quinta-feira, setembro 11, 2025
spot_img
InícioÚltimas notíciasRio São Francisco terá nova hidrovia para transporte de cargas ao NE

Rio São Francisco terá nova hidrovia para transporte de cargas ao NE

-

O Rio São Francisco terá uma nova hidrovia para transporte de cargas do Sudeste (a partir de Pirapora-MG) para o Nordeste (a Juazeiro-BA e Petrolina-PE).

O projeto, apresentado pelo governo federal na última sexta-feira (13), é utilizar os 1.371 km de extensão navegáveis com uma projeção de movimentar cinco milhões de toneladas

Entre as cargas previstas, estão insumos agrícolas, gesso, gipsita, calcário, grãos, bebidas, minério e sal

O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, afirmou que a hidrovia será muito estratégica para o desenvolvimento da região. Neste mês de junho, ele disse que iria assinar a delegação das obras à Companhia das Docas do Estado da Bahia. 

Na sequência, estão previstos os estudos técnicos, conforme o ministro.

No percurso, o Velho Chico passa pelo Distrito Federal, por Goiás, pela Bahia, por Sergipe, Alagoas e Pernambuco. São 505 municípios e mais de 11,4 milhões de pessoas que, de alguma forma, se relacionam com um dos principais rios brasileiros.

Três etapas

O projeto foi dividido em três etapas. Na primeira, as ações vão se concentrar em um trecho de 604 quilômetros navegáveis, de Juazeiro a Petrolina, passando por Sobradinho (BA) e chegando em Ibotirama (BA). 

As cargas poderão ser escoadas por rodovias até o Porto de Aratu-Candeias, na Baía de Todos os Santos (BA).

A segunda etapa abrangerá o trecho entre Ibotirama e Bom Jesus da Lapa e Cariacá – municípios baianos – com 172 quilômetros navegáveis. Nesse trecho, haverá conexão, via malha ferroviária, até os Portos de Ilhéus (BA) e Aratu-Candeias. 

Já a terceira etapa aumentará a hidrovia em 670 quilômetros e ligará Bom Jesus da Lapa e Cariacá a Pirapora.

Navegabilidade

Em janeiro deste ano, o governo já havia anunciado que iria trabalhar em ações para expandir a navegabilidade nas hidrovias brasileiras. Outras obras no horizonte ainda neste ano são a realização de dragagens nas hidrovias do Tapajós e São Francisco e a manutenção do Madeira, Parnaíba e Paraguai (tramo Sul).

No Rio Grande do Norte, por exemplo, será realizada a proteção de dolfins (estrutura utilizada para auxiliar na amarração e atracação de navios) da Ponte Newton Navarro, para ampliar a segurança das embarcações e das pessoas que circulam no local.

O Ministério de Portos e Aeroportos considera que hoje o país tem 12 mil km de hidrovia navegáveis, com o potencial de alcançar 42 mil km. 

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Menino de 6 anos com leucemia realiza sonho de ser guarda municipal em Viana

Enfrentando uma batalha contra a leucemia, Ismael Ferreira Xavier, de 6 anos, realizou nesta semana um sonho especial: conhecer de perto o trabalho da...

PID atinge 200 mil pagamentos e soma mais de R$ 7 bilhões em reparações

O Programa Indenizatório Definitivo (PID) alcançou nesta semana a marca de 200 mil pagamentos enviados para execução, totalizando mais de R$ 7 bilhões em...

Rio das Ostras recebe Eco Games 2025 na próxima semana

A Praia de Costazul, em Rio das Ostras, será palco do Eco Games Cultural 2025, nos dias 20 e 21 de setembro. O evento, realizado...

Fux vota para anular todo o processo por “incompetência absoluta” do STF

O ministro Luiz Fux, da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou o seu voto no julgamento dos primeiros oito réus da trama golpista defendendo a...
plugins premium WordPress