sexta-feira, setembro 5, 2025
InícioAcontece no ESProjeto Arranjos Produtivos incentiva apicultura e gera renda para agricultores em Mantenópolis

Projeto Arranjos Produtivos incentiva apicultura e gera renda para agricultores em Mantenópolis

-

Agricultores familiares de Mantenópolis, no noroeste capixaba, já começam a colher os frutos do projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Assembleia Legislativa (Ales). A iniciativa, criada para incentivar a diversificação no campo, distribuiu kits gratuitos de apicultura em setembro de 2024. Um ano depois, os beneficiados já estão vendendo mel e ampliando a renda das famílias.

Da produção de café ao mel

O agricultor familiar André Gonçalves, da comunidade de Córrego Alto São José II, conta que sempre trabalhou com café, mas decidiu apostar na apicultura após conhecer o projeto.

“Eu e minha família estamos muito satisfeitos com os resultados. Faço anúncios na internet, mostro a produção e sempre aparece gente interessada em comprar o mel”, disse.

Atualmente, André mantém 10 caixas de abelha em plena produção, com rendimento médio de 20 litros de mel por caixa durante o período de florada.

Apoio técnico no campo

Além dos equipamentos – como caixas de madeira, fumigador, macacão e luvas –, o Arranjos Produtivos também garante consultoria técnica gratuita.
Segundo o técnico responsável pela região, Ademir Luiz de Santana, as visitas mensais ajudam a garantir a qualidade do mel.

“Muitos produtores estão lidando com o mel pela primeira vez, então a assistência técnica é essencial para que tenham sucesso”, explicou.

O coordenador técnico do projeto, Wagner Canal, comemorou os avanços.

“O objetivo é exatamente esse: incentivar a diversificação nas propriedades e criar novas oportunidades de renda para os produtores”, destacou.

Sustentabilidade e diversificação

O projeto é uma iniciativa da Ales em parceria com o governo do Estado e municípios, com apoio de instituições como Incaper, Aderes e Sebrae.

Desde 2023, além da apicultura, o Arranjos Produtivos já distribuiu mudas frutíferas – como cacau, laranja, acerola, limão e uva – e promoveu seminários e capacitações. O foco é fortalecer a agricultura familiar e estimular o desenvolvimento sustentável no Espírito Santo.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

O Senado Federal oficializou, nesta quinta-feira (4), o afastamento do senador Marcos do Val (Podemos-ES) das atividades legislativas por 115 dias para “tratamento de...

Mulher atropelada pelo ex em calçada em Barra de São Francisco diz estar aliviada com prisão

A mulher atropelada pelo ex-marido em cima de uma calçada, no dia 21 de agosto, em Barra de São Francisco, Noroeste do Espírito Santo,...

Presidente Kennedy se consolida como novo polo econômico com chegada de grandes investimentos

O município de Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo, passa por um momento histórico de transformação econômica. A chegada de grandes indústrias...

Rio das Ostras e Búzios iniciam cooperação para fortalecer o artesanato e a identidade cultural

A Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) recebeu, na quarta-feira (3), uma comitiva da Prefeitura de Búzios para dar início a uma agenda...
plugins premium WordPress