sábado, outubro 25, 2025
InícioPolíticaReligião passa a ser termômetro na disputa eleitoral no segundo turno

Religião passa a ser termômetro na disputa eleitoral no segundo turno

-

Casagrande busca ampliar aliança com o público evangélico, fazendo frente às movimentações do palanque bolsonarista

Depois de Carlos Manato (PL), seu adversário na disputa ao governo do Estado, promover um evento com a primeira-dama, Michele Bolsonaro e a senadora eleita pelo Distrito Federal Damares Alves, ambas do PL, o governador Renato Casagrande (PSB) se reunirá, neste sábado (22), a partir das 9 horas, com lideranças religiosas, no bairro Santa Luzia, em Vitória. Às 10 horas, haverá atividade ecumênica, na Praça Costa Pereira, Centro, organiza pela militância do PT e do PSB. Os dois encontros mantêm o setor como principal termômetro do segundo turno eleitoral.

Em ambos os lados da disputa, as justificativas para os apoios apresentam o mesmo tom, tanto de seguidores de Casagrande quanto de Manato, e também se harmonizam quando se trata de questões relacionadas a usos e costumes, que são alimentadas, na maioria, por fake news sobre uma fantasiosa ameaça do comunismo, demonização do PT, chamado de “partido das trevas”, fechamento de igrejas e banheiro unissex. Feitas para o âmbito nacional, afetam a disputa nos estados.

Questões morais relacionadas a usos e costumes passaram a ocupar o lugar dos principais temas da campanha, em meio a uma enxurrada de desinformação. No evento promovido por seguidores do presidente Bolsonaro na manhã desta sexta-feira (21), no aeroporto de Vitória, Michele e Damares abordaram remas como a “ameaça comunista” e a guerra do bem contra o mal, que mantém Casagrande entre os alvos, na estratégia construída desde 2020 e seguida por bolsonaristas em ataques à atual gestão.

Mesmo antes do período eleitoral, o governador era tachado de “comunista” por deputados de direita na Assembleia Legislativa, situação que se agravou durante a fase mais intensa da pandemia do coronavírus. Na época, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes (PCdoB), também foi objetivo de agressões verbais, na maioria das vezes por meio desses argumentos.

Manato já conta com o apoio do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Político (Fenasp-ES), formado por pastores de várias denominações, da Universal do Reino de Deus, do empresário Edir Macedo, ligado ao partido Republicanos, entre outras, que preferem manter o anonimato, como a Maranata e a Igreja Evangélica Batista de Vitória (IEBV).

Já Casagrande fechou alianças com a Convenção das Assembleias de Deus (Cadeeso), a maior do Estado, seguida por entidades evangélicas, entre as quais a Comadeeso, Cemades e Ciemades, que juntas representam aproximadamente oito mil pastores.

Para o pastor presidente da Comadeeso, Nataniron Ribeiro, “Casagrande é uma pessoa que defende a vida, a família, os princípios cristãos e sempre teve um diálogo muito bom com as lideranças religiosas e, além disso, está fazendo uma gestão excelente. Por todos esses motivos, é que o apoiamos”.

- PUBLICIDADE -spot_img

━ viu isso aqui?

Prefeitura de Cachoeiro antecipa pagamento dos servidores em homenagem ao Dia do Servidor Público

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado na próxima terça-feira (28), o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, anunciou a antecipação do pagamento...

PSDB negocia filiação de Temer para lançá-lo à Presidência em 2026

Na tentativa de se reerguer nacionalmente, o PSDB busca a filiação do ex-presidente Michel Temer, considerado pela sigla um nome de peso na política...

Ales vai realizar corrida beneficente para celebrar seus 190 anos

Como parte da celebração pelos seus 190 anos de história, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) vai realizar a Corrida da Cidadania no...

Samarco e Vale são multadas em mais de R$ 1,8 bilhão

A Procuradoria-Geral da Fazenda...
plugins premium WordPress