Agora é oficial. A montadora chinesa GWM assumiu o compromisso de ter uma fábrica de automóveis no Espírito Santo. O termo de compromisso foi assinado na manhã desta quarta (14) no Brasil, noite na China. Participaram da assinatura o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, o fundador e chairman da GWM Jack Wei e o governador Renato Casagrande, por vídeo.
“Acabamos de assinar um termo de compromisso pelo qual a Great Wall Motors manifesta a intenção de implantar uma indústria para a produção de veículos no Espírito Santo. Uma notícia histórica para nós no Estado porque damos um passo em direção a ter aqui uma indústria de automóveis”, disse Ferraço no ato de assinatura do contrato.
O governador Renato Casagrande, por vídeo, destacou o desejo de atrair indústrias do setor automotivo para o Espírito Santo. “Foi um sonho, sempre nos acompanhava, sempre sonhamos com isso. E tenho certeza de que a organização do nosso Estado, tudo aquilo que fizemos de articulação, possibilitou que a empresa pudesse tomar essa decisão. E esse investimento é o que vem fortalecer ainda mais a economia capixaba e atrair novos negócios”.
Ainda não há detalhes sobre a nova fábrica no Estado, porém uma comitiva chinesa fez sobrevoos e visitou áreas em Aracruz, Norte do Estado. A região tem pelo menos três portos, e acesso rápido a aeroportos. E ainda é cortada pela BR-101, está no centro de investimentos do ParklogBR/ES bem como é contemplada pelos benefícios da Sudene. Além disso, o Espírito Santo oferece segurança jurídica, bem como proximidade com mercados consumidores.
