quarta-feira, setembro 17, 2025
spot_img
Início Site Página 640

Restaurantes e a importância das novas mídias para uma estratégia de vendas vencedora

0

No mundo inteiro e principalmente no Brasil, as pessoas têm ficado a cada dia mais conectadas em seus smartphones.
Uma infinidade de soluções, apps de interação social e a possibilidade de comprar quase tudo pelo celular, faz com que os brasileiros fiquem cerca de 8 horas por dia em média com os olhos fixos na telinha. Este número apesar de assustar e acender um sinal amarelo para a forma como temos nos comportado com essas novas ofertas tecnológicas, deixa evidente também o mundo de oportunidades para as novas (e infinitamente mais baratas) estratégias de comunicação.
Atingir seu público-alvo há pouquíssimo tempo era tarefa desafiadora, e quase sempre, demandava grandes investimentos. A TV, considerada um suporte midiático de massa, era o sonho de todo anunciante, que muitas das vezes tinham que dar “tiros de canhão para matar algumas formigas”. O poder de se comunicar com eficiência ficava nas mãos de poucos. Sem dúvidas, isto mudou.
Com o mínimo de planejamento e o suporte correto, pequenos e médios empresários do ramo gastronômico conseguem hoje a mesma presença midiática que grandes redes ostentam.
Cadastro e participação em aplicativos de entrega de comida pela internet, ou até mesmo o desenvolvimento do seu próprio app (estratégia que pode valer a pena) são partes importantes (mas não suficientes) para um caminho de sucesso nesta era extremamente digital.
A presença digital de um restaurante passa principalmente por uma boa estratégia de marketing digital. Perfis sociais bem organizados, com publicações relevantes, conteúdos interessantes, peças publicitárias modernas e conectadas com o que acontece no momento, além de estudos técnicos para a promoção de anúncios patrocinados.
Humanizar suas publicações também trás um resultado comercial interessante, além de melhorar a forma como os clientes te enxergam. Clientes e/ou influenciadores, dizendo que gostam da sua comida, certamente trará mais resultado que um anúncio estático (que também tem sua importância em algumas situações).
Não há receita pronta para alcançar o sucesso através do marketing digital. É preciso identificar seu público, saber o conteúdo que lhe interessa e estar sempre atento as novas formas de se conectar com ele.
Uma coisa é certa. O processo de divulgação de um restaurante ou de qualquer um dos seus serviços hoje é muito mais acessível, mas fique atento, esta “facilidade” pode te conduzir ao erro. E da mesma forma que a boa estratégia ganha as telas facilmente, as ruins também, e podem destruir o seu negócio.
Capacite-se, conheça sobre o assunto, busque um profissional ou alguma empresa para prestar consultoria especializada e elimine o risco de utilizar estas excelentes ferramentas da forma errada.

Roberto Velasco
Consultor de Marketing – Sócio da MV Comunicação

Ministro da Ciência e Tecnologia internado em Brasília

0

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, foi internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, na manhã desta quinta-feira, 12. A informação sobre o motivo da internação não foi passada pela assessoria do ministro ou pelo hospital. Pontes, de 56 anos, foi o primeiro (e único) astronauta brasileiro a viajar ao espaço. Foi em 2006, a bordo de um foguete russo.

O ministro tem sofrido com cortes no orçamento. Recentemente, anunciou que o Ministério não terá dinheiro para pagar bolsas de pesquisas do CNPq até o fim do ano. Na semana passada, fez remanejamento interno no orçamento para pagar o valor referente ao mês de setembro.

Foto: G1

Festival Capixaba de Frutos do Mar em Iriri

0

Em breve, Iriri se tornará a capital capixaba da gastronomia. Entre os dias 11 e 13 de outubro, o charmoso balneário de Anchieta sediará o tradicional Festival Capixaba de Frutos do Mar, que chega a sua 16ª edição com muitas novidades. 

A primeira delas é que este ano o evento deixará as dependências do Iriri Praia Club para tomar as ruas da cidade. Uma área de 2.500 metros, localizada próxima ao calçadão da praia da Costa Azul, foi reservada para receber os moradores e turistas em grande estilo no espaço gastronômico, que este contará com a participação de 11 restaurantes, um deles exclusivamente dedicado a sobremesas.

16º Festival Capixaba de Frutos do Mar
De 11 a 13 de outubro
Em Iriri, Anchieta
Programação:

Sexta-feira, 11/10

19h – Abertura oficial do evento, no Centro de Iriri
20h30 – Duda Felippe Acústico
23h – Mary Di Acústico
00h – Luau na Praia da Costa Azul

Sábado, 12/10

11h – Abertura do Espaço Gastronômico
11h – Marchinha de Carnaval com Banda Atrito Musical, na Praia da Costa Azul
12h – Márcio e Mateus Acústico
15h – PR 80 Acústico
18h – Enedino Acústico
20h30 – Preparação da Grande Paella
22h30 – Banda BlackSete, na Praia da Costa Azul

Domingo, 13/10

8h – Caminhada Ecológica da LEI
11h – Abertura do Espaço Gastronômico
12h – Everli Moura Acústico e Convidados
13h – Grupo Papo de Samba, na Praia da Areia Preta
15h – Anfrízio Lima Acústico

Bolsonaro apresenta ‘recuperação progressiva dos movimentos intestinais’

0

Segundo o porta-voz Otávio Rêgo Barros, o retorno de Bolsonaro às funções administrativas deve seguir como o previsto. “Há uma avaliação continuada da equipe medica. O planejamento mantem-se o mesmo. O presidente assumirá a partir de amanhã a Presidência da República”, disse.

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões

0

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.187 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta (11) em São Paulo. O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 10 – 11 – 16 – 21 – 46 – 50.

A quina teve 124 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 40.602,31. Já a quadra teve 10.072 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 714,09.

A estimativa de prêmio do próximo concurso é de R$ 100 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal.

Grupo Real lança novos ônibus e serviços

0

Recentemente a Viação Real, empresa genuinamente de Cachoeiro de Itapemirim e com 63 anos atuando no mercado de transportes de passageiros, resolveu dar um salto em suas atividades. Criou novos serviços de olho na expansão do mercado. Um deles já é sucesso absoluto: o Real Mob. 

Sem perder os ideais do seu fundador Hilário Mucelini, o agora Grupo Real, com seus 114 ônibus, continua investindo na qualidade do transporte de passageiros através da renovação da frota. Investimento que também já agrada, e muito, aos usuários, segundo informações da própria empresa.

Mas, para o diretor Executivo Carlos Herval Mucelini, o maior investimento de todos foi criar um novo conceito empresarial para os sócios e para os colaboradores, mostrando que é possível, e necessário, agredir o mercado, sem perder as características de uma empresa familiar.

Segue a entrevista ao site Atenas Notícias:

Ilauro Oliveira – Nascida Viação Real, a empresa familiar dá um salto em busca de novos espaços no mercado, criando novos serviços. Como o agora Grupo Real  enxergou essa necessidade?

Carlos Herval Mucelini – Tudo começou em uma reunião com os sócios e uma ideia de perpetuar a história da Viação Real, agora Grupo Real. Empresa de 63 anos de mercado. Enxergamos a necessidade de expandir os negócios para se manter e se fortalecer no mercado. Em reunião decidimos que era a hora de profissionalizar a empresa e colocá-la no mercado de forma mais agressiva. Trata-se de uma empresa familiar, então a ideia é transformá-la em competitiva sem perder exatamente essa essência familiar que é muito importante para nós.

Ilauro Oliveira – Essa migração de uma empresa exclusivamente de transportes para um grupo que passa a agregar novos serviços foi bem aceita internamente?

Carlos Herval Mucelini – Sim, porque todos já percebiam a necessidade de avançar. Então quando o projeto foi apresentado para os sócios e colaboradores todos aceitaram prontamente. E o mais importante de tudo é que estamos todos empolgados com esse novo momento. 

Ilauro Oliveira – Um desses novos serviços é o Real Mob. E me parece que já há uma boa aceitação.  Há alguma diferença entre o Real Mob e os demais serviços de transportes por aplicativo que já existem?

Carlos Herval Mucelini – É um serviço totalmente diferenciado. Temos frota própria, carros novos, nossos motoristas são funcionários contratados pelo Grupo Real. Profissionais com treinamentos dentro da empresa, cursos de direção defensiva, com formação de motoristas profissionais…enfim, a tranquilidade de você colocar sua família para ser transportada por uma empresa que já está no mercado há décadas torna-se um diferencial fundamental. É um serviço totalmente diferenciado dos outros aplicativos.

Ilauro Oliveira – E parece que tem uma novidade ai para quem optar pelo Real Mob…

Carlos Herval Mucelini – …Sim. Estamos viabilizando em breve uma Central de Atendimento onde a pessoa vai poder chamar diretamente pelo telefone. Uma forma de colaborar com quem tem dificuldade de usar o aplicativo.

Ilauro Oliveira – A mesma pergunta se aplica ao Real Encomendas. Como o grupo pretende se consolidar na prestação desse serviço competindo com as diversas empresas de transportes que já existem em Cachoeiro?

Carlos Herval Mucelini – Não podemos pensar só nas empresas de transportes de Cachoeiro não. Hoje a Real Encomendas já transporta de Vitória para Cachoeiro e em breve existe a possibilidade de trabalhar São Paulo e Sul do estado em parceria. Queremos que você tenha a tranquilidade de saber que nossos ônibus vão transportar  num curto espaço de tempo a sua mercadoria. Temos os horários já pré-fixados em nossas linhas. Existe um grande trabalho de inteligência e empenho nessa logística para que você receba sua mercadoria. A rapidez e a segurança da entrega são princípios básicos.

Ilauro Oliveira – Em relação ao transporte de passageiros, o grupo também investiu em uma nova frota. O que muda na vida dos usuários após esse investimento?

Carlos Herval Mucelini – Dentro do nosso planejamento estratégico a renovação da frota é objetivo constante e a ideia é renová-la por inteiro. Esse é um conceito de profissionalização que sempre existiu. O que a Real quer hoje é transportar seus passageiros com cada vez mais  qualidade. Faz toda diferença você andar num ônibus novo, com ar condicionado, carregador de celular, banheiro…enfim, o usuário sempre em primeiro lugar. E o mais importante de tudo é que o retorno desse serviço junto aos usuários é fantástico. As informações que temos são as mais animadoras possíveis.

Ilauro Oliveira – Qual o tamanho e o impacto desses investimentos?

Carlos Herval Mucelini – Olha, tivemos um investimento financeiro sim, claro! Hoje a empresa voltou a contratar e a investir. Mas, mais importante que o investimento financeiro foi o investimento em um novo conceito de trabalho. Mudamos a maneira de pensar e mudamos a cabeça dos nossos colaboradores com estudo e planejamento. A certeza de que esses novos serviços vão expandir nos dá a tranquilidade de saber que estamos no rumo certo.

Ilauro Oliveira – Existe algum planejamento para expandir as atividades e atuar  em novas áreas?

Carlos Herval Mucelini – (risos) Sempre há. Mas vamos deixar por enquanto no campo da surpresa. Quem sabe num próximo evento público estaremos apresentado? Mas há o interesse em expandir sim, sempre com planejamento e cautela e observando bem o mercado.

Ilauro Oliveira – Para fechar, a gente observa que essa expansão no mercado veio acompanhada de uma nova estratégia de comunicação também. Percebe-se que o grupo passou a dialogar mais com os usuários e com a sociedade como um todo através de novas estratégias de informação.  Comunicar, e principalmente se comunicar bem, passou a se tornar prioridade?

Carlos Herval Mucelini – Sem dúvidas. O Grupo Real vem passando por uma reestruturação completa e a comunicação é parte importantíssima deste processo. Aproveito para destacar a atuação dos nossos consultores de marketing Roberto e Marcel, da MV Comunicação. Em poucos meses conseguiram absorver a essência da empresa, trazendo novas ideias, mas preservando a tradição. O novo layout dos ônibus, além de toda a estratégia de comunicação, principalmente nas redes sociais, é parte de um trabalho muito caprichado e eficaz.

Ilauro de Oliveira  

Conheça São Pedro do Itabapoana

0

O distrito de São Pedro do Itabapoana foi o segundo município mais populoso do estado até o final da década de 20, perdendo apenas para Alegre. Foi um dos municípios mais importantes do Espírito Santo até Revolução Varguista de 1930 quando, segundo contam moradores locais, teve sua sede e comarca “roubadas” por uma caravana getulista apoiada por políticos do então distrito de Mimoso. Daí em diante Mimoso do Sul passou a ser a sede do município e São Pedro do Itabapoana passou a ser seu distrito. Encontra-se aproximadamente a 460 metros de altitude e tem uma população urbana estimada em mil habitantes, ocupando uma área de 7.928 ha, o acesso é feito por rodovia pavimentada e tem como principais atrativos o clima de montanha, a natureza exuberante, um grande conjunto de fazendas que datam do século XIX (auge do Ciclo do Café do Espírito Santo), o prédio Câmara e Cadeia, e o museu de São Pedro de Alcântara.

São Pedro do Itabapoana tem sua história marcada por intensa vida cultural e política, destacando-se o gosto pela música, pela leitura, pelas reuniões de caráter religioso ou cívico, eventos que reuniam sempre um número expressivo de pessoas. Além da igreja, o coreto localizado na praça proporcionava momentos de lazer e confraternização, com a apresentação de bandas musicais em várias das festividades locais.(Catálogo “Patrimônio Cultural do Espírito Santo – Arquitetura”).

Tornou-se Sítio Histórico em 1986 quando o Conselho Estadual de Cultura realizou o tombamento de 41 imóveis residenciais, além do prédio Câmara e Cadeia, da igreja e o calçamento central em pedras pé-de-moleque, a maioria deles datados do século XIX, como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual.

O processo se iniciou por iniciativa do psiquiatra Pedro Antônio de Souza, com o seu retorno a Mimoso do Sul ao encerrar sua faculdade de medicina, em 1978. Pedro Antônio trabalhava a prevenção de doenças psíquicas através da “promoção cultural”, e por isso despertou o interesse em São Pedro do Itabapoana.

Neste processo ele percebeu o quanto os habitantes de São Pedro estavam presos ao passado, e com isso se interessou ainda mais em buscar o tombamento do distrito. O que lhe chamou a atenção para a necessidade de preservação do distrito foram a presença dos casarios, a arquitetura, o lugar e seu ar bucólico de uma cidade do interior “parada no tempo”.

A partir de 1998 mudanças importantes alavancaram uma transformação do Sítio Histórico. A secretária de cultura de Mimoso do Sul, Rosângela Guarçoni e o prefeito Ronan Rangel, iniciaram um processo de restauração e revitalização das casas e imóveis do Sítio, juntamente com a comunidade e com a ajuda de restauradores vindos de Ouro Preto, Minas Gerais, entre eles, a implantação do Antiquário São Miguel e do Museu São Pedro de Alcântara do Itabapoana, administrado por Balbino Miguel Nunes. O antiquário comercializa peças importantes da memória da região e o museu possui um grande acervo de bens móveis e documentos relacionados ao Sítio e ao período cafeeiro.

Ainda nesse período o Sítio Histórico passou a realizar um dos eventos mais representativos da cultura capixaba: o Festival de Inverno de Sanfona e Viola. A partir de uma tradição antiga da região de se tocar sanfona e viola, o festival foi criado como uma forma de chamar a atenção de turistas e, principalmente do capixaba, para conhecer melhor e desfrutar um pouco desta região repleta de história, cultura, tradição e arte.

Outros projetos vêm sendo desenvolvidos na comunidade, o “Vem Viver o Patrimônio”, cujo objetivo principal é proporcionar sustentabilidade econômica ao Sítio Histórico, criando novas possibilidades de geração de renda local. E o projeto “Casa Aberta”, um cenário com exposição ao vivo de obras de artes, artesanato, antiguidades, comidas e bebidas que revelam a identidade de um povo ligado as suas raízes.

No ano de 2015, São Pedro do Itabapoana recebeu da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo, de autoria da deputada Luzia Toledo, o título “Capital Estadual da Sanfona e da Viola”.

No Sítio Histórico de São Pedro, a arquitetura, o hábito de se tocar sanfona e viola, suas comidas típicas, seus modos de vida, de falar e de sentir, fazem parte de sua identidade cultural.

Fonte de pesquisa:

*  Site da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

* “São Pedro do Itabapoana: Patrimônio, Memória e Identidade Sul Capixaba”.

Pereira, Marcelo Pedrosa.

Governo abre sondagem de mercado para concessão de miniusinas solares

0

O Governo do Espírito Santo abriu sondagem de mercado destinada à busca de empresas para construção, operação, manutenção e gestão de miniusinas solares dentro do Programa de Concessões e Parcerias. A nova sondagem é uma alternativa com o objetivo de atender à demanda de energia dos órgãos públicos estaduais.

Além de promover a diversificação da matriz energética do Estado, a iniciativa busca reduzir custos com energia nos órgãos públicos e incentivar a autossuficiência energética. Somente no acumulado dos últimos 12 meses, o Estado gastou cerca de R$ 57 milhões com este item de despesa.

O setor privado pode enviar as propostas de projetos no site Parcerias ES. O portal torna as fases de chamamento público, análise e contratação das empresas, projeto, construção, financiamento, operação e manutenção do objeto da Concessão ou Parceria mais transparentes e os serviços públicos mais próximos dos cidadãos. 

O diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Cézar Duque, apresentará aos associados do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon) um panorama do Programa de Concessões e Parcerias e as perspectivas dos projetos atuais e novas oportunidades de investimento. 

“Promover o desenvolvimento e modernização dos diferentes segmentos econômicos capixabas é um dos focos do Bandes. Para isto, a instituição tem procurado as entidades representativas para apresentar sua carteira de produtos e serviços”, enfatiza.

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, o programa traz vantagens a todos os envolvidos, pois tem como missão a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental capixaba, fomentando eficiência no emprego dos recursos da sociedade e um ambiente de negócio favorável ao empreendedorismo.

“Para aumentar nossas entregas para a população, com maior produtividade e competitividade das obras e serviços públicos, o Bandes e a Secretaria de Estado da Fazenda se reuniram em parceria para a idealização do Programa. Entre os nossos objetivos queremos dar mais eficiência e transparência às iniciativas de concessões e parcerias do Espírito Santo”, disse.

As propostas deverão apresentar a quantidade de usinas a serem construídas, bem como a capacidade individual e total de geração de energia. Deve prever ainda a possibilidade de obtenção de receitas acessórias, a reversibilidade dos bens ao final do prazo de concessão, a geração de emprego e renda e a sustentabilidade ambiental. 

“Quando aliamos eficiência e expertise da iniciativa privada na busca conjunta de soluções para a sociedade, todos ganhamos: Governo, mercado, meio ambiente e população”, pontuou a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.

Concessões e Parcerias


O Programa de Concessões tem objetivo de aumentar as entregas para a população de investimentos em infraestrutura (como estradas, portos e saneamento), com maior produtividade e competitividade das obras e serviços públicos. A empresa privada parceria, ao assumir as atividades de planejamento, construção, operação e manutenção desses bens públicos e os riscos, é remunerada mediante cobrança de tarifas pagas pelos usuários ou pelo Governo, conforme modelo adotado. 

A atual carteira de projetos do Estado conta com propostas de implementação de parcerias com o setor privado nas áreas de Segurança Pública, Turismo, Desenvolvimento Regional, Saneamento e Segurança Ambiental. Os projetos estão dimensionados geograficamente em todos os municípios que compõem o Estado do Espírito Santo. 

Sondagem de mercado

A Sondagem de Mercado é uma prática adotada pelo Programa para institucionalizar o diálogo entre o poder público e o parceiro privado. Basicamente, é uma convocação da Administração Pública para que apareçam candidatos dispostos a desenvolver projetos, estudos, levantamentos e investigações, contemplando os interesses da Administração para colocar em prática sua carteira de projetos.

Esta é uma etapa voltada para os operadores, investidores, financiadores e outros interessados qualificados na construção de projetos de concessões e parcerias público-privadas. As reuniões são feitas de forma individual e com foco nos principais riscos, barreiras à entrada, pontos críticos ao financiamento, restrições regulatórias, inovações ou alternativas técnicas.

Empresas interessadas em agendar uma reunião de apresentação do Programa podem entrar em contato pelo telefone 3347-5185. Já as que têm interesse em algum dos projetos em fase de sondagem ou que desejem apresentar novas oportunidades, podem fazer o agendamento diretamente pelo portal Parcerias ES (www.parcerias.es.gov.br). 

Fonte: Hoje ES

Aras: País exige não somente combate à corrupção, mas destravamento da economia

0

Para ser efetivado no cargo, Aras será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça e precisa do apoio de pelo menos 41 dos 81 senadores

Indicado para a Procuradoria-Geral da República (PGR), o subprocurador Augusto Aras se comprometeu em comandar a instituição com o discurso de um Ministério Público “moderno” que esteja comprometido com a economia do País, e não apenas com o combate à corrupção.

Conforme o Broadcast Político publicou, os argumentos de Aras tem agradado a senadores até mesmo da oposição ao governo de Jair Bolsonaro.

O escolhido para o cargo tem criticado o que congressistas classificam como “onda positivista” de procuradores.

“Eu tenho apenas conversado com os senadores sobre o nosso pensamento a cerca de um Ministério Público moderno, capaz de atender às grandes necessidades de um Brasil novo, um Brasil que exige não somente combate à corrupção, mas também exige o destravamento da economia”, disse Aras em rara declaração a jornalistas antes de visitar de visitar o gabinete do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Para ser efetivado no cargo, Aras será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça e precisa do apoio de pelo menos 41 dos 81 senadores. A sabatina deve ser feita no próximo dia 25.

Fonte: Folha Vitória

Conheça o MSN Messenger, app para Android que relembra o popular serviço

0

Aplicativo não-oficial reedita recursos como chamar a atenção e ficar invisível

O MSN Messenger é um aplicativo não-oficial disponível apenas para Android que busca relembrar o antigo MSN. Com interface muito similar ao mensageiro da Microsoft, o app nostálgico traz grande parte dos recursos do programa original, como o botão de chamar a atenção, o envio de winks e a opção de ficar invisível.

Embora reviver a experiência dos anos 2000 seja uma proposta tentadora, como o MSN Messenger não é um aplicativo oficial, não há como garantir a privacidade do usuário. No entanto, de acordo com dados da Google Play Store, o MSN Messenger (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.noknow.emoji) já registra mais de cinco mil downloads — até a publicação desta matéria.

O aplicativo busca reproduzir com fidelidade os recursos do MSN. Os usuários podem encontrar, por exemplo, uma amostra dos emoticons disponíveis no mensageiro original, e winks que saltam em tela cheia, assim como ocorria no antigo programa.

A famosa função de chamar a atenção também está disponível. Ao ativá-la, acontece um pequeno terremoto, com os elementos da janela de conversa saindo do lugar. O barulho que o app emite, no entanto, é bem menos intenso que o “escândalo” promovido pelo recurso original.

Para completar a sensação de nostalgia, o MSN Messenger retoma a opção de ficar invisível e avisa quando um amigo acabou de entrar no mensageiro — com direito ao mesmo som de notificação. Embora incorpore recursos antigos, como personalizar o estilo da fonte, o app também oferece a opção de gravar áudios e indica confirmação de leitura, funções disponíveis no WhatsApp.

Fonte: Techtudo

plugins premium WordPress