15h – PR 80 Acústico
18h – Enedino Acústico
20h30 – Preparação da Grande Paella
22h30 – Banda BlackSete, na Praia da Costa Azul

Domingo, 13/10

8h – Caminhada Ecológica da LEI
11h – Abertura do Espaço Gastronômico
12h – Everli Moura Acústico e Convidados
13h – Grupo Papo de Samba, na Praia da Areia Preta
15h – Anfrízio Lima Acústico

Bolsonaro apresenta ‘recuperação progressiva dos movimentos intestinais’

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Segundo o porta-voz Otávio Rêgo Barros, o retorno de Bolsonaro às funções administrativas deve seguir como o previsto. “Há uma avaliação continuada da equipe medica. O planejamento mantem-se o mesmo. O presidente assumirá a partir de amanhã a Presidência da República”, disse.

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões

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Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.187 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta (11) em São Paulo. O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 10 – 11 – 16 – 21 – 46 – 50.

A quina teve 124 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 40.602,31. Já a quadra teve 10.072 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 714,09.

A estimativa de prêmio do próximo concurso é de R$ 100 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal.

Grupo Real lança novos ônibus e serviços

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Recentemente a Viação Real, empresa genuinamente de Cachoeiro de Itapemirim e com 63 anos atuando no mercado de transportes de passageiros, resolveu dar um salto em suas atividades. Criou novos serviços de olho na expansão do mercado. Um deles já é sucesso absoluto: o Real Mob. 

Sem perder os ideais do seu fundador Hilário Mucelini, o agora Grupo Real, com seus 114 ônibus, continua investindo na qualidade do transporte de passageiros através da renovação da frota. Investimento que também já agrada, e muito, aos usuários, segundo informações da própria empresa.

Mas, para o diretor Executivo Carlos Herval Mucelini, o maior investimento de todos foi criar um novo conceito empresarial para os sócios e para os colaboradores, mostrando que é possível, e necessário, agredir o mercado, sem perder as características de uma empresa familiar.

Segue a entrevista ao site Atenas Notícias:

Ilauro Oliveira – Nascida Viação Real, a empresa familiar dá um salto em busca de novos espaços no mercado, criando novos serviços. Como o agora Grupo Real  enxergou essa necessidade?

Carlos Herval Mucelini – Tudo começou em uma reunião com os sócios e uma ideia de perpetuar a história da Viação Real, agora Grupo Real. Empresa de 63 anos de mercado. Enxergamos a necessidade de expandir os negócios para se manter e se fortalecer no mercado. Em reunião decidimos que era a hora de profissionalizar a empresa e colocá-la no mercado de forma mais agressiva. Trata-se de uma empresa familiar, então a ideia é transformá-la em competitiva sem perder exatamente essa essência familiar que é muito importante para nós.

Ilauro Oliveira – Essa migração de uma empresa exclusivamente de transportes para um grupo que passa a agregar novos serviços foi bem aceita internamente?

Carlos Herval Mucelini – Sim, porque todos já percebiam a necessidade de avançar. Então quando o projeto foi apresentado para os sócios e colaboradores todos aceitaram prontamente. E o mais importante de tudo é que estamos todos empolgados com esse novo momento. 

Ilauro Oliveira – Um desses novos serviços é o Real Mob. E me parece que já há uma boa aceitação.  Há alguma diferença entre o Real Mob e os demais serviços de transportes por aplicativo que já existem?

Carlos Herval Mucelini – É um serviço totalmente diferenciado. Temos frota própria, carros novos, nossos motoristas são funcionários contratados pelo Grupo Real. Profissionais com treinamentos dentro da empresa, cursos de direção defensiva, com formação de motoristas profissionais…enfim, a tranquilidade de você colocar sua família para ser transportada por uma empresa que já está no mercado há décadas torna-se um diferencial fundamental. É um serviço totalmente diferenciado dos outros aplicativos.

Ilauro Oliveira – E parece que tem uma novidade ai para quem optar pelo Real Mob…

Carlos Herval Mucelini – …Sim. Estamos viabilizando em breve uma Central de Atendimento onde a pessoa vai poder chamar diretamente pelo telefone. Uma forma de colaborar com quem tem dificuldade de usar o aplicativo.

Ilauro Oliveira – A mesma pergunta se aplica ao Real Encomendas. Como o grupo pretende se consolidar na prestação desse serviço competindo com as diversas empresas de transportes que já existem em Cachoeiro?

Carlos Herval Mucelini – Não podemos pensar só nas empresas de transportes de Cachoeiro não. Hoje a Real Encomendas já transporta de Vitória para Cachoeiro e em breve existe a possibilidade de trabalhar São Paulo e Sul do estado em parceria. Queremos que você tenha a tranquilidade de saber que nossos ônibus vão transportar  num curto espaço de tempo a sua mercadoria. Temos os horários já pré-fixados em nossas linhas. Existe um grande trabalho de inteligência e empenho nessa logística para que você receba sua mercadoria. A rapidez e a segurança da entrega são princípios básicos.

Ilauro Oliveira – Em relação ao transporte de passageiros, o grupo também investiu em uma nova frota. O que muda na vida dos usuários após esse investimento?

Carlos Herval Mucelini – Dentro do nosso planejamento estratégico a renovação da frota é objetivo constante e a ideia é renová-la por inteiro. Esse é um conceito de profissionalização que sempre existiu. O que a Real quer hoje é transportar seus passageiros com cada vez mais  qualidade. Faz toda diferença você andar num ônibus novo, com ar condicionado, carregador de celular, banheiro…enfim, o usuário sempre em primeiro lugar. E o mais importante de tudo é que o retorno desse serviço junto aos usuários é fantástico. As informações que temos são as mais animadoras possíveis.

Ilauro Oliveira – Qual o tamanho e o impacto desses investimentos?

Carlos Herval Mucelini – Olha, tivemos um investimento financeiro sim, claro! Hoje a empresa voltou a contratar e a investir. Mas, mais importante que o investimento financeiro foi o investimento em um novo conceito de trabalho. Mudamos a maneira de pensar e mudamos a cabeça dos nossos colaboradores com estudo e planejamento. A certeza de que esses novos serviços vão expandir nos dá a tranquilidade de saber que estamos no rumo certo.

Ilauro Oliveira – Existe algum planejamento para expandir as atividades e atuar  em novas áreas?

Carlos Herval Mucelini – (risos) Sempre há. Mas vamos deixar por enquanto no campo da surpresa. Quem sabe num próximo evento público estaremos apresentado? Mas há o interesse em expandir sim, sempre com planejamento e cautela e observando bem o mercado.

Ilauro Oliveira – Para fechar, a gente observa que essa expansão no mercado veio acompanhada de uma nova estratégia de comunicação também. Percebe-se que o grupo passou a dialogar mais com os usuários e com a sociedade como um todo através de novas estratégias de informação.  Comunicar, e principalmente se comunicar bem, passou a se tornar prioridade?

Carlos Herval Mucelini – Sem dúvidas. O Grupo Real vem passando por uma reestruturação completa e a comunicação é parte importantíssima deste processo. Aproveito para destacar a atuação dos nossos consultores de marketing Roberto e Marcel, da MV Comunicação. Em poucos meses conseguiram absorver a essência da empresa, trazendo novas ideias, mas preservando a tradição. O novo layout dos ônibus, além de toda a estratégia de comunicação, principalmente nas redes sociais, é parte de um trabalho muito caprichado e eficaz.

Ilauro de Oliveira  

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