quarta-feira, dezembro 10, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioDestaqueRanking de Banco Mundial é injusto, avalia números absolutos e não condiz...

Ranking de Banco Mundial é injusto, avalia números absolutos e não condiz com a realidade

-

Comparar números absolutos de Vitória que tem 365.855 habitantes, com São Paulo que possui 12,33 milhões é uma aberração.

O Doing Business Subnacional Brasil 2021 apresenta uma análise comparativa do ambiente de negócios em 27 localidades do Brasil, em cinco áreas: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos. O relatório também inclui dois estudos-piloto sobre o registro de um Microempreendedor Individual (MEI) e o pagamento de impostos
através do Simples Nacional em cinco localidades.

É preciso destacar que os números obtidos são relacionados apenas à capital Vitória, e que mesmo assim não trazem a realidade apresentada em conquistas recentes.

Segunda melhor capital do país para investir, empreender e negociar

No final de 2019 Vitória apareceu como a capital mais bem avaliada e a segunda melhor cidade no País no ranking dos 100 melhores municípios com população superior a 100 mil habitantes para investir, empreender e negociar, conforme estudo elaborado pela consultoria Urban Systems.

Além disto o Espírito Santo conquistou 1º lugar em transparência pública no País. A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, da Controladoria Geral da União (CGU), divulgada em março deste ano, mostra que o Estado recebeu nota máxima (10), ocupando o topo do ranking entre os 27 estados.

O Estado já havia sido 1º lugar de 2014 a 2017. Mas, em 2018, caiu para a 8ª colocação.

Transparência

Quando tratamos de gestão da pandemia o Espírito Santo aparece em 1º lugar na divulgação dos dados.  É o que mostra a versão 2.0 da análise realizada pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR), que incluiu novos critérios de avaliação para a elaboração do Índice de Transparência da Covid-19, com o dobro de quesitos do estudo anterior.

Novos negócios

Segundo dados do Ministério da Economia, no ano passado foram abertas 79.573 empresas em todo o estado e fechadas 24.918, o que deixou um saldo positivo de 54.655 empreendimentos ativos, ou seja, mesmo com as dificuldades econômicas impostas pela pandemia do novo coronavírus, o número de empresas abertas no Espírito Santo, em 2020, aumentou 10,4% em relação a 2019.

Opinião

Vivemos um momento em que é preciso fatiar dados para apresentar um Espírito Santo que não existe. Independente da opção político-partidária, é desafiador comparar o nosso Estado com outros e achar mais pontos positivos fora.

O ES tem encarado a guerra contra a covid-19 com extrema sabedoria, transparência, e sem deixar de avançar em outros setores.

Nosso Estado tem hoje uma gestão eficiente, moderna e transparente, e a maioria dos capixabas reconhece isto.


Roberto Velasco
CEO Grupo MV
Diretor Portal Redação Capixaba

━ viu isso aqui?

Aposta do ES acerta as quinze dezenas da Lotofácil; veja valor do prêmio

Uma aposta feita em uma casa lotérica de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, acertou as quinze dezenas sorteadas no concurso 3557, da Lotofácil, realizado na noite...

Homem é preso em São Mateus por armazenar pornografia infantil

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (09), um mandado de busca apreensão expedido pela 1ª Vara Federal de Linhares, em uma residência localizada em...

Casagrande lança pacote de obras rodoviárias do DER-ES com mais de R$ 930 milhões em investimentos

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço anunciaram, nesta segunda-feira (08), novos editais do Departamento de Edificações e de Rodovias...
plugins premium WordPress