sexta-feira, setembro 5, 2025
InícioÚltimas notíciasAcontece no RJRio das Ostras e Búzios iniciam cooperação para fortalecer o artesanato e...

Rio das Ostras e Búzios iniciam cooperação para fortalecer o artesanato e a identidade cultural

-

A Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) recebeu, na quarta-feira (3), uma comitiva da Prefeitura de Búzios para dar início a uma agenda de cooperação entre os dois municípios. O objetivo é desenvolver projetos conjuntos voltados ao fortalecimento do artesanato como profissão, símbolo de identidade cultural e motor da economia criativa e do turismo na região.

A aproximação consolida Rio das Ostras como referência em cultura no Estado do Rio de Janeiro. Esta foi a segunda visita de representantes de Búzios à cidade em 2024, com foco em conhecer experiências bem-sucedidas, como o projeto de Mentoria Artística para artesãos, criado pela Froc.

Inspiração e referência

A presidente da Froc, Rosemarie Teixeira, destacou que a parceria mostra o acerto das políticas culturais de Rio das Ostras.

“Receber a visita de representantes da Prefeitura de Búzios é entender que estamos no caminho certo. O trabalho que fazemos para fortalecer o artesanato local inspira outros municípios a despertar sua identidade cultural.”

O grupo de Búzios contou com representantes das secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e de Cultura e Patrimônio Histórico, acompanhados pelo idealizador do projeto de mentoria, Rodrigo Pontes. A comitiva visitou a Fundição de Artes e Ofícios, a Casa de Cultura Bento Costa Júnior e o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba.

Valorização da cultura buziana

De acordo com o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Alan Câmara, o município está estruturando um plano para fortalecer a identidade cultural no artesanato.

“Esse é hoje o nosso maior segmento cultural e precisa ser valorizado, tanto pelo potencial artístico quanto pelo papel social”, disse.

Para Rodrigo Pontes, ver a mentoria de Rio das Ostras servindo de inspiração a outras cidades reforça o papel do artesanato na economia criativa.

Inclusão e protagonismo feminino

A secretária de Desenvolvimento Social de Búzios, Josiani Meira, e a subsecretária da Mulher, Ana Lúcia Costa Bento, também participaram da visita e ressaltaram a importância do projeto para a inclusão social e a autonomia das mulheres artesãs.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Projeto Arranjos Produtivos incentiva apicultura e gera renda para agricultores em Mantenópolis

Agricultores familiares de Mantenópolis, no noroeste capixaba, já começam a colher os frutos do projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Assembleia Legislativa (Ales). A iniciativa,...

Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

O Senado Federal oficializou, nesta quinta-feira (4), o afastamento do senador Marcos do Val (Podemos-ES) das atividades legislativas por 115 dias para “tratamento de...

Mulher atropelada pelo ex em calçada em Barra de São Francisco diz estar aliviada com prisão

A mulher atropelada pelo ex-marido em cima de uma calçada, no dia 21 de agosto, em Barra de São Francisco, Noroeste do Espírito Santo,...

Presidente Kennedy se consolida como novo polo econômico com chegada de grandes investimentos

O município de Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo, passa por um momento histórico de transformação econômica. A chegada de grandes indústrias...
plugins premium WordPress